Estou sofrendo pelas más decisões que tomei.

Feita por >Luana Fernandes · 25 jul 2024 Abordagem psicológica

Me divorciei porque achei que o amor havia acabado e acabei me envolvendo com outra pessoa (B). Mas ao ver meu ex (Pessoa A) com outra, senti que ainda gostava dele e pedi para voltar. Ele não quis inicialmente e continuei com a pessoa B, por quem estava me apaixonando, mas me sentia insegura porque percebi que ele tinha problema com álcool quando tínhamos algum desentendimento. Até que meu ex (Pessoa A) enfim quis voltar comigo e voltamos, mas eu não conseguia me desligar do relacionamento com a pessoa B, até que meu marido descobriu que eu mantinha a relação com a pessoa B e ligou para ele contando tudo. Hoje estou muito mal, só choro, não consigo comer e percebi que gosto da pessoa B, que não me quer mais.

A melhor resposta 27 JUL 2024

Olá Luana. Neste momento, é importante que você se permita vivenciar suas emoções sem tomar decisões importantes. A confusão de sentimentos é normal e talvez você até tenha gostado dos dois simultaneamente em algum momento. O amor e o desejo não obedecem regras sociais e muitas pessoas vivem dilemas amorosos e tomam decisões que depois julgam erradas. Não é hora de se culpar por suas escolhas, mas de tentar entender o que as motivou e o que você quer verdadeiramente para sua vida a partir de agora. Conhecer-se melhor, entender seus desejos e vontades e não se julgar, mas acolher a sua humanidade (que nos faz acertar e errar). Fico à disposição caso queira conversar mais sobre tudo isso. Um abraço!

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

31 JUL 2024

Olá Luana,
Essa situação é muito difícil e compreensível que esteja te deixando tão angustiada. É normal sentir-se triste, confusa e arrependida. Permita-se sentir essas emoções sem se culpar. É uma parte importante do processo de cura. Conversar com amigos, familiares ou um terapeuta pode ajudar a processar esses sentimentos. Um profissional pode te ajudar a entender melhor suas emoções e a encontrar formas de lidar com elas. O tempo pode ajudar a clarear as coisas e a acalmar os sentimentos intensos. Evite tomar decisões precipitadas enquanto está se sentindo tão emocionalmente sobrecarregada.
A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para trabalhar questões emocionais e relacionais, ajudando você a encontrar clareza e a tomar decisões que sejam melhores para o seu bem-estar. É importante lembrar que você merece estar em um relacionamento onde se sinta segura, valorizada e feliz. Trabalhar em si mesma e buscar apoio pode te ajudar a encontrar um caminho mais positivo para o futuro.
Fico à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

164 respostas

27 JUL 2024

Poxa, sinto muito por tudo o que esta passando. A dor de perder alguém que você ama, somada à sensação de culpa e arrependimento, pode ser esmagadora. É normal ter sentimentos por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, especialmente em situações de transição emocional, como um divórcio e tantos valores pessoais em questão.

É importante permitir-se sentir essas emoções, mesmo que sejam desconfortáveis. Pergunte-se o que você realmente deseja para o futuro: você quer trabalhar em seu relacionamento atual ou está aberta a explorar o que sente pela pessoa B? Considere também o que você aprendeu com essas experiências e como pode usar isso para crescer e se desenvolver emocionalmente.

Se você sentir que precisa de apoio, pode ser útil conversar com alguém de confiança ou até mesmo um profissional que poderá ajudar a clarear suas emoções nesse momento!

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

27 JUL 2024

Oi Luana
Teu problema é emocional e só vai se resolver quando aprender a compreender e lidar com o emocional.
A maioria das pessoas não entendem e administram mal seu emocional. Por isso, escolhem e decidem o que lhe causam dor.
Faça Psicoterapia
Abraços

6349 respostas

26 JUL 2024

Bom dia Luana, o seu relato descreve confusão emocional. Quando você esta assim recomendo não se envolver e buscar ajuda psicológica, justamente para não tomar decisões que possam trazer magoas e frustrações. Com o aumento da confusão, sua crise emocional aumentou por isso você chora e esta muito mal. Mas saiba que fica o aprendizado, você pode buscar um profissional psicólogo para seu autoconhecimento, clareza emocional, assertividade, fechar ciclos para posteriormente abrir um outro. Nesse momento você vive o luto conjugal. Permita-se passar por esse luto e busque ajuda. A disposição. Cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista & Terapeuta de Casal

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

190 respostas

26 JUL 2024

Olá Luana! Obrigado por escrever. Você está, segundo seu relato, olhando nas direções erradas. Sempre, sempre mesmo; todas as pessoas precisam ter como prioridade o amor próprio. Afastar-se quando não está bom, aproximar-se quando está bom, não permite enriquecer e consolidar relacionamentos.
Certamente, pelo que escreveu, você decidiu casar-se, sem antes viver o necessário casamento consigo mesma. Você precisa melhorar a autoestima, amadurecer delimitadores de identidade, personalidade, e objetivos de vida. A vida a dois, se essas coisas não estiverem claras, firmes; faz com que as pessoas se relacionem com conflitos, as vezes uma se anulando, as vezes outra, quando não, vivendo preponderância de insatisfações.
Você está precisando resgatar a si mesma.
Atenciosamente,