Existe um teste específico para definir se uma pessoa é bipolar?

Feita por >Monica Holanda · 6 set 2013 Transtorno bipolar

Gostaria de saber se existe algum teste ou exame específico para detectar se um indivíduo é bipolar.

A melhor resposta 10 SET 2013

Boa tarde, Mônica!

As complicações psicológicas, são da vida de relações, dos comportamentos, então a descrição ciéntifica dos padecimentos nos quais o paciente se encontra, permite fazer diagnóstico, e definir sim, identificando a gênese da personalidade, e a trajetória da pessoa, se há um problema de distúrbio bipolar: cuja tensão/ansiedade estão exacerbadas em um determinado momento, e esta situação é sucedida por um cansaço e exaustão prolongados.

Como "doença" anatômico-fisiológica, o distúrbio bipolar não pode ser identificado, por justamente fazer parte das complicações da vida de relações e não de complicações orgânicas, então não há um exame (USG, tomografia, ressonância, etc.) que possa detectar no corpo o problema, visto que é um problema nas relações.

Mais importante para o paciente do que o nome do que ele padece, é a intervenção na sua dificuldade emocional, então é preciso se preocupar em recuperar-se da dificuldade, mais do que apenas dar nome a ela. Então, estou padecendo de distúrbio de humor: o que esta acontecendo comigo? Como faço para superar tal dificuldade? Como entrei neste processo? Como posso sair dele? Etc, etc., são as respostas que o paciente deve buscar junto a um profissional da psicologia.

Abraços,

Psic. Ana Claudia de Souza - Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

29 MAR 2017

Olá Mônica, os transtornos mentais são diagnosticados com base nos sintomas. Cada diagnóstico possui uma série de critérios, então somente com avaliação do profissional que tem o conhecimento para isso é possível saber qual transtorno o paciente tem. Infelizmente não existem testes clínicos para diagnosticar Transtorno afetivo Bipolar, embora haja uma pesquisa em desenvolvimento no Brasil para que esse transtorno seja diagnosticado através de exame de sangue, mas isso provavelmente vai demorar e não sabemos se essa pesquisa terá um resultado positivo no final.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 MAI 2016

Olá, Mônica. Há uma série de técnicas e procedimentos que podem confirmar o diagnóstico. Procure um psicólogo clínico. Att., Maria Júlia Zimmermann

Psykhé - Clínica de Psicologia Psicólogo em Blumenau

14 respostas

8 MAR 2016

Não existem testes (uso restrito do psicólogo) que avaliem o humor! Mas existem escalas (uso não restrito) que medem ansiedade e depressão (sintomas do transtorno afetivo bipolar). Junto a um profissional que te leia através dessas escalas e através de sinais e sintomas presentes durante determinado período, faz-se o diagnóstico. Tanto psicólogos, como psiquiatras podem fazer essa avaliação, mas caso detectada, faz-se necessário o uso de medicação.

Marcela Zilio Jannke Psicólogo em Pelotas

6 respostas

3 JUL 2015

Não. Isso varia de pessoa para pessoa e às vezes é bipolar ou não.

2 MAR 2015

Não existe um teste específico que possa ser usado para diagnosticar o Transtorno Bipolar. Esse diagnóstico é dado por um médico psiquiatra e um psicólogo em conjunto.
O diagnostico de bipolaridade não é dos mais simples para serem feitos, antes é preciso isolar se não são oscilações normais, se não é um quadro de depressão, entre outros para então iniciar com a medicação específica para essa psicopatologia. E mesmo antes do fechamento do diagnóstico a terapia é indicada para a melhora dos sintomas e que a pessoa consiga equilibrar sua rotina e lidar melhor com as alterações que sofre.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

12 FEV 2014

Olá Mônica!
Assim como todo diagnóstico da psicologia clínica, precisamos nos embasar em diferentes componentes. É necessário, além da realização de alguns testes de personalidade, a pesquisa do histórico de vida e familiar do paciente.

Att,
Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

9 SET 2013

Mônica,
o médico psiquiatra ou o psicólogo clínico são os profissionais capacitados para fazer diagnóstico de transtornos psíquicos. O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é feito a partir da presença de sintomas específicos com base na história pessoal e familiar do indivíduo.

9 SET 2013

Olá Monica!

O mais correto para essa definição não é somente a utilização de um teste específico, mas sim um conjunto de avaliações que deverão ser feitas por um profissional médico habilitado para tal.

Att.
Rosanna - Allfamily Psico

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos

36 respostas

9 SET 2013

Oi, Mônica, não existe um teste específico para isso, mas existe alguns testes de personalidade e algumas escalas que, se você cruzar os resultados, você pode diagnosticar se uma pessoa é bipolar ou não. Esse testes só podem ser aplicados por psicólogos. Se você quiser, podemos marcar um processo de avaliação psicológica.

Clínica Arcádia Psicologia Psicólogo em Fortaleza