Mania de perseguição

Feita por >Ally · 3 jun 2020 Problemas psicológicos

Então, tenho umas pessoas com quem deixei de falar no passado, essas pessoas já foram minhas amigas e sabem meus segredos. Sinto que essas pessoas estão sempre falando de mim e espalhando a minha vida por aí. Sinto que elas querem usar o que elas sabem contra mim e isso é horrível pq está afetando o meu psicológico, tenho tremedeiras na hora de dormir, vômitos e insônia. Calmantes não fazem efeito e me sinto totalmente observada 24h por dia, parece que alguém vai aparecer e me ameaçar de alguma coisa. Eu fico nessa e nada acontece. Preciso de uma luz por favor. Seria bom um psicólogo um psiquiatra?? Estou com muita paranóia

A melhor resposta 4 JUN 2020

Ally, boa tarde.
Meu nome é Bruna, sou psicóloga.
Seria muito bom, necessário e ideal que você tivesse um acompanhamento de uma psicóloga/o e de uma/um psiquiatra. Diversas pesquisas concluíram que a união dessas duas especialidades aumentam a chance de melhora do paciente.
De acordo com o que você escreveu, existe um sofrimento intenso, que atrapalha aspectos de sua vida, então, sugiro que você busque ajuda para iniciar terapia o mais rápido possível. Dessa forma, será oferecido acolhimento, escuta qualificada para o que você tem a dizer e o compromisso ético de que tudo o que for dito ficará entre você e terapeuta. Assim, poderá haver alívio dos sintomas e análise da origem do seu sofrimento.
Fico a disposição para você entrar em contato, caso deseje.

Bruna Januzzi Ilario Psicóloga Psicólogo em Campinas

7 respostas

4 JUN 2020

Olá Bom Dia!!

Nosso âmbito cognitivo apresenta algumas distorções que não geram sofrimento emocional. Uma estratégia viável, é sempre verificar os fatores que apoiam, e fatores que não apoiam seus modelos de pensamentos. Sem esquecer a necessidade de um acompanhamento profissional caso identifique que a respectiva situação lhe causa muito sofrimento e lhe impedem de seguir.

Psicólogo Rhullyo Bernardo Psicólogo em João Pessoa

10 respostas

4 JUN 2020

Ally, a culpa pode sim causar esses sintomas, assim como o stress, desequilíbrios hormonais, entre outros fatores.
Com certeza, o psicólogo fará uma análise bem detalhada do caso e desenvolverá estratégias para ajudá-lo a enfrentar as suas preocupações e se necessário o encaminhará a outros profissionais da saúde.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 JUN 2020

Olá.
Desde já agradeço o contato.
Sobre as questões que mencionou acredito que a terapia Cognitivo Comportamental pode colaborar muito para trabalhar os seus pensamentos automáticos disfuncionais. Identificando esses pensamentos irá ter técnicas para lidar com esses sentimentos e comportamentos.

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

4 JUN 2020

Ally, bom dia! Seria interessante você passar por uma avaliação psicológica e caso necessário encaminhar a um psiquiatra. Lembre-se terapia é autoconhecimento, superação de traumas, questões de humor entre outros transtornos. Nunca será um investimento em vão. Abraços.

Emmanuelle Machado Psicólogo em Macaé

7 respostas

4 JUN 2020

Olá Ally! O ideal é uma avaliação psicológica, mas você comentou que faz uso de calmante, o medicamento foi receitado à você por um médico, certo? Independente de sua resposta, se já estiver fazendo acompanhando com psiquiatra, a psicoterapia irá ajudar em melhor resultado do tratamento. Caso não esteja em acompanhamento psiquiátrico, oriento a fazer psicoterapia que poderá ser melhor avaliado sobre a necessidade de encaminhamento ao psiquiatra.

Espero ter ajudado!
À disposição

Psicóloga Patricia Queirós de Sousa Psicólogo em São Paulo