indecisa sobre meu relacionamento

Feita por >ana · 31 jan 2023 Abordagem psicológica

em de dezembro meu namorado terminou comigo, sofri muito, senti muita culpa até desenvolvi ansiedade, logo quando comecei a superar ele quis voltar, eu aceitei mas tava com a cabeça em “curtir a vida” até então mesmo o término ter durado pouco tempo. Ele é perfeito para mim, quero muito casar e ter um futuro com ele, amo muito ele, mas parece que isso tudo me gerou um trauma ou bloqueio emocional, tenho medo de continuar na relação, medo do futuro sem ele, medo de parar de gostar dele, medo de não ser suficiente, tenho medo até de dar um tempo mesmo achando que isso pode ser necessário, tenho medo dele se relacionar com outras nesse meio tempo, estou muito confusa com tudo isso e com medo de perdê-lo pra sempre, ele sabe o que eu estou sentindo é só quer me ver feliz novamente, essa ansiedade e angústia está acabando comigo.

A melhor resposta 7 FEV 2023

Olá Ana, parece que tu retomou esse relacionamento bastante confusa dos teus desejos e sentimentos, por isso tantas dúvidas na tua cabeça.Tu precisas descobrir o que tu queres viver nesse momento da tua vida e pensar que nada tem garantia, o futuro sempre será incerto, então foca no teu desejo e não nas incertezas.Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

2 FEV 2023

Ana,
Voce precisa iniciar Psicoterapia; está com seu emocional abalado, desarmonizado; quer garantir-se para não decepcioná-lo e isso é errado porque precisa garantir-se para voce mesma e não para ele.
Voce tem medo dos conflitos sendo que são os conflitos que nos fazer crescer, nos fazem evoluir.... precisam ser compreendidos.
É lógico que vão entrar em conflito, todos os casais tem conflitos, de todas as espécies...
Precisam apenas acordar sobre sobre vão fazer quando surgir um conflito. Isto faz parte do namoro... se não prevêm, se não conversarem, no primeiro conflito, voces não vão suportar.
Voce precisa viver a sua vida! Ele precisa viver a vida dele! JUntos precisam viver a vida juntos: como querem viver juntos, como vão fazer quando vierem os conflitos, o que vão construir juntos.
E mesmo assim, nada garantem que vão estar juntos... é uma possibilidade; este é o jogo da vida.
Voce não nasceu para casar; nasceu para se realizar e ser feliz; podem também casar, mas o compromisso maior é com a realização de si mesmo, de si mesma.

Abraços

5817 respostas

1 FEV 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Por enquanto, você não está pronta para namorar outra pessoa. Vivencia muitas dúvidas, não está se valorizando de forma adequada. O primeiro grande namorado de cada pessoa, é ela mesma. Para isso é preciso amadurecer autovalorização. Para amadurecer, turma de colegas e conhecidos, esportes coletivos de contato, estudos sérios e consistentes, acesso e exercício de cultura em áreas como teatro, música, artes, além de estudos consistentes e trabalho consistente, são os meios. A maior parte das pessoas atingirá um índice razoável de maturação, depois dos vinte e cinco anos.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8644 respostas

1 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém