Meu filho de 13 anos parece estar gostando de um outro menino

Feita por >Sampa · 1 out 2022 Orientação sexual

Minha esposa e eu estamos desconfiados de que meu filho está interessado em um menino da escola dele. Ele tem 13 anos e encontramos um desenho onde ele escreve que quer se aproximar do menino, mas não tem coragem. Conversamos com ele, e ele disse que tem desejo de ser amigo do garoto.
Essa semana ele tentou ir junto com o menino para escola e eu e minha esposa observamos de longe, mas ele não teve coragem de falar com o menino, todavia era nítido que o estava seguindo.
Ano passado ele estava afim de uma garota, escreveu cartinha e tudo, mas esse ano está muito estranho. Seria normal esse tipo de confusão nessa idade?

A melhor resposta 2 OUT 2022

De uma visão psicanalítica, o adolescente hoje em dia (adolescente no mundo moderno) a puberdade é a fase onde o o objeto de desejo não se encontra mais no próprio indivíduo e sim no externo. Hoje vivemos uma fase em que se fala muito sobre a proliferação de sexualidades e suas mais diversas variações, bem como, o entendimento melhor e estudo sobre elas. Ao meu ver, é muito cedo para se concluir qualquer tipo de orientação sexual já estabelecida. Seria interessante entender o que ele realmente está sentindo por esse garoto, pode ser, por exemplo, uma certa admiração. Porém, o mais importante de tudo, o mais importante é manter esse diálogo aberto com seu filho, conversar sobre a questão de sexualidade e principalmente isento de qualquer tipo de julgamento por parte dos pais. Na minha visão pessoal e com experiência com outros adolescentes, os jovens de hoje em dia se permitem muito mais a experimentações e nada nessa fase tem caráter definitivo. Espero ter conseguido esclarecer pelo menos um pouco. Abraços

Alexandro Mana Psicólogo Psicólogo em São Paulo

11 respostas

3 OUT 2022

ola! Se você precisar de ajuda estou disponivel a qualquer momento. É somente entrar em contato comigo e agendar sua consulta que irei lhe redponder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 OUT 2022

Procurem ser amigos dele; expressem sentimentos, seus , como pais para ele também se sentir compreendido e ele também expressar os seus sentimentos.

5817 respostas

2 OUT 2022

Olá Sampa! Obrigado por escrever. Que bom que vocês escreveram. De fato, nessa idade é comum essas confusões. Muitas vezes prevalece a timidez e a insegurança com o corpo do sexo complementar. Pelas energias afetivas,
inseguranças e carências, acima do escolha sexual, nessa idade pode ocorrer algo dessa natureza. Também pode ser algo diferente do que vocês estão imaginando. Nós, adultos, ponderamos a sexualidade do ponto e vista do adulto. Aos treze anos, especialmente a insegurança, a dificuldade com a imagem corporal e a imaturidade, temperam caminhos sexuais momentâneos. O que é importante: diálogo, acolhimento, conversa respeitosa. Cabe observar que a sociedade mantém e manterá preconceito com qualquer coisa que divirja da embalagem sexual que, socialmente, ela padroniza. É preciso refletir com ele, processo de amadurecimento no que se refere a identidade. Será bom, caso persista esse preocupação, vocês propiciarem a escuta de um psicólogo, no sentido de seu filho exercitar o enriquecimento da identidade que ele quer construir.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.