Família de genro retrógrados

Feita por >Marina Takemoto · 17 abr 2019 Terapia familiar

Bom dia
Minha filha tem 17 anos e começou a namorar faz pouco tempo.
O namorado também tem a mesma idade, mas o garoto é tolamente prisioneiro dos pais e familiares.
Eles não podem ir a lugar nenhum sozinhos sempre em companhia de algum adulto, não podem ficar a sós um minuto sequer.
Minha filha diz se sentir muito mal com isso e se sente muito limitada e também presa.
O garoto é muito ingênuo, o pai nunca deixou nem andar de ônibus sozinho.
É o primeiro namorado dela, e a primeira namorada dele.
Ambos estão descobrindo o amor juntos, pois não tem nenhuma experiência.
Pois na minha opinião acho que eles precisam ter o tempo deles sozinhos, para poderem criar intimidade e precisam de privacidade também
Ontem, depois da escola, os dois foram juntos para minha casa estudar para prova de química, como eu trabalho fora os dois estava sozinhos, mas estevam apenas estudando.
O pai do garoto monitore ele 24 horas por dia, e nesse dia quis saber onde o filho esteva. e o garoto disso que estava na minha casa estudando, mas sem querer disse que estava a sós.
Pra que foi falar isso, o pai ficou enlouquecido e pediu para o filho voltar imediatamente para casa.
Eu realmente não entendo o porque desse escândalo todo, eles estava apenas estudando.
Só sei que de agora em diante o garoto foi proibido de ir a minha casa.
Minha filha está super triste com isso, e eu realmente não sei o que fazer para poder ajuda-los.

A melhor resposta 18 ABR 2019

Olá Marina,
que situação diferente, né? Geralmente a família da menina costuma ser mais preocupada e do rapaz mais relaxada com a vida amorosa. Mas esse pai deve ter suas razões, não sabemos a história dele. Talvez algum trauma, algum medo, de que algo aconteça ao filho, teria que saber dele. É algo que o filho precisará aprender a lidar, mas é ele que tem que querer.
Mostre-se disponível para conversar com ele, mostre confiança na capacidade dele de tomar as melhores decisões e converse com sua filha para que ela possa ajudá-lo também, mas de preferência sem se voltar contra o pai, pois isso pode gerar uma crise familiar, que não sabemos se terá efeitos positivos ou negativos. Tem que ir passo a passo. Se o casal (sua filha e o namorado) pudessem fazer uma terapia para ajudar a lidar com a situação seria o ideal. Ou se pelo menos o namorado pudesse fazer, para ver o que essa situação significa para ele. Pode ser que esteja tudo bem para ele, por enquanto, ele é que terá que analisar que tipo de vida e de relacionamento ele quer ter.
Espero ter ajudado.
abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

20 MAI 2019

Busque uma ajuda profissional para eles estamos sempre a disposição

Wenderson Psicólogo em São Paulo