Eu me sinto substituível e não importante, como mudar isso?

Feita por >Beatriz · 27 dez 2021 Autoestima

Eu tenho amigos que por mais que digam que gostem de mim, eu não consigo acreditar nisso. as ações deles, principalmente de uma deles é que por mais que me diga me amar, ele mudou muito de comportamento comigo nesses ultimos dias e não consigo parar de pensar que o problema seja eu (cometi um erro com ele esses tempos e ele me perdoou), e mesmo que eu tenha perguntado se aconteceu algo e falei sobre o medo dele se enjoar de mim. Então, eu tenho muitas vezes vontade de desaparecer pois pra mim eu sou substituível. Eu gostaria de saber como lidar com isso, não aguento mais minha mente tendo esses pensamentos negativos e me fazendo me sentir mal. seria esses pensamentos reais ou disfuncionais? talvez meu amigo não esteja sendo sincero e talvez ele não goste mesmo de mim e aquele erro que cometi foi o necessário para ele não me amar mais?

A melhor resposta 29 DEZ 2021

Beatriz,
Voce é essencial, cada um de nós é essencial. Isto significa que você é... uma essência.
Substituível, todos somos, pois são papéis que executamos, tarefas que estamos fazendo, mas como essência, voce É.
Pouco importa de as outras pessoas te amam ou não... voce não veio aqui para ser amada, veio aqui para se amar, para se realizar.
É conveniente ser amada porque isto facilita as relações.
Há duas realidades em ti. Uma é a tua essência, como espírito a outra é a tua materia concreta, corpo.
Enquanto a vida (espírito) te dá a liberdade, o comando sobre a tua vida, e o livre arbítrio para voce fazer as suas escolhas e decisões, a matéria, o sistema, o meio te dá o limite, as regras, as leis de convívio, as crenças.
Voce deve aprender a ser si mesma, deve ter o seu ponto de vista, assim como os outros tem o seu ponto de vista; cada um deve respeitar o ponto de vista dos outros, eles se expressam desta forma; Cada um é diferente, embora todos somos humanos e não dá para se comparar com ninguém. Voce deve aprender a se amar porque esta é forma como voce se organizou para estar aqui; Voce deve defender a ti mesma, colocar o seu ponto de vista sobre como voce percebe as coisas e admitir o ponto de vista dos outros, que será diferente.
Neste jogo, defendemos coisas, temos visões diferentes, posições diferentes, atitudes diferentes onde pessoas podem se incomodar, se chatear, se magoar. Porém não são coisas erradas, não tem nada de errado ou de certo, tudo são formas diferentes de se ver e fazer. Contudo, consideramos que fizemos errado e as vezes ultrapassamos os limites mesmo, mas não se pode ficar marcado pelo que fizemos. Quem joga futebol, podemos considerar certo o chute para o gol, mas quantos chutes damos que a bola vai para fora do campo? E nem por isso é o fim. É tudo um jogo. No relacionamento também.
Se voce está aqui é para cumprir com o teu objetivo de vida. Esta é a tarefa principal. Então deve lutar para voce ser isso, ser construtora da tua história e não querer desaparecer porque magoou, ofendeu alguém.
Lute por ti, não dependa dos outros, nem afetiva e nem financeiramente. Lute para ser autônoma e dona da sua vida.
Se precisar de ajuda nesta construção, solicite. A Psicoterapia é para isso.