Medo de andar de carro

Feita por >Gisa · 14 mar 2023 Fobia

Ultimamente estou com muito medo de andar de carro. Meu coração acelera e da vontade de se jogar pra fora. Os barulho me assusta principalmente se estiver em br. Não sofri nenhum acidente bem trauma. Queria tirar minha habilitação mas sei que não vou conseguir. Quando meu esposo comenta da sairmos de carro meu coração já acelera e me da uma coisa ruim.

A melhor resposta 15 MAR 2023

Olá, Gisa, tudo bem?
Muitas pessoas sentem medo de carro ou transito como um todo, afinal realmente é uma situação que envolve risco de algo fatal, seja por culpa da pessoa que sente o medo ou não. Então não se assuste, é um sentimento normal. Mas entendo que te gere uma sensação muito desconfortável e pode acabar te limitando em alguns momentos (podendo até te privar de sair de casa e viver coisas novas, por exemplo). Por isso seria rico buscar compreender esse sentimento: ele te leva a alguma memória? Você pensa algo relacionado a esse sentimento? Entender o que está te levando a sentir isso pode der material interessante para abordar com um profissional, caso seja de sua preferência.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

18 MAR 2023

Oi, Gisa. Talvez tenha a ver com medo daquilo que você não tem o controle, já que mencionou do receio de não conseguir a habilitação também. E outra: traumas são inconscientes, você deve estar revivendo algo até da própria infância que tenha passado, alguma situação que gerou muito medo ou viu acontecer com quem goste e agora está aflorando em você. Agenda teu horário para entendermos melhor aí teus padrões mentais de funcionamento e você se livrar desse medo de dirigir o que quer que seja, inclusive sua vida!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

16 MAR 2023

Olá Gisa! Pode acontecer esse medo mesmo que não tenha acontecido uma situação desencadeante. Mas tem tratamento e assim você poderá tirar sua habilitação.
Quando a pessoa tem medo de alguma coisa a tendência é evitar a situação, e isso só te alivia o medo na hora, mas esse comportamento acaba que aumenta seu medo. Busque terapia para te auxiliar nesse momento.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

16 MAR 2023

Oi Gisa,
Voce está traumatizada. Algo aconteceu, na tua infância ou no período de gestação, algum acidente, insidente envolvendo sua mãe ou acontecimentos da vida passada. Tua mente registrou, teu emocional fica abalado...
Precisa fazer psicoterapia para encontrar a causa, curar, para que possas teu uma vida normal agora.
Isso não é bobagem, precisa curar teu emocional.

Abraços

5817 respostas

15 MAR 2023

Bom dia Gisa, tudo bem? O trânsito é um.local de mobilidade que envolve todos nós, pedestres, carros , caminhões, motos e até o ambiente urbano, sou especialista e psicologia do tráfego e podemos realizar um trabalho se for de seu interesse, estou a disposição.
Até.
Denis

Denis Marcelo de Carvalho Psicólogo em Sorocaba

1 resposta

15 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAR 2023

Olá Gisa! Obrigado por escrever. Esse medo, antes de tirar a carta, antes de sentir segurança e confiança ao operar essa máquina chamada carro, com suas particularidades e exigências, é muito frequente. O fato de seu esposo sair de carro, não pode ser pressão para você ter que treinar. Você precisa amadurecer estado interno de razoável serenidade, para, aos poucos, treinar. Sua carta de habilitação não é uma obrigação, é uma conquista de maior liberdade, de poder usar a ferramenta chamada carro. Treine quando se sentir razoável. Nunca treine com grande dosagem de medo e insegurança. Poderá ser enriquecedor você poder falar do seu medo com um de nós, psicólogos, poder ponderar sobre o uso comum do carro, sobre as tecnologias do carro, suas especificidades, itens de segurança, dentre outros aspectos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8607 respostas

15 MAR 2023

Olá Gisa!
Seus sintomas precisa ser investigados melhor por um especialista, recomendo que se possível, você busque, para buscar a razão desses sentimentos.

Joyce Soares de Araújo da cruz Psicólogo em Camaragibe