Teste bipolar

Feita por >Luciano F. · 27 fev 2015 Transtorno bipolar

Existe algum teste para detectar se a pessoa é bipolar?

A melhor resposta 27 FEV 2015

Não existe um teste específico que possa ser usado para diagnosticar o Transtorno Bipolar. Esse diagnóstico é dado por um médico psiquiatra e um psicólogo em conjunto.
O diagnostico de bipolaridade não é dos mais simples para serem feitos, antes é preciso isolar se não são oscilações normais, se não é um quadro de depressão, entre outros para então iniciar com a medicação específica para essa psicopatologia. E mesmo antes do fechamento do diagnóstico a terapia é indicada para a melhora dos sintomas e que a pessoa consiga equilibrar sua rotina e lidar melhor com as alterações que sofre.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

3 MAR 2015

Olá Luciano, atualmente não existem nenhum teste específico para que seja detectado o transtorno bipolar. Tal diagnóstico é bem complexo e exige dos profissionais envolvidos uma visão holistica do problema. Para isso faz-se necessário que uma equipe multiprofissional esteja por trás do diagnóstico, que deve ser feito em grupo pelos profissionais que trabalham na área de saúde mental, como psicólogos, psiquiatra, enfermeiro, entre outros. Um dos teste utilizados para a construção do diagnóstico é o Hamilton-d,o MINI, entre outros, que ajudam na construção de um diagnóstico diferencial em saúde mental, porém o mais aconselhável é que busque ajuda especializada para que obtenha um diagnóstico correto.

Marlon Coutinho Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

3 MAR 2015

A melhor maneira para saber se alguém é bipolar é consultando um profissional de saúde mental.

27 FEV 2015

Um bom Psicodiagnóstico realizado por um psicólogo pode detectar o Transtorno Afetivo Bipolar, mas não se trata de um teste específico, mas sim da aplicação de uma série de testes psicológicos, além de uma anamnese detalhada. A parceria com um Psiquiatra pode ser positiva no que diz respeito a uma discussão de caso, onde se pode chegar a mais conclusões sobre o diagnóstico do paciente.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza