Lidar com o término

Feita por >Pedrosa · 24 jul 2023 Separação

Gostaria de saber como lidar com um término, após a separação eu fiquei muito mal, perdi uma pessoa a qual tinha e ainda tenho um amor fora do comum. Isso tem afetado tanto pois já se passaram 6 meses e eu não consigo aceitar essa separação. Busco ajuda pois isso tem afetado tanto minha vida, as vezes eu desejo voltar, mas todas as vezes que a procurei fui tratado de uma forma desumana.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Lidar com um termo é muito difícil e entender o quanto isso tem afetado você. Foque em você e na sua vida profissional. Exclua a pessoa de redes sociais e evite frequentar os mesmos lugares que essa pessoa.. Considere uma psicoterapia para ajudar no processo de cura. Foque em redescobrir seus interesses e objetivos pessoais. Lembre-se de que é normal sentir-se mal após um termino, mas com tempo e cuidado, você poderá superar essa fase e encontrar um caminho para a felicidade. Se precisar de algo, estou aqui!

Michel Lopes Psicólogo em Itapecerica

7 respostas

3 AGO 2023

Olá Pedrosa, obrigado pela sua pergunta. Imagino que deve estar sendo difícil para você aceitar essa perda. Infelizmente tem coisas na vida que precisamos ter maturidade para entender e lidar da melhor maneira possível. Nem sempre o sentimento acaba quando terminamos um relacionamento, muitas vezes isso impulsiona a pessoa a tentativas de reatar. Você não explicou o contexto nem nada desse término, então não tem como falar algo mais diretivo sobre isso. O fato é que talvez seja o momento de você parar, olhar para si, avaliar melhor suas escolhas, avaliar o que esse relacionamento te trouxe e o motivo que levou ao término. A orientação que eu posso te dar é: foque em você, foque no seu bem estar, foque em se reestabelecer para poder lidar melhor com tudo isso, se cerce dos seus amigos e família, evite condutas autodestrutivas. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 JUL 2023

Olá Pedrosa! Obrigado por escrever. Lidar com o término é uma certeza. Somente pode viver término, quem experimentou início. A pior coisa é não poder viver término, porque não começou. Onde está tua turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis? Como está teu esporte coletivo de contato? Como você está vivenciando seus estudos sérios e consistentes? Como as coisas estão acontecendo em seu compromisso sério com o trabalho. Atualize, cuide, enriqueça tuas metas e objetivos.
Havendo outras dúvidas, contate um de nós, psicólogos, para aprofundamentos científicos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

26 JUL 2023

Olá, Pedrosa!

Aceitação do fim, da mudança é um processo com seu ritmo próprio de assimilação da nova realidade, Pedrosa, em especial quando o convívio perdido foi de alguém que tanto afetuosamente te marcou. Te faço o convite para iniciarmos o trabalho de gradual conscientização dessa emoção presente, desse sentimento tão importante em ti, pois ao acolhermos esse sentimento, essa dor, teremos a possibilidade de entendermos o porquê de você se sentir mal com o término, e consequentemente irmos dando contorno a esse capítulo da sua história e abertura para novas emoções.

Pedrosa, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

26 JUL 2023

Lamento muito ouvir que você esteja passando por um momento tão difícil após o término. Lidar com uma separação pode ser extremamente doloroso e desafiador.
Como psicóloga, gostaria de oferecer algumas orientações para ajudá-lo a enfrentar essa situação e encontrar formas de lidar com seus sentimentos:

Dê-se tempo para curar: É normal sentir-se triste, com raiva, ou até mesmo desesperado após uma separação, especialmente quando há um amor profundo envolvido. Permita-se vivenciar essas emoções, pois fazem parte do processo de cura. Não tente reprimir seus sentimentos; em vez disso, procure compreendê-los e aceitá-los como parte do seu caminho de recuperação.

-Busque apoio emocional: Compartilhar seus sentimentos com amigos, familiares ou um terapeuta pode ser muito benéfico. Ter alguém com quem falar abertamente sobre o que está passando pode ajudar a aliviar o peso emocional que você está carregando. Um profissional de saúde mental pode ser especialmente útil, pois oferecerá uma abordagem neutra e habilidades específicas para ajudá-lo a lidar com a situação.
-Cuide de si mesmo: Nesse momento delicado, é fundamental cuidar de si mesmo. Pratique atividades que lhe tragam bem-estar, como exercícios físicos, hobbies, meditação ou outras práticas relaxantes. A atenção a si próprio contribuirá para a sua saúde mental e emocional.
-Aceite a situação: A aceitação é uma parte essencial do processo de superação. Embora seja difícil, é importante reconhecer que o relacionamento chegou ao fim e que tentar voltar a qualquer custo pode não ser saudável para você. Focar na aceitação lhe permitirá seguir em frente com sua vida.
-Aprenda com a experiência: O término de um relacionamento pode ser uma oportunidade para aprender sobre si mesmo, suas necessidades, desejos e limites. Reflita sobre o que você pode aprender com essa experiência e como isso pode ajudá-lo a crescer como pessoa.
-Evite contato com a outra pessoa, pelo menos por enquanto: Quando o término é recente e as emoções ainda estão cruas, manter distância da pessoa com quem você se separou é geralmente a melhor decisão. O contato frequente pode prolongar o processo de cura e torná-lo mais doloroso.
-Evite buscar respostas em redes sociais: Ficar constantemente olhando o perfil da pessoa nas redes sociais pode ser prejudicial, especialmente se ela estiver seguindo em frente com a vida. Isso pode gerar sentimentos de ciúmes, inadequação ou tristeza. Reduza a exposição a essas informações, se possível.
-Tenha paciência consigo mesmo: Lembre-se de que superar um término não é um processo linear. Haverá dias em que você se sentirá melhor e outros em que as emoções podem voltar com intensidade. Seja gentil consigo mesmo durante esse período e não se cobre demais.

Se você sentir que não consegue lidar com essas emoções sozinho, não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo. Somos treinados para oferecer suporte emocional e ferramentas para ajudá-lo a superar essa fase difícil. Lembre-se de que, com o tempo, a dor tende a diminuir, e você pode encontrar uma perspectiva mais saudável para seguir em frente com a sua vida.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Pedrosa, recomendo que busque acompanhamento terapêutico nesse momento complexo da sua vida. O fim de um relacionamento é uma perda que muitas das vezes é difícil de superar, mas você não precisa encarar isso sozinho. Se não tem mais volta, hora de ver novas possibilidades, respeitando, claro, a sua dor e todas as fases desse processo até chegar a aceitação de supera-la. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte