Mãe do meu namorado

Feita por >Linda · 20 mar 2021 Terapia familiar

Estou namorando tem poucos meses porém a mãe dele depois do namoro tem se mostrado uma mãe abusiva ao extremo (extremo para mim que nunca vi isso em todos os outros relacionamentos que já tive). Eu sou 5 anos mais velha que ele, até cheguei a pensar que era assim por causa da idade dele, por ser novo, mas percebi que todos os meus outros namorados mesmo sendo mais velhos que eu, eram mais novos do que ele hoje ou tinha a idade que ele tem hoje.
A mãe dele controla exatamente tudo da vida dele, inclusive corte de cabelo e barba. E aí dele se não fizer, ela faz escândalos. Ela diz sempre que ele não quer nada com a vida. Porém ele ta quase se formando na faculdade, faz estágio e faz cursos para de aperfeiçoar na área dele. Diz que ele só quer saber de mim e etc.. arrisco a dizer que tem ciúmes ele te do meu cachorro. Eu não sei mais como me controlar diante disso, meu emocional fica muito abalado, pois ele reclama constante comigo e eu tento sempre não causar mais atrito dele com a família. Mas esses dias foi a gota d'água ela estava dizendo a ele que nunca vai aprovar nosso namoro pq eu não respeito ele, que eu não quero ver ele crescer, entre muitas outras coisas horríveis. Sendo que eu ajudo ele em milhões de coisas do trabalho, já fizemos um trabalho juntos, eu que arrumei o estágio pra ele e sempre incentivo ele em relação a tudo. Eu não sei mais o que fazer de verdade. Ela faz isso é milhões de outras coisas, como ninguém tem paciência todos fazem por menos, o pai dele faz por menos, a mãe dela (vó do meu namorado)faz por menos.. parece que cada vez fica pior. Ele controla até o horário que ele fica online no Whatsapp, ela só dorme quando ele sai. E se ele ficar até 24:30 Ou horário próximo disso, ela dá um ataque. Ela comigo age como se nada acontecesse por trás. As vezes solta umas indiretas que me deixam totalmente constrangidas. Eu já até cogitei e sugeri a ele que terminassemos, ou fingir que terminou só pra ver se ela dá um pouco de paz pra gente.

A melhor resposta 21 MAR 2021

Olá Linda, acho importante você deixar claro para ele o quanto te incomoda ela está interferindo na relação de vocês, porém cabe a ele começar a colocar limites na relação dele com a mãe (pelo que entendi, se trata de um adulto). Mas lendo o teu relato, fiquei me perguntando se ele se incomoda com essas imposições da mãe, ou se ao menos percebe, pois pode ser seja algo muito naturalizado entre os dois, e aí tem que ver o quanto você vai querer participar disso. Talvez um processo psicoterapêutico possa ajudá-lo no desenvolvimento de uma individuação mais fortalecida. Espero ter ajudado de alguma forma, se tiveres interesse podemos conversar mais.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

21 MAR 2021

Olá Linda, vamos lá. Uma primeira coisa é você expor tudo que te incomoda e te constrange para sue namorado. Por outro lado, o que diz respeito a ele, a forma como a mãe o controla, cabe a ele colocar limites . Será que ele se incomoda mesmo ? O que faz com que ele seja permissivo a este ponto ? Dificilmente a mãe dele irá mudar, sem apoio psicológico. Você pode sugerir que ele busque terapia, para tentar se blindar de todo esse controle. Uma segunda opção é você também buscar apoio de um psicólogo para além de não se deixar afetar, tomar as melhores decisões em relação a este relacionamento.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

21 MAR 2021

Olá Linda! Grato por escrever. No final do seu texto, fiquei um pouco confuso sobre o conceito "faz por menos", mas a princípio, alguns aspectos precisam ser ponderados:
- Pai e mãe gostam de manter controle e direcionamento sobre os filhos ainda que muitas vezes, inadequado;
- Mãe, em especial, muitas vezes, se completa via filhos masculinos;
- Você é cinco anos mais velha do que ele e isso pode estar dificultando a leitura de todas as partes, das implicações da vivência de cinco anos a mais;
Cabe, por outro lado, lembrar que, com coerências e incoerências, com erros e acertos, pais querem, a seu jeito, o bem dos seus filhos; também cabe lembrar que namoro é exercício que na maior parte das vezes, não dá certo, é observação mais de perto, que permite ver aspectos, antes desconhecidos.
Ficar online, na atualidade, na maior parte das vezes, implica exagero, não sei se é o caso dele.
Online, às 00h30, de sábado para domingo é aceitável. O que não deve ocorrer é as pessoas ter mais horas online do que horas de trocas reais ou de realizações efetivas de metas.
Poderá ser interessante você aprofundar reflexão de forma mais plena, por caminhos científicos, com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

21 MAR 2021

Linda, claramente ela possui uma obsessão com ele, um modo que prejudica tanto ele como quem está a sua volta, seria importante ela buscar ajuda terapêutica para entender porquê precisa de tanto controle de tudo e todos, mas também acho que você poderia procurar, para te ajudar a lidar com essa relação.

Se precisar de ajuda estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo