Hematofobia, como resolver?

Feita por >Tainá da Rosa · 3 out 2016 Fobia

Sou aluna de odontologia e desconfio de sofrer de hematofobia. Quando exposta a algumas situações tenho sintomas que me deixam extremamente desconfortável. Qual o melhor tratamento? Quais as formas de resolver esse problema? Essa fobia é sempre associada a traumas?

OBS: preciso de tratamentos mais rápidos, visto que já estou passando por situações difíceis na faculdade.

A melhor resposta 3 OUT 2016

Tainá da Rosa, bom dia. Realmente, eu acredito também que o teu medo de sangue esteja associado a "traumas"; todavia, pode também estar relacionado a uma lista de outras coisas que estejam interferindo diretamente na dificuldade da tua prática odontológica. O foco de um tratamento, se é rápido ou não, depende do teu empenho em buscar uma resposta. Eu sugiro a você o método da psicanálise, que é o que eu trabalho e que mais confio, por tratar diretamente de processos psíquicos por meio exclusivo da fala, do inconsciente entendido como estrutura de linguagem e manifestado no discurso; é um tratamento cuja melhora é gradativa e imediata. Se estiver no estado de São Paulo, você terá vários profissionais dessa área e eu sou um deles. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

14 OUT 2016

Olá Tainá, infelizmente não conheço mudanças rápidas em psicologia, mesmo que aparentemente a mudança seja rápida pode acontecer o que chamamos de deslocamento de sintoma, ou seja, você acha que resolveu um problema mas ele apenas foi para outro lado. É realmente necessária uma avaliação psicológica criteriosa e focada no seu problema. Nem sempre isso é fruto de trauma, pode ser algo mais simples do que se imagina. Qualquer abordagem psicológica pode te ajudar, desde que bem aplicada por um profissional competente e experiente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 OUT 2016

Boa noite busque um psicólogo que trabalhe com hipnose clínica, pois através dessa técnica é possível se chegar as causas inconscientes do seu problema e tratá-la. É necessário investigar mais a fundo se é apenas uma fobia ou se há um trauma por trás do início dos sintomas.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

4 OUT 2016

Seria interessante uma avaliação criteriosa em relação ao seu relato, a princípio, conforme seu relato, de origem psíquica, pode ser algum trauma sofrido, manifestando estes sintomas angustiosos e fóbicos.

Existe uma terapia realizada por psicólogos habilitados em EMDR( uma sigla em inglês que significa reprocessamento e dessensibilização por meio do movimento dos olhos) um trabalho com a estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando qualquer tipo de fobia, consequentemente diminuindo a ansiedade, a fim de que se possa melhorar e propiciar uma qualidade desejável.

A duração do tratamento depende de cada caso, mas é considerada uma terapia breve.

Sugiro informar-se mais sobre o assunto e se for do seu interesse procure um profissional, psicólogo habilitado em EMDR.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 OUT 2016

´Bom dia Tainá, considerando sua urgência, recomendo que procure um terapeuta cognitivo comportamental para um tratamento mais rápido e eficiente na superação de fobias.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

4 OUT 2016

Bom dia Tainá,
Voce pode fazer uma terapia acompanhada de hipnose, pois a hipnose aumenta muito o processo de recuperação de memória e mudança de comportamento. Caso tenha interesse entre em contato por e-mail ou pelo telefone.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga, Hipnoterapeuta
Neuropsicologa

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

4 OUT 2016

Bom dia, Tainá.
É possível que o medo de sangue esteja relacionado a algum tipo de trauma do qual você não se recorda. Seria interessante investigar o que está causando tudo isso, para que a melhora possa ser definitiva. Busque um psicólogo, juntos encontrarão formas de melhorar os sintomas e você poderá fazer sua atividades normalmente.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

3 OUT 2016

Oi Tainá, como você mesma associou, possivelmente sua fobia está ligada a algum trauma, mas só saberemos sobre ele, a partir do momento que você se colocar a falar. Procure um profissional. A escolha pela abordagem depende da sua afinidade e daquilo que você acredita. Eu sempre indico a psicanálise, pois sou psicanalista e trabalhamos com as causas e não como um paliativo. Muitas vezes, não temos apenas um elemento agregado, mas vários. E o tempo de trabalho depende da implicação de cada um.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

3 OUT 2016

Olá Tainá boa tarde! Sinto em sua mensagem o qto está situação está te incomodando, porém seria importante vc procurar ajuda de um profissional e entender o que de fato esteja acontecendo e como vc poderá desenvolver recursos internos para poder lidar com este medo. Espero ter podido te ajudar. Boa sorte.

Psicóloga Andréa Evangelista Psicólogo em São Paulo