Me sinto tão confuso ainda.

Feita por >rick b · 12 ago 2024 Abordagem psicológica

Num post anterior que fiz, alguns profissionais levantaram algumas questões como eu ter aceitado tantas violações no tempo que ficamos juntos...

Bom, a verdade é que, pelo menos no meu ponto de vista, estes eram seus unicos defeitos... Ela sempre foi uma pessoa extremamente carinhosa comigo, me insentivava a estudar, ter rotinas saudáveis,gostava de conversar qualquer coisa e também gostava de ver videos relacionados a nossos problemas, apesar de que não conseguiamos ver muito devido a procrastinação que infelizmente era comum...

Mesmo após o fim, eu ainda continuo tanto pensando nela, pensando em como queria ter casado com ela, como ela foi a unica pessoa que até hoje me cativou, me fez querer ter uma familia ao seu lado, me ajudou a ser alguem melhor... Ainda me sinto tão apegado a ela num ponto que converso sozinho pensando ainda estar falando com ela, as vezes repito as brincadeiras ( vulgo costumes) que faziamos quando estou sozinho, entro em suas redes sociais só pra olhar o seu rosto e admirar sua beleza...

Eu sei que foi a decisão correta nosso rompimento visto que nossa relação ultimamente era brigas e discussões diarias por conta dos problemas citados no post anterior... Queria entender pq sinto isso, pq não ta sendo facil como foi meus outros terminos, pq eu e ela terminamos se ainda nos amamos tanto, pq a vida tem que ser tão dificil assim ? pq eu ainda me apego a ideia que talvez daqui a 2 anos a gnt possa se encontrar e as coisas serem melhores, começarmos uma nova relação saudavel ao mesmo tempo que sinto inseguro me em relação a isso por acreditar que seria bom demais para ser verdade...

A melhor resposta 13 AGO 2024

Olá, tudo bem?
O que você está passando é realmente difícil e envolve um profundo processo emocional. Terminar um relacionamento, especialmente um que teve tanto significado e impacto positivo na sua vida, pode ser uma das experiências mais dolorosas e confusas. O apego emocional que você sente é resultado de uma conexão profunda que foi construída ao longo do tempo. Quando alguém se torna uma parte tão significativa da sua vida, é natural que, mesmo após o término, você continue a sentir essa ligação. Além disso, os momentos bons e o carinho que ela te ofereceu permanecem na sua memória, reforçando esse apego.
Você mencionou que, no seu ponto de vista, os defeitos dela eram poucos em comparação com suas qualidades. No entanto, quando há comportamentos que você percebe como violações, esses podem causar feridas profundas, mesmo que outras áreas do relacionamento sejam positivas. Reconhecer e aceitar que essas violações afetaram a relação é importante para o processo de cura.
A vida é cheia de desafios, e os relacionamentos são um dos aspectos mais complexos dela. A dor que você sente agora faz parte do processo de aprendizado e crescimento pessoal. Embora seja difícil agora, essas experiências moldam quem você é e quem você se tornará.
Se precisar de mais apoio durante esse processo, estou aqui para ajudar. O importante é lembrar que a cura leva tempo e que tudo bem se permitir viver cada etapa desse processo.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

26 AGO 2024

O que você está vivendo é profundamente doloroso e complexo. Terminar uma relação que teve momentos tão significativos e transformadores, apesar dos desafios, é sempre uma experiência difícil de processar. O fato de ainda sentir tanto apego e de se pegar pensando em como as coisas poderiam ser diferentes é completamente compreensível.

Aqui estão alguns pontos para você considerar:

Reconhecimento dos Sentimentos: É importante reconhecer que os sentimentos que você está experimentando são normais. O fim de um relacionamento, especialmente um onde houve tanto carinho e apoio mútuo, pode trazer uma sensação de perda comparável ao luto. Você está, de certa forma, lamentando não apenas a perda da pessoa, mas também as expectativas e planos que vocês tinham juntos.

Contradições Emocionais: As contradições que você sente — saber que o rompimento foi a decisão certa, mas ainda se apegar à ideia de um futuro juntos — são comuns. Muitas vezes, o coração e a mente não estão em sintonia. A mente reconhece as razões lógicas para o rompimento, mas o coração ainda se apega aos momentos de afeto e às esperanças que vocês compartilharam.

Idealização do Relacionamento: Quando um relacionamento termina, é comum idealizar o passado, lembrando mais dos momentos bons e minimizando as dificuldades. Isso pode intensificar o apego e dificultar o processo de seguir em frente. Lembrar-se dos motivos pelos quais o relacionamento não funcionou é um passo necessário para encontrar a paz com a situação.

Culpa e Autocrítica: Você mencionou que outras pessoas levantaram questões sobre por que você aceitou certas violações na relação. Essa reflexão pode trazer sentimentos de culpa ou arrependimento. No entanto, é crucial ser gentil consigo mesmo durante esse processo. As decisões que você tomou foram baseadas nas circunstâncias e no entendimento que você tinha na época. Julgar-se severamente não vai mudar o passado, mas pode impedir a cura.

Processo de Cura: A cura emocional não segue uma linha reta, e cada término é único. O fato de este término estar sendo mais difícil do que os anteriores indica que essa pessoa e essa relação significaram muito para você. Permita-se sentir a dor, mas também procure formas de gradualmente soltar esse apego. Envolver-se em atividades que trazem alegria, reconectar-se com amigos e explorar novos interesses pode ajudar nesse processo.

Esperança e Incerteza: A esperança de um reencontro no futuro é algo que pode tanto ajudar quanto dificultar o seu processo de cura. É normal se apegar a essa possibilidade, mas é importante equilibrar essa esperança com a realidade de que o futuro é incerto. Trabalhar para se fortalecer individualmente, independentemente de um possível reencontro, pode ser a chave para encontrar paz e equilíbrio.

Apoio Profissional: Considerar o apoio de um terapeuta pode ser extremamente útil. Um profissional pode ajudar a guiar você através desse processo de luto, oferecendo ferramentas para lidar com o apego, a dor e a busca de sentido após o término.

A dor que você sente agora é um reflexo do quanto essa pessoa e essa relação significaram para você. Dar-se tempo e espaço para processar essas emoções é crucial. O caminho para a cura pode ser longo e desafiador, mas é também uma oportunidade de crescimento pessoal.

Érica Tavares Psicólogo em Sete Lagoas

30 respostas

15 AGO 2024

É natural sentir uma mistura de emoções após o término de um relacionamento significativo, especialmente quando ainda há um forte apego emocional. O fato de você ter vivenciado momentos de carinho e apoio, juntamente com desafios e conflitos, pode tornar o processo de aceitação e cura ainda mais complexo.

O apego que você sente e os sentimentos contraditórios de querer que as coisas fossem diferentes são completamente compreensíveis. Quando um relacionamento tem elementos de apoio e conexão emocional, mas também desafios, pode ser difícil reconciliar essas duas experiências e seguir em frente.

O que você está vivenciando é parte do processo de luto pelo fim do relacionamento e pela perda da visão de um futuro que você desejava. Esses sentimentos podem ser intensificados pela esperança de um reencontro ou pela idealização do que poderia ter sido. Também é comum continuar a pensar e fantasiar sobre a pessoa, especialmente quando o vínculo emocional era forte.

É importante dar a si mesmo tempo para processar esses sentimentos e refletir sobre o que você aprendeu com essa experiência. Também pode ser útil explorar essas questões em um espaço seguro, como a terapia, onde você pode entender melhor suas emoções e trabalhar no desenvolvimento de estratégias para seguir em frente de uma maneira que respeite seus sentimentos e seu bem-estar.

Estou aqui para apoiar você nesse processo e podemos explorar juntos maneiras de lidar com esses sentimentos e encontrar um caminho que seja saudável para você.

Crislayne Marques Psicólogo em Rio Largo

10 respostas

13 AGO 2024

Olá Rick,

Boa tarde,

Pelo visto, vc está com dificuldade em estabelecer o processo de luto, de término do relacionamento. Permitir que essas memórias morram para que vc tenha novas oportunidades em sua vida. Algo em vc resiste em terminar, talvez por ela ter te encantado e trazido a tona algumas de suas fantasias inconscientes, sobre relacionamentos o que torna tudo muito mágico. Mesmo que vc tenha outros relacionamentos, fica difícil se concretizar, pois provavelmente vc a mantem em um pedestal e acaba por ter essas fantasias de retorno. O acompanhamento psicológico seria indicado para aprofundar estes fatores inconscientes e auxiliar a propiciar o amadurecimento emocional.
Espero ter ajudado,
Paz&Bem

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

51 respostas

13 AGO 2024

Olá Rick! Isso tem a ver com seus padrões amorosos inconscientes. Podem ser muitas coisas como dependência emocional, auto sabotagem, masoquismo, fantasias, ilusões, traumas de infância, repetições de padrões familiares tóxicos. Para entender profundamente e libertar-se busque uma terapia. A disposição

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

235 respostas

13 AGO 2024

Bom dia, Rick! Obrigado pela nova colocação. Não temos especificidades da anterior, por isso falaremos com base neste texto. A distância, o rompimento, quando não bem trabalhado, gera espaço para idealizar a pessoa que um dia se experimentou convivência, que gerou divergências, mas que, com a distância, a falta de convivência - dada a idealização positiva - não precisa da prova efetiva dos fatos, assim sendo passa a ser vista como sem falhas, alimentando expectativas distorcidas.
Você precisa retomar a ideia de que seu grande companheiro é você mesmo, que precisa olhar para as metas, objetivos, sonhos, ocupações pessoais, que sejam motivadoras, éticas e saudáveis.
Será recomendável que você passe por um trabalho científico com um psicólogo com persistência, abertura mental, regularidade e disciplina.
Você, segundo esse texto, não está se valorizando.
Atenciosamente,