Eu não sei como sou fisicamente

Feita por >Flor · 26 jun 2023 Autoestima

Olá, eu tenho baixa autoestima desde à tenra idade, sempre sofri chacota pela minha aparência, recorro à validações externas pra me sentir bem, porém essa sensação positiva dissipa-se rapidamente, eu não sei como eu sou, não sei como é o meu rosto, é como se eu não tivesse-o gravado na mente

A melhor resposta 4 JUL 2023

Olá, Flor.
O impacto do bullying na vida de uma criança ou adolescente não deve ser subestimado pois se reflete em uma vida inteira, quando não elaborado. Imagino que não se permitir ver a própria imagem tenha sido um dos movimentos defensivo que por algum tempo te trouxe a sensação de preservação. O problema é que não é efetivo, e a longo prazo, só te distancia de si mesma.
Um processo psicoterápico pode ser importante para te ajudar a lidar com o processo de reafirmação de sua identidade com todas as características que te constitui e te torna única, especial. Se a gente não pode ser quem se é, a vida perde sentido.
Não lide com isso sozinha, querida. Estou à disposição. Conte comigo.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

27 JUN 2023

Flor
Voce está sofrendo porque não sabe quem é, não sabe qual a tua real identidade.
Voce está se deixando influenciar pela mediocridade das pessoas que analisam o externo, a embalagem e não o conteúdo.
Nosso corpo, apesar de inteligente, é a casa onde voce esconde a tua real identidade.
Foi voce que escolheu este corpo e servia exatamente para esconder a tua essência... só que se deixou influenciar pela avaliação medíocre das pessoas.
Precisa corrigir isso, precisa deletar estas referências que estão no teu emocional; precisa recuperar a tua inteligência de vida.
Faça Psicoterapia que tudo consegue resolver.
Abraços

5897 respostas

27 JUN 2023

Bom dia, Flor,
É muito comum voltarmos nossa atenção para as críticas e comentários dos outros quando não nos temos em alta conta. E a baixa auto-estima compromete ainda mais o processo de autoconhecimento.
Mas é importante tirar o tempo pra você, olhar pra você e trabalhar o seu próprio reconhecimento. Primeiro se conhecer, para depois trabalhar o sentimento de se bastar e se valorizar.
A psicoterapia pode te ajudar neste caminho, melhorando sua percepção de si mesma. Caso tenha interesse, fico à disposição para te ajudar a desabrochar da maneira mais rica e consciente que quiser.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

27 JUN 2023

Olá Flor! Obrigado por escrever. Vamos conversar mais profundamente, muito mais profundamente. Provavelmente você está afirmando que não sabe como é fisicamente, porque tem o registro emocional distorcido que a faz ver sua fisionomia com forte alteração baseada em sentimentos dominando os fatos físicos. Também podemos ponderar que você não veja.
Normalmente temos uma imagem sobre nossa própria aparência, que pela convivência intensa e pelo acompanhamento do próprio desenvolvimento, é diferente da aparência percebida pelas demais pessoas, que também adquiri significados particulares conforme a posição de olhar e particularidades emocionais das pessoas que olham nosso corpo. Seu corpo é inseparável de tua fala, gestos, atitudes, situações de trocas e encontros.
Será muito promissor, refletir isso com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.