Eu trai e me arrependo muito, estou sofrendo.

Feita por >Marta · 29 jul 2022 Terapia de casal

Estou em relacionamento há 10 anos, a 6 anos atrás eu trai, hoje acabei contando por perceber que não podia mais esconder da pessoa, eu a amo muito me arrependo profundamente foi só uma vez, eu não sei o que fazer não quero perde lá, se eu pudesse voltar atrás nunca teria feito porém agora já fiz e contei, mesmo passando 6 anos ela está com muita raiva e não quer dormir comigo eu não sei oque fazer pra não perder meu amor por causa de uma coisa que não significou nada!

A melhor resposta 1 AGO 2022

Olá Marta;).
Obrigada por sua interação aqui.
Sinta-se confirmada em sua sensação. Ser humana pressupõe estar em evolução, em constantes aprendizados e amadurecimento. Isso significa que cometemos erros. Faz parte do viver.

O problema é que nossas ações impactam diretamente outras pessoas (e vice versa). O que requer de nós também a empatia de entender as sensações e reflexos disso tudo nelas também. Dado isso, também precisamos entender que há emoções envolvidas. Uma traição, quando se fala em relação de casal, traz à tona muitas demandas e olhares: Como está/estava a relação? O que buscou em outra pessoa? O que te motivou a contar isso agora? O que a fez evitar faze-lo no momento em que ocorreu?

Enfim, reflexões que podem te ajudar a pensar a respeito e equilibrar seus pensamentos. Só assim terá mais equilibrio emocional para enfrentar esse momento de desafio e conflito, apoiar a pessoa que está nessa relação contigo. Com sinceridade, expressando o que pensa e sente, com empatia para acolher as demandas do outro e juntos encontrar um caminho possível nesse momento.

Costumo dizer que esses conflitos são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento. A grande questão é que por vezes, imersos na situação ou a tendo como padrão de uma vida, não percebemos ou sabemos como sair disso. A meu ver, sugiro que você invista em você, em seu desenvolvimento pessoal. Talvez você possa entender o que se passa no seu campo emocional e mental, possibilitando maior equilibrio e funcionalidade também em suas relações.

Faça terapia para desenvolver a sua autoestima.
Espero tê-la ajudado.
Caso precise de ajuda com isso, conte comigo! ;)
Christiane Teixeira
Psicóloga

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

2 AGO 2022

Olá Marta.
É natural que ela fique com raiva neste momento, pois sem esperar ouviu algo que não estava preparada para ouvir. Se a relação de vocês é boa, a tendência é que após alguns dias vocês fiquem bem. Deixe claro para a pessoa que você ama os seus sentimentos. Você fez aquilo que achou mais correto, agora cabe a ela entender. Um relacionamento se constrói também na adversidade, são estes momentos que uma relação costuma se solidificar ou não, porém se continuar, será mais forte.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 AGO 2022

Oi Marta,
Pelo seu relato ainda há algumas coisas a esclarecer, como: o motivo de sua culpa tão intensa, o porquê da traição, o porquê de você contar depois de tantos anos etc. A reação dela não é incomum, afinal, mesmo não tendo significado nada para você, para ela pode ter sido uma quebra de uma relação de confiança.
Há muito a entender e o processo terapêutico irá ajudá-la a entender o motivo de seu comportamento (autossabotagem? Autopunição?). Você é feliz com ela?
Bom, estou à disposição para caminhar junto com você neste processo de autoconhecimento e de correção de possíveis crenças limitantes e disfuncionais, sempre buscando seu bem estar e felidadade.
Um abraço,
Tania Steiner.

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

31 JUL 2022

Oi Marta,
Voce traiu e ela permitiu, mesmo nao se dando conta disso e só saberá se for autentica com ela mesma e contigo.
Dificilmente consegue perceber sem fazer psicoterapia... Ela ficou com raiva porque se viu enganada por ela mesma, mas só consegue ver que voce a traiu.
Precisa dialogar com ela, ver as razões que te levaram a se relacionar com a outra pessoa.
Como identificar ou como apontar uma traição?
Dentro dos valores sociais, sistêmicos, traição é romper com um acordo, com uma combinação firmada, de forma consciente e clara.
Para a vida, não existe certo, nem errado, tudo podemos aprender.
O que te fez contar?
O que tem por traz do arrependimento?
O que é visto como negativo pode ser um impulso para uma vida mais autêntica.
Proponha fazerem Psicoterapia de casal.
Se ela não quer, faça voce que terá uma compreensaão esclarecedora.
Abraços

5830 respostas

30 JUL 2022

Olá Marta! Obrigado por escrever. Seu texto, seu jeito de escrever, sugere que você está sendo verdadeira, que colocou fatos. A outra pessoa, tendo sabido faz seis meses, embora o fato tenha acontecido faz seis anos, precisa de um tempo para reorganizar as coisas. Tenha paciência e tolerância. Sua honestidade, sua vontade genuína de resgatar a confiança, serão preponderantes, se o esforço por se entender for recíproco. Relacionamentos precisam ser sempre temperados por diálogo, confiança, tolerância, flexibilidade, persistência, mas nada disso pode violentar a harmonia interna. O grande namorado de cada pessoa é e precisa ser ela mesma, para que possa oferecer harmonia e doçura para a outra pessoa.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional