Eu não me interesso mais pela vida, pra mim não é errado.

Feita por >Belmonth · 31 jul 2024 Abordagem psicológica

Eu tenho 36 anos, quando eu era jovem, com meus 14, eu tinha faltas de ar 24h por dia, as pernas tremiam involuntariamente, mas nessa época, não havia informação, internet etc.
Logo sempre achei que era algo cardíaco e nunca liguei.
Cresci, vieram as responsabilidades, sempre fui muito responsável, cheio de planos, minha família era só eu e minha mãe, e o padrasto que era uma pessoa boa.
Tirando minha mãe que sempre deixava claro que eu não tinha valor, pois eu não pagava as contas, e se fosse preciso me colocava na rua.
Aí vinheram os pensamentos, " antes minha mãe tivesse conseguido me abortar em algumas das tentativas".

Eu fiquei de maior, sem completar estudos, sem profissão, sem nenhum curso.
Comecei minha vida adulta, consegui emprego, com 27 anos me casei com uma pessoa simplesmente maravilhosa, só que minha mãe me viu feliz demais, e arruinou meu casamento, foi aí que piorou tudo, e destravou o gatilho na minha cabeça, fiquei depressivo ao extremo, a ponto de ficar louco, e fazer uma viagem de 1000 km sem nem ter dinheiro pra isso.
Quando me dei conta, estava lá, sem saber nem como cheguei, pedindo ajuda para voltar.
Eu estava morando sozinho ha 5 anos, quando minha mãe ficou sem ter pra onde ir, e me pediu pra ficar 3 meses, só que já fazem 8 meses.
E ela me faz mal só extremo.
Resumo, depois da minha separação, minha depressão se fortaleceu, e eu não quero mais viver dês de então.
Eu não quero viver, só por viver, no automático, sabendo que vou dormir, acordar, trabalhar, tudo somente pra sobreviver. Sem esperança de um futuro que eu sei que não terei, de uma família que eu sei que não terei, nem de uma casa, nem de um conforto.
Eu somente, trabalho para não morrer de fome.
E nada me faz feliz.
Me sinto uma engrenagem quebrada, que não serve para fazer parte de nada.
Eu vou dormir todo dia, repetindo que queria amanhecer morto.
Fui gerado sem ser desejado, era para eu estar morto.

A melhor resposta 1 AGO 2024

Olá Belmonth, espero que esteja tudo bem com você.

Mas está vivo, e com isso que devemos trabalhar no momento. Mesmo que a vida apresente suas dificuldades, é de nossa responsabilidade aprender como podemos lidar melhor com elas, a ponto de realmente superar essas dificuldades em busca de um caminho melhor para nossas vidas, daquilo que realmente desejamos. Por se sentir perdido e sem esperança, não devemos acreditar que não existe um caminho para nós. Só o fato de estar vivo, todos os dias lhe dá a oportunidade criar seu caminho. Se houve escolhas erradas no passado, então você pode e deve aprender com elas, para que possa realizar melhores escolhas em seu momento presente, para criar o futuro que deseja. Se não consegue ainda entrar em contato com as boas possibilidades que vida pode te oferecer, talvez seja interessante buscar um profissional para te ajudar. Nesse caso, o mais indicado é um profissional de Psicologia. Junto a esse profissional você terá a oportunidade de buscar construir novas possibilidades, com mais consciência, e alinhadas com aquilo que você realmente deseja para si. Por isso, se houver possibilidade busque esse profissional, e comece a construir seu caminho futuro com consciência e clareza de onde você quer chegar. Você tem a oportunidade da vida, e com ela você pode construir muitas coisas ainda.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

7 AGO 2024

Olá,
Eu sinto muito que você esteja passando por essa situação tão difícil. É importante reconhecer que sua dor é real e que você merece apoio e ajuda para enfrentar esses sentimentos e encontrar um caminho para a recuperação. É crucial procurar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo. Eles podem oferecer tratamento para a depressão, incluindo terapia e, se necessário, medicação que pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Se os pensamentos suicidas se intensificarem, procure imediatamente um serviço de emergência ou ligue para uma linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio.
É importante lembrar que a depressão é uma condição tratável, e muitas pessoas conseguem encontrar caminhos para a recuperação com o suporte certo. Você não está sozinho, e há ajuda disponível para você.
Se precisar estou à disposição.
Psicóloga Marília

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

2 AGO 2024

Oi, Belmonth. Lamento muito que você esteja passando por isso. É compreensível que a pressão de um ambiente familiar complicado e a falta de apoio emocional tenham contribuído para seus sentimentos de desespero e desinteresse pela vida. Parece que você está lidando com uma profunda depressão, e esses pensamentos de querer não estar mais aqui são sinais de que é crucial buscar ajuda.

A ativação comportamental pode ser uma estratégia útil para você. Essa abordagem se concentra em mudar seu comportamento para combater a apatia e a falta de motivação. Isso significa identificar pequenas atividades que você pode fazer diariamente, mesmo que não tenha vontade, e se comprometer a realizá-las. Essas atividades podem ser simples, como dar uma volta no quarteirão, ouvir uma música que você gosta ou até mesmo se conectar com alguém, mesmo que por mensagem. O objetivo é reintroduzir prazer e engajamento em sua vida.

Além disso, considerar falar com um profissional de saúde mental pode ser essencial. Eles podem ajudá-lo a entender melhor seus sentimentos e oferecer estratégias personalizadas para lidar com a depressão e a situação com sua mãe. É importante lembrar que você merece apoio e a possibilidade de construir uma vida que traga satisfação e esperança. Não hesite em buscar essa ajuda. Você não está sozinho nessa.

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Olá Belmonth
Pois, a partir de hoje, você vai trabalhar para o seu sustento e para o seu restabelecimento, para a sua recuperação!
Você não é da sua mãe, você apenas nasceu através dela, escolheste esta pessoa para nascer porque através dela poderia resolver o seu problema.
Não está aqui por acaso, está aqui para aprender, corrigir percursos e expandir a sua consciência.
Você não nasceu para satisfazer a tua mãe; Voce nasceu para se realizar.
Acontece que desde o ventre materno, passando pelo meio familiar, educacional, social, religioso você foi forçado a se condicionar ao que os outros queriam e não a si mesmo. Sua mãe dizia que você não tinha valor... e você acreditou! Você cresceu se menosprezando não dando valor a si mesmo.
Quando casou e estava bem, você permitiu que a mãe, uma frustrada, interviesse e voce caiu; agora que estava morando sozinho, uma possível recuperação, voce decidiu aceitar novamente a mãe...
Você se torna o que escolhe - cada escolha gera suas consequência pelas quais você é responsável.
Precisa se recuperar, precisa resgatar a tua liberdade e poder de escolha e não se deixar governar pelas emoções.
Prioritário para você é se sustentar e depois, fazer Psicoterapia para se recuperar para se tornar quem você quer ser e não deixar que outros comandem a tua vida.
É uma liberdade, uma escolha e uma decisão.
Abraços

6349 respostas

1 AGO 2024

Bom dia Belmonth, pelo seu relato você se encontra em uma depressão bastante grave. Na depressão alimenta-se apenas o lado negativo e pessimista dos fatos o que leva ao desejo do suicídio como algo que poderia acabar com o sofrimento. Porem, sabemos com a física quântica que a vida sempre existe. Que tal fazer um tratamento psicológico serio? Decidir melhorar dessa depressão e buscar ajuda psicológica e psiquiátrica? Psicologicamente você já esta sentindo-se morto, o que é muito triste. Saiba que existem tratamentos, recursos e soluções. O fato de postar aqui já é o seu lado positivo e que quer ser feliz buscando socorro. Busque ajuda.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

1 AGO 2024

Olá, sinto que muito que tenha passado por tudo isso na sua vida. Sinto muito por não ter tido a mãe que precisava. Saiba que hoje você é adulto e pode fazer suas escolhas diferente de quando não tinha autonomia e independência. Você está vivo e merece o melhor. Busque ajuda para uma melhor qualidade de vida, ressignificando todo esse passado que insiste em levá-lo pra ele. Seu presente, é uma página em branco para você construir o que quiser e você não precisa fazer isso sozinho. Busque o acompanhamento de um profissional, escolha você e o seu bem estar neste processo. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

1 AGO 2024

Bom dia, Belmonth! Obrigado por escrever. Seu ato de escrever é um ato de busca por melhoras. Nesse aspecto, parabéns. Teu texto apresenta dados que precisam ser melhor esclarecidos. Por exemplo, você começou a trabalhar, segundo seu relato, aos vinte e sete anos. O que terá feito até os vinte e sete anos? Quais as razões de tua falta de ar ao quatorze anos? Por que não há uma idade de assinalamento de tua autonomia e explicação das ações, por você mesmo?
Vamos aprofundar reflexões?
Atenciosamente,

9308 respostas

1 AGO 2024

Olá B.
É compreensível sua dor e sei que não foi fácil ter sido tão forte há 36 anos, diante de tantas adversidades. Você passou por vários traumas e carrega sentimentos de rejeição e abandono, no entanto, entenda que “não ser desejado” não lhe define. Se houve tentativa de aborto ou “era para você estar morto”, o importante é que não está! O futuro também ninguém sabe, pois ainda não chegou. Quem disse que nunca terá um futuro próspero, você? Quem disse que nunca terá uma família, você? Quem disse que nunca terá casa ou conforto, você? Essas são as crenças que você alimenta, independente de onde tenham surgido, o fato é que elas se fortalecem cada vez que você continua acreditando e repetindo para si mesmo. O homem é escravo do próprio pensamento, quando aprende a dominá-lo fica livre. Por muito tempo você absorveu situações negativas, mas considere ao invés de “a engrenagem estar quebrada”, ser um motor potente muito moderno que você ainda não aprendeu a ligar!

Abraço :)
Se precisar, conte comigo!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus