Meu namorado tem uma amiga que me incomoda muito

Feita por >HeadlessFlame · 10 out 2022 Abordagem psicológica

Meu namorado tem uma amiga que conheceu uns meses antes de me conhecer. A gente foi amigo por um tempo, até começarmos a namorar, mas o relacionamento dele com essa amiga sempre foi muito íntimo, ele andava de mãos dadas com ela, ficava abraçado, e mesmo depois de começarmos a namorar, acontecia dele as vezes soltar a minha mão pra segurar a dela, me deixar um pouco de lado quando ela estava por perto. Eu buscava entender que era amizade, e já era assim antes, então não poderia mudar, e passei muito tempo aguentando isso. Até que um dia resolvi falar, ele e eu choramos muito, ele ficou indignado com o meu incômodo, mas se afastou dela, sem excluir. Mas eu não consigo me sentir confortável com ela por perto, sempre me sinto angustiada e incomodada, ela vive chamando ele pra gente sair com o novo namorado dela, mas ele acaba recusando porque eu não me sinto bem com isso. Sempre fico preocupada e agoniada, com medo de estar em um lugar e ela possa chegar. Não sei como agir nessa situação, não quero fazer mal a ele, mas também não aguento mais me sentir tão mal.

A melhor resposta 11 OUT 2022

Há amizades mais profundas do que comprometimento de casais; nada a ver com ligações carnais; são ligações. conexões de alma.
Perceba que ela também tem seu namorado e convidam voces para estarem juntos.
O teu namorado não é teu, não é propriedade tua; nem voce é propriedade dele.
Voce é de voce; ele é dele mesmo. A tua realização como pessoa é que convida ele a participar da tua vida e assim, ampliar a vida, compartilhar da realizaçao de ti mesma. Da mesma forma, ele.
Não é ele que causa a tua felicidade ou infelicidade; nem é voce que causa a felicidade ou infelicidade dela.
O compromisso com a tua vida é teu e quanto mais voce se realiza, melhor a conexão que tem com os outros, maior a liberdade que permite viverem juntos. A maior prova de amor é a liberdade que voce dá; ao mesmo tempo, maior será a responsabilidade do teu namorado de como vai usar esta liberdade, sabendo que, ele pode te perder a qualquer momento.
Se é de valor, acha que ele vai querer te perder?
Teu ciumes deixou transparecer um problema afetivo/emocional que precisa resolver.
Auxilie-se da Psicoterapia que é o melhor investimento custo/benefício.
Abraços

5912 respostas

11 OUT 2022

Olá Headless Flame! Obrigado por escrever. Pelo relatado, é uma situação comum natural. É importante as pessoas terem seus amigos, suas amigas, viverem relação de proximidade e confiança. Não é razoável viver exclusivamente com namorado e namorada. Você precisa amadurecer autoconfiança.
Não há dados que justifiquem sua atitude, exceto tua insegurança.
Estaremos a disposição para te ajudar a se fortalecer.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8757 respostas

11 OUT 2022

Obrigada por confiar em nós para fazer sua pergunta! Se vocês já conversaram, seu namorado te compreendeu e mudou a postura com relação a intimidade que tinha com a amiga, vejo mais como uma insegurança sua. Precisamos entender melhor de onde vem essa angústia, sua relação consigo mesma, autoestima, autoconhecimento, etc. Fico a disposição caso queira aprofundar. Abraços.

Ana Laura Carvalho Psicólogo em Ribeirão Preto

42 respostas

11 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém