Meu relacionamento acabou

Feita por >Felipe · 15 jul 2023 Abordagem psicológica

Me chamo Felipe, tenho 28 anos, estou lutando contra um sentimento muito forte que sinto por uma ex namorada, fiquei 2 anos namorando com ela, sendo ela minha primeira namorada, me apeguei muito a ela e a sua família, ficamos 6 meses distantes e até hoje não consegui tirar ela da minha cabeça, procurei ela para tentarmos reatar, ela me deu abertura para sermos amigos, e eu vi então uma possibilidade de reconquista, só que ela sempre me dizia que era um milagre voltarmos e que o sentimento que ela tinha por mim era de uma amiga para um amigo, que não me amava mais, mas mesmo assim estávamos levando uma vida de amigos, claro eu sempre tentando algo mais, mas sem reciprocidade da parte dela, em fim um certo dia eu no trabalho faço a besteira de conversar com uma menina que eu tinha no whats e a conversa se prolongou e acabou virando uma conversa beste renta, e nesse dia assaltaram a casa da minha ex e logo que sai do serviço fui lá da auxilio a ela, e sem eu perceber ela pegou o meu celular e acabou vendo a conversa que eu tive com essa garota, e logo já me expulsou da casa dela e me bloqueou de tudo, tentei conversar com ela, mas ela não quis me ouvir, disse que estava gostando de outra pessoa, que realmente era nosso fim, isso me deixou muito mal, pois me sinto muito culpado, eu a amo do fundo do meu coração, sei que errei, mas queria perdão, mas ela não quer me perdoar, como seguir em frente?

A melhor resposta 18 JUL 2023

Olá Felipe. Lendo o seu relato percebo tanto imaturidade como talvez até uma confusão de sentimentos. A reação da sua ex não faz sentido para uma pessoa que diz para você que não há chance de voltar o relacionamento e fala que o sentimento entre vocês é só de amizade. Você não fez nada errado, você não estava em um relacionamento sério com ela, é livre para conversar com quem quiser. A reação dela foi desproporcional para quem quer só amizade. Mas o ponto principal aqui é você, é você saber o que quer e ter consciência dos próprios sentimentos. Se ela não te dá abertura para retornar o relacionamento, busque sua felicidade, você é livre. O que eu percebo é que as pessoas se apegam muito a uma ideia de alguém que pode lhes fazer felizes quando esquecem que você é o único responsável pela sua felicidade e que colocar essa responsabilidade em outra pessoa é muito complicado. Pessoas vem e vão na nossa vida, nós sofremos e amadurecemos com isso. Reflita sobre isso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 JUL 2023

Olá, Felipe!

É necessário também se guiar pelos sinais que ela afirma: se ela diz que para ela a amizade é a relação viável entre vocês, é nisso que a relação entre vocês tem viabilidade de existir. Provavelmente o rompante que ela teve após o episódio do assalto a casa dela é devido ao estado de fragilidade emocional que ela se encontrava, e você sempre esteve ali disponível para ela, mas ao perceber que você também pode seguir sua vida sem precisar dela ela se sentiu magoada, "traída". Pelo relato que você nos trouxe tenho a impressão que para ela o que é possível agora é amizade - já você ainda tem esse afeto romântico, amoroso.

Minha sugestão é que você inicie o processo psicoterapêutico para entender melhor porque ela afeta tanto você, se conscientizando gradualmente desse seu afeto por ela você terá melhores condições para responder a esta questão.

Fico à disposição para iniciarmos esse trabalho, Felipe, realizo psicoterapia on-line.
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

189 respostas

18 JUL 2023

Felipe, entre em contato, vamos trabalhar melhor aí tuas questões , ressignificar o que precisa, entender sobre dependências e romper para ir além...

Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

17 JUL 2023

Olá, Felipe.
Perceba que ela estava dando sinais que não queria mais você como namorado, então o achado dela, foi um bom motivo para lhe dizer o que talvez não estava conseguindo.
Você pode pegar um limão e fazer uma limonada ou perceber o azedo dele, ou seja, você não precisa encarar esta situação como culpado, mas como um bom motivo para assumir seu luto, o luto da perda desta garota.
Se você não estava namorando com ela, não tem motivos para se sentir culpado, não estava traindo ninguém, e se ela não queria mais este namoro, deixando claro que era só amizade, não poderia se enfurecer com sua conversa com a outra garota.
Você pode perceber tudo por um viés ou por aquele que te deixa mais tranquilo, a escolha é sua.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 JUL 2023

Oi Felipe, espero que esteja melhor!
Vocês tiveram um relacionamento e por algum motivo não deu mais para continuar, o que torna algo muito natural da vida. Não se culpe, pois já que vocês não tem nenhum compromisso, é livre para conversar/conhecer quem quiser. Já que da parte dela não há esperança, oriento você seguir seu caminho buscando novos horizontes. Foque no que você almeja no momento como ser humano. E, ah, não veja fotos, vídeos, objetos, e nem ouça músicas que façam lembrá-la. Pois ao ver, seu cérebro ativará áreas que remete a rejeição e o sentimento virá a tona. Desejo muita serenidade para você, qualquer coisa a psi está aqui. Abraços ;)
Daynara Almeida

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

17 JUL 2023

Olá Felipe! Obrigado por escrever. Pelo relatado a questão, não é o relacionamento com a outra pessoa. Isso vale tanto para você quanto para tua ex-namorada. Embora você conte com vinte e oito anos, pelo relatado, nesse aspecto, ainda não está pronto. Tua ex-namorada, pela forma que lidou com o seu celular, segundo seu relato, também não está ainda podendo namorar com outro. O que acontece é que as pessoas, para namorar com outras, antes precisam namorar harmonicamente consigo mesmas. Para namorar consigo mesmas, precisam treinar socialmente. O treino acontece com turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com esportes coletivos de contato, com estudos sérios, com trabalho consistente, com grupos de estudos, teatro esporte coletivos de contato, arte, cultura, serviços comunitários, dentre outros.
Vamos amadurecer.

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8727 respostas

16 JUL 2023

Querido Felipe, às vezes terminamos uma relação ainda amando a pessoa e isso é mto difícil. Mas uma relação tem que ser recíproca para ser boa, todos nós merecemos alguém que nos ame de volta não é mesmo? Se não for assim não vale a pena. Normalmente, a primeira namorada ou o primeiro amor é difícil de esquecer, sofremos mto, mas conseguimos, isso te falo com certeza. Cada um tem um tempo de superar, tem q respeitar esse tempo e focar em você.
Ela ter ficado enciumada com a mensagem não significa que ela ame você, infelizmente é assim, é uma questão de ego, não querer perder alguém q levanta a sua autoestima. Ela não tem o direito de ficar brava, pois vocês não tinham mais um relacionamento e por opção dela, você tentou reatar e ela deixou bem claro que queria só sua amizade.
Quanto mais nos diminuímos por alguém, menos essa pessoa nos valoriza. Siga em frente Felipe, você tem muita vida pela frente, vai superar esse sentimento e um dia vai amar novamente, acredite!

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

16 JUL 2023

Felipe
Está resolvido o que resolvido está!
Não acha coincidência demais voce esquecer (deixar) o teu celular de posse dela?
Inconscientemente não era para definir? Pois, definido está.
Siga a vida e não olhe para traz.
Abraços

5899 respostas

16 JUL 2023

Olá Felipe!
O fim de um relacionamento significa um processo de luto. E todo processo de luto, apresenta alguns estágios, os quais são necessários que você os vivencie por completo, para que assim, atinja a última fase do luto, que é a aceitação.
É normal que nos primeiros meses pós término, você sinta a expectativa de reatar o namoro, bem como uma tristeza profunda. Essas fases correspondem aos estágios de negação e depressão do luto.
Veja que no caso de vocês, houve uma tentativa de reaproximação, na qual ficou evidente que os dois estão em momentos diferentes da vida, e talvez o melhor nesse sentido, seja realmente viver seu processo de luto e seguir em frente, com os aprendizados que absorveu nesse relacionamento.
Um acompanhamento psicólogico pode lhe auxiliar nesse processo de luto e de retomada da rotina solo. Um abraço.

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba