Estou quase 14 anos em um casamento que antes eu era feliz. Não aguento mais.

Feita por >Ana Lucia da Silva · 22 mai 2024 Separação

Estou quase 14 anos em um casamento que antes eu era feliz, mais de uns tempos pra cá tudo mudou, meu casamento caiu na rotina, não saímos mais, quando meu marido vai sair é sozinho. Eu sou uma esposa carinhosa gosto de agradar... Fazia surpresa e dava mimos presente nos dias especiais e até mesmo nos dia comuns para ele se sentir especial sou companheira trabalhadeira estou ali por que der e vier, mais infelizmente ele não deu valor, ele começou me desprezar começou a ficar fria começamos brigar descutir direto tentei me matar por conta disso, me sentia culpada por que acontecendo isso eu comecei a ter depressão e ansiedade nós ficava uns ou dois dia se falando e uma ou duas semanas sem falar eu fazia comida ele não comia ia comer na mãe dele, ele começou pisar em mim então eu comei a despreza-lo comecei ficar fria ele não dava carinho para os nossos filhos só vivia brigando com eles e batendo tirava minha autoridade na frente deles eu comecei a tomar raiva dele por que ele fazia isso com as crianças e isso me machucava, ele fazia isso pra me atingir em datas comemorativas das crias ele nem se quer dava feliz aniversário ou dia das crianças meu amor por ele começou a diminuir cada dia que passava eu estava mais distante dele chegou um dia que chamei ele pra conversar falei que não queria mais queria acabar com tudo queria ir embora eu não amava mais ele porque ele desprezava as crianças atingia as crianças para me atingir então naquele momento ele disse que ia mudar. Aliás ele me prometeu tantas vezes que ia mudar e nunca mudou então eu cansei e ele começou a ameaçar falava que ia se matar se eu fosse embora como que ele ia ficar sem eu e as crianças por causa disso eu não fui chegou um tempo que eu comecei a não sentir mais nada por ele nem amor nem carinho nem compaixão nem nada ainda para acabar a mãe dele me deu um tapa no meu rosto por nada levei esse tapa por nada e ele nem sequer fez nada falou que a mãe dele não estava num dia bom eu tomei ódio dela e dele eu quero sair desse casamento mas eu não sei o que eu faço toda vez que eu falo e quero separar ele fica fazendo chantagem falando que eu não vou conseguir criar meus filhos sozinha, eu pago praticamente todas as contas da minha casa sozinha, a gente financiou a nossa casa e faltava só 6,000 para quitar e eu quitei a casa fiz empréstimo e que tenha a casa. Me ajuda eu nao sei mais o que fazer eu quero sair desse casamento eu estou infeliz nao quero mais eu quero viver só com os meus filhos eu trabalho como gerente de loja recebo bem eu tenho condições de sustentar meus filhos sozinha. Tenho três filhos um menino de 14 uma menina de 12 e uma menina de 4 anos me ajudem.

A melhor resposta 23 MAI 2024

Olá Ana Lucia!

Entendo como pode ser doloroso viver nessas condições por tanto tempo, quanto sofrimento você vem passando. Mas você já tem grandes fatores a seu favor. Você reconhecer que quer sair dessa situaçao e estar disposta a isso é importante, e você ter a capacidade e estabilidade financeira para sustentar a si e a seus filhos é um importante apoio que te auxilia a buscar esse término.

O que parece mais necessário nesse momento é trabalhar suas emoções e sua resiliência para manter firme sua decisão e não se deixar afetar pelas ameaças do seu marido.

Ana Lucia, você é a pessoa responsável por sua vida, o poder de decisão está contigo. Mas para a situação mudar de fato, é preciso uma ação, passos em direção ao que você quer. A terapia pode te auxiliar a se fortalecer nesse momento de sofrimento para buscar o futuro que você deseja.

Estou aqui para auxiliá-la nesse processo. Precisando, chame através da plataforma a mim ou a um dos colegas.

Abraço Ana Lucia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

25 MAI 2024

Ana Lúcia
Voce precisa de Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo de separação.
Já deveria ter-se afastado dessa relação, pois ele não faz questão de melhorar.
A vida não te quer, sofrendo. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, quer dizer, pode fazer novas escolhas.
Cada escolha gera seus resultados e se os resultados de uma escolha não te satisfazem, pode fazer novas escolhas.
OK conversar, expressar sentimentos, mas quando observa que não tem melhoras, precisa terminar, por amor a ti mesma.
Precisa aprender a se amar, antes de tudo.
Os filhos estão esperando reação tua em buscar a tua felicidade... eles vão te copiar, também saberão agir para buscar a felicidade deles porque você deu exemplo.
Anime-se e não cometa a besteira de querer se tirar a vida.
Tua vida é mais importante que tudo e todos.
Faça Psicoterapia.
Abraços

6356 respostas

23 MAI 2024

Bom dia, Ana! Obrigado por se colocar. Teu texto detalha aspectos importantes. Há quatorze anos de história, há os filhos. Será preciso reflexão, precaução. Poderemos te ajudar sim, mas para isso acontecer de forma amadurecida, consistente, ética, precisaremos conhecer melhor tua história, perspectivas, e, principalmente, formas para lidar com os desdobramentos das modificações que você quer administrar.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

23 MAI 2024

Ana, bom dia!

Gostaria de poder auxiliá-la nesse processo, de qualquer forma, esse reconhecimento que expõe já é um ótimo ponto de partida para conseguir se libertar dessa situação.

Estou à disposição!
Atenciosamente,

Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

23 MAI 2024

Olá Ana Lúcia,

Entendo seu sofrimento e lamento que seu casamento esteja de tal maneira. Numa relação tão duradoura, quando se tem filhos, é muito difícil sair da "zona de conforto" e principalmente quando se está vivenciando um relacionamento abusivo.

Você é a principal responsável pela sua vida, ou seja, para que sua situação mude, deve haver um movimento seu, inicialmente emocional, posteriormente ação. O que eu quero dizer é que você precisa se estabilizar emocionalmente para mudar sua vida. Compreendo que sua rotina matrimonial está te desestabilizando, causando dor e sofrimento, o que te deixa vulnerável a manipulação de uma relação abusiva.

De fato, percebe-se a necessidade da intervenção profissional para te ajudar a compreender essa situação e a ter domínio dos seus pensamentos e emoções, consequentemente bem-estar. Esse processo também envolve os seus filhos, pois eles dependem de você.

Iniciar terapia o quanto antes é uma solução que pode te ajudar a acelerar o processo de mudança da sua vida. Repense nisso.

Atenciosamente,
Lívia Moreira.

Lívia Moreira Psicólogo em São Paulo