Me afastei de amizades ruins e com isso fiquei muito só

Feita por >rodrigo caetano · 27 jan 2019 Psicologia clínica

tenho 23 anos, e tenho poucos amigos, todos homens, meu campo de amizade é curto, dos verdadeiros só 2, o resto são "colegas" mas eu passo mais tempo com esses colegas do que com os reais, desses 2, 1 deles é muito fechado, nao sai de casa e se sai é só com a namorada dele, entao se eu quiser, tenho que ir até la e só, temos assunto até o mundo acabar porem nao temos muito em comum, tinhamos, de um tempo pra ca nos afastamos, o outro ja tem muitas coisas em comum, e é uma boa pessoa,nao tenho do que reclamar, dos colegas, nenhum deles presta muito, mas eu sempre estou com eles, quase todo dia, porque curtem o mesmo que eu, tomar uma cerveja, ouvir uma musica, as resenhas são boas porem no fundo eu perçebo que nao são amigos com consideração, por que me usam, por ex: se acaba a cerveja, quem vai buscar? exato, e é sempre assim, como ja acostumaram com minha bondade, se aproveitam toda hora, fora isso eles usam drogas pesadas, também uso, mas só maconha, então as vezes vc sente uma energia ruin, a pessoa na ressaca de drogas te trata mal.. nao sei como fui parar aqui.. e agora preciso fugir disso e vou, porem fico sem ngm pra fazer nada, NADA, e nao é facil conhecer pessoas realmente boas que somam cmg, é um processo, no meu dia eu acordo, vou pro trabalho volto e só, é td muito entediante, as vezes eu choro muito, outro ex: estou chorando, pessimo no tédio total, vem um desses colegas e me chama pra beber, eu sei que nao deveria.. mas é praticamente impossivel nao ir, e nao que eu passe por desaforo deles toda hora, aparentemente são legais, mas as vezes vc percebe que no fundo são uns merdas, então nessa situação que estou como deveria me preparar? eu vou me afastar de vez mesmo e com isso nao vou ter oque fazer até pq ngm vai me chamar, oque sobra é ver tv, ficar na frente do pc.. coisas do tipo, porem esse ano vou fazer um pre vestibular e espero fazer amizades la, mas até eu conhecer alguem é uma agonia total..

A melhor resposta 31 JAN 2019

Olá Rodrigo
o que eu vi de muito positivo no seu relato é que você está muito consciente do círculo vicioso em que você está preso. Sem outras amizades, se sentindo só, você acaba aceitando essas companhias, de pessoas que você sabe que não te fazem bem e assim perde oportunidades de conhecer outras pessoas.
às vezes, na vida, estamos em situações das quais não conseguimos sair sozinhos, precisamos de ajuda e orientação.
Os psicólogos são profissionais especializados em ajudar as pessoas nesse tipo de situação, te passando técnicas para suportar o desconforto no período de rompimento de círculo vicioso e te ensinando habilidades de comunicação e de relacionamentos para um novo período na sua vida.
Procure ajuda profissional e siga o tratamento até o fim, por mais que no início pareça difícil e sofrido, a mudança é possível e com ajuda é muito mais provável.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

29 JAN 2019

Olá Rodrigo, percebo em sua fala fatores que o leva a estabelecer vínculo com pessas que se parece com você e relação de dependência com o uso de drogas para se livrar da ansiedade, vazio existencial, tenssões emocional e despazer. O quê acontece é quê você ê jovem, tem muita energia acumulada e precisa investir em algo maior para o seu crescimento pessoal, por isso essa angústia existencial. Você está muito focado em em seu eu e é imediatista, isso acontece quando a pessoa desenvolve ansiedade antecipatória. A relação de fuga dos estresses e desprazer com o uso de drogas é uma vulnerabilidade da pessoa adquirido no ambiente de base familiar. Entenda, a droga não foi adquirida em sua casa e sim, o ter necessidade de usá-la para fugir de sua realidade uma vez que você tem imaturidade para decidir reagir de outra forma sem se autodestruir. Percebo, que seria recomendável que você procure apoio psicológico para ajudá-lo a desenvolver caminhos saudáveis de enfretamento desse desprazer e de outros que virão ao longo da vida.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.
Precisando fique à vontade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

28 JAN 2019

Rodrigo,

No seu caso é possível perceber que você está passando por uma situação bem complicada de baixa assertividade, pequeno círculo social, que pelo que eu entendi muitas vezes se torna pouco prazeroso; baixa produtividade e alegria na sua vida o que está se tornando um ciclo, pois compromete sua motivação e está te levando para um possível uso abusivo de drogas. Entendo que você já reconhece que não está sendo saudável para você, mas é preciso ir além e quebrar esse ciclo. Procure ajuda psicológica no seu município, porquanto levará a uma vida de mais sentido, respeito próprio e felicidade.

Jefferson Florencio Torres Psicólogo em Caruaru