Eu traí meu namorado.

Feita por >larrisaleme76 · 16 mar 2022 Psicologia clínica

Eu namoro a um bom tempo, e bem no começo desse namoro, cometi um erro enorme, fiquei com uma amiga minha de bobeira. Isso me consome de uma maneira absurda. Eu penso em contar pra ele. mas sei que ele nunca mais vai ver a vida e o amor com os mesmos olhos. Fui eu quem cometi o erro e sou eu quem deve sofrer com ele. A verdade só libertaria a minha pessoa, a minha culpa. Será que seria tão errado eu conviver com isso pro resto da vida? Prefiro mil vezes sofrer com isso sozinha, do que ver ele sofrer junto. Será que um dia eu vou aprender a domar esse sentimento de culpa? Eu nunca mais fiz isso e hoje eu nunca teria nem coragem. Eu mudei muito desde e o começo do nosso namoro. Eu usava muitas drogas, era inconsequente e irresponsável. Tinha pouco amor à minha vida. Queria uma luz, um ponto de partida. Será que estou enganado ele? Eu realmente o amo e mudei completamente minha vida com a ajuda dele e enxergo coisas das quais nunca enxerguei. Busco minha iluminação espiritual a cada dia que passa. Dou a ele tudo o que ele merece. Mas não sei se isso é realmente plausível nessa situação. Eu o amo muito, ele é para mim, como o ar que respiro. O que deveria fazer?

A melhor resposta 17 MAR 2022

Boa noite Larissaleme76
Como tu mesma relata, o momento em que ficasse com uma amiga mesmo namorando foi em um momento de que usava muitas drogas e fazia coisas momentâneas.
Hoje está em um relacionamento que te traz felicidade e que o amor de vocês reflete um futuro com muita paz e realizações.
Se consegue ver que quando aconteceu a traição tu estava perdida em teus sentimentos não tem porque se sentir culpada.
O que passou veio acompanhado de drogas ilicitas que não te permitiam ter um olhar sobre ti mesma e o mundo que queria viver.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

23 MAR 2022

Oi Larrisa Leme
O que é certo e o que é errado? Depende de onde voce parte... Quem é você? Voce está aqui, vivendo neste mundo mas não é daqui.
Para a vida (Deus) nada é certo e nada é errado, tudo é aprendizagem e está aqui para aprender, para corrigir, sanear. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce mesma se conduzir e escolher e colher os resultados das experiências.
A experiência que voce fez está gerando culpa, vergonha... qualquer coisa, mas saiba que isso não está fundamentado na vida, aquilo que essencialmente voce é, mas sim no sistema.
O sistema é o meio onde voce está acontecendo, é cheio de regras, mandamentos, crenças, padrões que foram inventados para possibilitar uma vivência compartilhada. Este, precisa ser compreendido e sabiamente administrado para que possa ser usado para facilitar a nossa vida, mas não pode impedir a vida individual. Voce está vivendo no sistema e precisa lidar com ele com muita flexibilidade.
Com certeza a experiência que voce teve, tanto de ter ficado com a tua amiga, como por ter usado drogas, te trouxe aprendizagens. A culpa que sente não vem da vida e sim do sistema.
Se consegui me fazer entendido, ok
Caso não, solicite atendimento maior. Faça Psicoterapia.
Abraços.

5817 respostas

17 MAR 2022

Larissa vc talvez vc esteja super dimensionando essa situação. E tb talvez vc esteja colocando uma culpa muito grande em cima do q vc fez e por causa disso esteja querendo compensar essa pessoa. A verdade pode te libertar sim, mas cabe a vc decidir se deve falar essa verdade. Tenha calma. Sugiro conversar com um profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

17 MAR 2022

Olá Larissa! Que bom que você escreveu! A vida é dinânica. O entendimento que temos em um momento sobre uma atitude modifica-se com o tempo. O que os olhos não viu, que com o passar do tempo envolveu genuína maturação e mudança de valores, não precisa ser vivida, explicitado, nem como culpa, nem como comunicação. Você mesma diz que sente-se modificada. Há coisas que são verdades, que não convém comentar com a pessoa que se importará ao saber essa verdade, já vivida, já estancada, que não se repetirá.
Trabalhar com o psicólogo, a ressignificação, a culpa; isso sim valerá a pena.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8636 respostas

17 MAR 2022

Primeiro e mais importante, como você está hoje, pensando você como pessoa única? A partir disso lhe pergunto, você já pensou em iniciar um processo terapêutico? Essa é uma questão sobre a duvida com seu namorado me parece super importante para ti. Me coloco a disposição, caso tenha interesse de trabalhar mais e entender teus sentimentos e emoções.

Dyenifer dos Santos Psicóloga Psicólogo em Selbach

11 respostas

17 MAR 2022

Olá
Me preocupa muito essa ideia de ele ser "o ar que eu respiro". Penso ma dificuldade que seria separar o que é seu e o que é dele, afinal vocês não são a mesma pessoa.
Além disso, te recomendo um processo de terapia para que você possa se perdoar. Muito mais importante do que alguém te perdoar, é você ter a capacidade para lidar com seus erros.
Erros são humanos, todos nós cometemos. Você já se arrependeu, não há nada que possa mudar o passado, só podemos nos relacionar com a forma como lidamos com o passado.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha