Lembranças do passado

Feita por >Maria Clara · 5 mar 2018 Traumas

De hora em hora vem coisas ruins que aconteceram no passado em minha mente, e isso me deixa muito mal, parece até que estou revivendo tudo novamente! Com isso as vezes trato as pessoas mal ou fico em total silêncio querendo ficar sozinha e sofrer. Esses lembranças ruins são de família,amigos e tals... Mas as que me afetam mas são as do meu namoro, coisas que ele já fez de errado vem na mente do nada e me deixam super triste, isso é horrível! Às vezes não posso nem ver a pessoa com quem o fato aconteceu que estraga o meu dia . Queria saber dicas para tentar para meus pensamentos rs

A melhor resposta 6 MAR 2018

Oi Maria Clara, reviver o passado é prova de que ele não passou pra você. E, enquanto você não enfrentá-los, eles vão te perturbar pelo tempo que você quiser...é isso mesmo: enquanto você quiser.
E enfrentá-los significa ficar sozinha, sofrer, chorar, xingar, brigar, falar, expor as nossas piores faces, mas bem melhor a verdade de que somos falhos, do que nos escondermos numa muralha de fortaleza falsa. É doloroso olhar no espelho, mas sempre necessário e gratificante, se conseguimos superar a verdade.
Uma psicanalisa famosa, quando escreveu sobre a falta de perdão do ressentido, disse: “não é que o ressentido não quer esquecer, o ressentido quer não esquecer” Todo mundo erra, inclusive você, sempre teremos desilusões, essa é a vida, somos seres falhos, inerentemente falhos. Às vezes é melhor sofrer e brigar uma vez bem feita, do que remoer aquilo, como se não tivéssemos sangue nas veias, ou pior: apenas uma máscara de “boa gente”.
Se você quer uma dica para parar os pensamentos, te informo que ela não existe; mas se vale uma orientação, percorra o caminho para dentro de você, e não referências de fora, pois ninguém sabe de você além de você mesma, só falta descobrir, e isso uma boa análise pode te ajudar.

abs

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

6 MAR 2018

Maria Clara, boa tarde! A melhor dica que posso lhe dar e que penso ser a mais efetiva também é que inicie uma psicoterapia para lidar com essas questões. Na terapia cognitiva esses pensamentos são chamados de pensamentos automáticos pq parecem surgir do nada e eles desencadeiam uma série de reações emocionais e comportamentais. Em terapia, é possível aprender a identificar e avaliar esses pensamentos. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

6 MAR 2018

Olá Maria Clara, me parece que são pensamentos que refletem essas situações mal resolvidas na sua cabeça, talvez dificuldade de aceitar o que aconteceu nesses relacionamentos, traumas referentes a essas vivências. O retorno dessas lembranças para a mente consciente é uma tentativa do inconsciente de tentar resolver isso, de dar um fechamento. Mas o que ocorre é que você sofre, isso te atrapalha, incomoda, porque a mente consciente é racional, não entende como é possível resolver algo que já aconteceu, que já passou. Como fazer então? Psicoterapia. Buscar um psicólogo pode te ajudar bastante, então espero que você faça o que achar melhor ara si. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2018

Olá Maria Clara, viver o passado é sofre duas vezes, esses sintomas de alteração de humor, alteração do pensamento e do comportamento se dá pelo fato de você absorver de forma negativa as experiências que acontecem na sua vida e essa é a forma que você aprendeu a lidar com as suas dores como forma de autoproteção, entretanto essa forma de absorver de forma negativa é um jeito imaturo e disfuncional de lidar com as situações que só adoece e não resolve porque você fica presa ao passado e não vive o presente, por isso entendo que você pode procurar um acompanhamento psicológico em sua cidade para trabalhar questões mal laboradas e restabelecer a sua saúde psicológica. espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 MAR 2018

Oi Maria Clara,
A ruminação do pensamento pode ter a ver com culpa e a dificuldade de se perdoar pelos erros do passado. Se você não está conseguindo sozinha, sugiro que vc busque ajuda profissional de um psicólogo para que juntos, vc cuide disso!
Vai valer a pena se livrar desses pesos!
Cuide de sua saúde mental!!!
Bjos
Erica Taylor

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo