Me separei e me sinto culpada!

Feita por >Débora · 13 dez 2017 Separação

Boa tarde! Procurei esse site, para conversar um pouco da minha vida. Estou separada faz 30 dias onde fiquei 7 anos casado e nesse período tive minha filha que hoje esta com 4 anos. Meu casamento sempre foi uma tribulação, Eu tenho 25 anos e ele 45 anos. Eu casei muito sedo e ele era um homem explosivo tive muita dificuldades com isso pq eu tb era, Com o passar dos tempos veio as agressões da parte dele, e nisso sempre foi empurrando com a barriga pq eu muitas das vezes tb era errada, mais não tinha motivo dele me agredir, veio separações, mudanças promessas.... Só que meu amor foi acabando a falta de interesse do casamento, mesmo com essas dificuldades nunca o trai. Nos ultimos tempos a 2 anos pra cá ele era um homem maravilho mudou totalmente, Só que agora não tinha vontade de estar ao lado dela pelas magoas que tinha, Pedia todos os dias pra deus mudar isso por causa da minha filha. E hoje estou separada e o motivo foi eu? Com pesso na consciência de não ter tentado.

A melhor resposta 15 DEZ 2017

Boa tarde
Querida tire esse peso de vc.
Como um colega já falou , vc estava em uma relação , isto significa 50% para cada um.
Como outra colega citou , sua filha continua tendo pai e mãe.
Só que agora moram em casa separadas e ela vai ter dois quartos.
Um na sua casa outra na dele.
Ver os pais brigando afeta o emocional de qualquer um.
Pois é Debora a vida é assim dias bons dias ruins.
Mas tudo passa ,com o tempo e o amadurecimento pessoal.
O importante é saber o que deu certo e o que não deu .
Ficar mais sábia diante da vida.
Débora uma questão ?
O que vc não tentou ?
Se faça essa pergunta tenho certeza vai se surpreender com a sua análise.
Se quiser , pode continuar conversando comigo.
Estou á disposição no que puder ajudar.
Fique em Paz.
Bjus

Neila Fernandes Psicólogo em Rio de Janeiro

34 respostas

16 DEZ 2017

Débora, bom dia você termina com uma pergunta que te culpa, mas do que isso você não está te dando uma chance de entender como seu casamento foi e ainda é para você, mesmo depois de terminado, o que ficou de bom e o que poderia ter sido mudado, contudo você não pode esquecer que nessa relação os dois tinham suas responsabilidades e se não deu certo ambos tem sua parcela de responsabilidade em tudo que aconteceu durante a convivência em comum, você ainda sofre, assim sugiro que procure uma terapia para te ajudar a entender essas questões que ainda não foram resolvidas para que você não se sinta culpada e sim se conscientize de tudo que viveu nessa relação. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

14 DEZ 2017

Olá Débora! Em seu discurso há uma história com várias emoções, expectativas, sentimentos e elaboração de lutos ainda em processo. Neste processo há momentos de indignação, raiva, tristeza, culpa e aceitação, todos estes sentimentos são importantes na vivência deste luto, de forma a ressignificar esta história de carinho/amor. Não temos como mudar o sentimento das pessoas, mas cuidar do nosso e das nossas relações. Seria importante você procurar um psicólogo em sua cidade que possa te ajudar nestas situações através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

14 DEZ 2017

Débora, ninguém é responsável sozinho por um relacionamento. Vocês tiveram diferenças e dificuldades como a maioria dos casais tem e muitas vezes não sabem lidar e resolver esses conflitos de uma forma construtiva, sempre jogando a responsabilidade pela mudança para o outro. Se o seu sentimento para com ele mudou é porque você mudou, sua forma de vê-lo mudou, a relação mudou. E essas mudanças culminaram na separação. Ninguém pode se obrigar a gostar de alguém, não é algo voluntário. O que ocorre é que relacionamentos longos muitas vezes geram um certo costume e comodismo, e o fim da uma sensação de "o que vou fazer agora", visto que é uma alteração grande na vida da pessoa. Se tiver vontade, busque terapia, pode ajudar a lidar melhor com esse momento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 DEZ 2017

Boa tarde, Débora,
Primeiramente, ninguém se casa pra separar. Nosso momento emocional é um nesta época, e com o tempo podem haver desgastes que mudem, e até desgastem, a relação. Mesmo passando muito tempo da decisão de separar, nosso inconsciente tende a guardar aquilo que é bom, esquecendo do que foi ruim. Pois por que guardar algo que nos fará sofrer, não é mesmo?
Você passou por tudo isto, teve uma filha que sempre vai ser um elo entre vocês, inevitavelmente, mas deve lembrar que sua vida hoje é diferente.
Não deve querer uma mudança por causa dos outros. Nem que seja sua filha. Todos nesta história têm suas impressões, e carregam suas marcas. Você não pode determinar o que os outros vão viver, mas pode decidir como VOCÊ vai passar por tudo isto.
Não se culpe por algo que não depende de você, e nem tem poder para mudar.
Foque no seu dia de hoje, sem olhar pra trás. Não importa o que já foi, mas o que acontece HOJE.
Dê-se um tempo pra viver tudo isto (não importa quanto, você saberá), e então tome a melhor decisão de sua vida, que é olhar pra você, pra vida que você quer pra você, e em como pode construí-la.
Isto sim é importante, e isto sim depende de você.

Estou à disposição se quiser conversar mais, e lembre-se, VOCÊ CONSEGUE.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

14 DEZ 2017

Olá Débora!
São momentos um tanto quanto confusos, nesses instantes, não é mesmo? Pensamentos recorrentes, culpa, busca de ser assertiva, inquietações. Sua pergunta é bem pessoal para responder objetivamente através de um mecanismos de mídia social. Pode-se dizer que é uma recente separação, e os sentimentos te inundam com frequência. Os profissionais de psicologia estarão a postos para te auxiliar. Na medida do possível, acesse um psicólogo (a), pois não necessita enfrentar esse desafio totalmente sozinha.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

14 DEZ 2017

Olá, Débora.
Parabéns pela coragem de expor seus problemas, isso demonstra coragem.
Separação pode ser bem difícil, e você tentou que esse casamento desse certo por 7 anos, se não existe mais amor, bola para frente. Sua filha sempre será filha de vocês dois, e poderá contar com vocês sempre. Um ambiente saudável com você feliz é o que ela precisa.
Sugiro que procure por ajuda profissional, para passar por essa fase mais tranquila.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo