Estou ficando louco? O que está acontecendo?

Feita por >Ovelha · 19 jul 2021 Problemas psicológicos

Olá, tentarei ser breve com minha pergunta.

Venho passando por um tempo difícil, mais de trinta dias atribulados, que começaram com crises de ansiedade e pânico, duvidava de minha própria razão e da realidade. Ano passado também passei por crises mas não foram frequentes e fiz sessões com uma psicóloga por seis meses, depois parei. Quando criança eu me declarava cristão, mas na minha adolescência (15-16) comecei a me enxergar como agnóstico. Hoje eu tenho 19 anos e voltei aos caminhos do Senhor. Me questionei muitas vezes se o que eu estou fazendo não é simplesmente uma fuga da realidade, mas no final de todos os questionamentos o que resta é a certeza de fatos que não se veem. Porém, minha mente tem ainda estado um pouco caótica, e muitos pensamentos negativos e ridículos aparecem para me atormentar, o que suspeito ser TOC, ou outra coisa. Além disso, percebi que as vezes me "embaralho" ao falar e que minha mente entra em profundo caos quando estou prestes a adormecer, o que me faz ficar ansioso. Nessa minha busca desesperada, notei que muitas coisas irracionais tem passado pela minha mente e boca, fora meus sonhos atormentadores, que me fazem acordar no meio da noite. Sinto uma profunda desconexão e pareço procurar sempre a palavra de Deus para me acalmar, essa é a única coisa que me traz paz, não há mais nada neste mundo que possa me dar significado e falo isso pois no meu tempo de perdição muito procurei sobre outras religiões. Há quem diga que o que estou fazendo é simplesmente fugir da realidade, e isso pode ser parcialmente verdade. Não tenho mais dúvidas quanto a minha religião, porém tenho muito medo quanto a morte de meus entes queridos e outras coisas, e posso estar usando minha religião como forma de fugir de certas verdades.

No final das contas, fiz um longo texto. Mas eu gostaria de saber se o que eu estou passando é simplesmente uma fase com profunda ansiedade ou algum tipo de transtorno mais grave.

A melhor resposta 21 JUL 2021

Tua intuição fou correta... hoje se sente uma ovelha.
Tudo o que está acontecendo contigo é porque está seguindo outros, está seguindo o que o sistema te diz, está fora do teu caminho.
Precisa voltar e descobrir a ti mesmo, saber quem é e qual a tua verdadeira identidade.
Come por valorizar a ti mesmo, a tua autoestima, o teu amor-próprio, faça o que a tua alma pede e não o que o teu ego te fala.
Teu ego foi educado para ouvir os outros e quando não faz, sente culpa... isto tudo é doutrinação, é adestramento.
Retome a Psicoterapia, mas escolha bem o terapeuta.
Cuidado com AS CRENÇAS, acredite somente em ti... Deus está dentro de ti e não é aquele que as religiões te falam.

5817 respostas

20 JUL 2021

Olá!
Seria necessário uma avaliação mais aprofundada para entender se o que está passando é uma fase, algum a transformação, ou se é sinal de algum transtorno, recomendo que você passe com psicólogo, pois além disse o/a profissional pode te ajudar a buscar autoconhecimento
Quanto a sua religião, se isso te traz tranquilidade não quer dizer que seja um maleficio e nem um "escape", buscar a espiritualidade é algum comum ao ser humano, e, desde que sua vida não esteja centrada somente na religião, ela pode trazer benefícios.
Att
Ingrid Oliveira

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

20 JUL 2021

Olá, sinto muito que esteja passando por essa situação!

Infelizmente, apenas com este breve relato não seria possível estabelecer uma hipótese diagnóstica, no entanto, é evidente que você tem passado por confusões mentais e alguns conflitos existenciais. Sobre sua angústia em estar ou não usando sua crença religiosa como fuga, saiba que muitos outros elementos podem fazer essa função como trabalhar muito, um relacionamento conflitante, vício em sexo, etc., um dos fatores que determina a fuga é o excesso e a repetição.

Você mencionou ter feito 6 meses de terapia, não sei o quanto seu processo terapêutico evoluiu, nem mesmo as razões que o interrompeu, todavia me parece importante você considerar retornar a psicoterapia, suas dores e angústias são legitimas, assim como sua preocupação e motivação em entende-las, procure ajuda de um profissional!

Desejo alivio às suas angústias. Se precisar, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

20 JUL 2021

Olá Ovelha! Grato por escrever. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Precisaremos ter mais dados dua tua realidade para que possamos te ajudar a ponderar de forma consistente. Certamente será muito importante você voltar ao psicólologo. Será necessário você poder ponderar, de forma científica, sobre tua identidade, personalidade, rotina saudável de vida, metas, objetivos e açoes. Além do psicólogo, será importante você poder falar com pessoas sensatas, amadurecidas, ponderadas de sua profunda confiança, que podem ser um professor antigo, um vizinho mais velho, um tio, um amigo. Também será necessário você reorganizar rotina de vida.
Caso não seja possível retornar à psicóloga que você frequentou, veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha - com persistência, abertura mental, disciplina - para uma caminhada de colocação das coisas no devido lugar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, muitos falsos políticos, muitos falsos religiosos, até alguns falsos cientistas, siga as recomendações das instituições científicas serías como as Universidades Públicas, Instituto Butantan, TV Cultura, Organização Mundial da Saúde)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

20 JUL 2021

Ovelha, importante ressaltar que você está dentro da mesma realidade que eu estou e todos estamos. O mundo possui bilhões de infinitos estímulos que fazem com que a mente se envolva e por vezes fique perdida, sem foco. Você pelo que descreveu tem um bom tempo está envolvido em seus pensamentos, preocupado, bastante preocupado... importante parar. Fazer um planejamento de vida, dizer SIM para o que lhe deixa dentro dos seus focos e dizer NÃO para as coisas que lhe tiram dos focos de interesse.
Se manter preocupado e pensando sem cessar gera um desgaste imenso. Dúvidas são normais, analisar estas dúvidas é importante, colocar na balança na relação custo x benefício... ou seja, o que faz bem ou não? E diante disso tudo, fazer escolhas assertivas e que gerem equilíbrio e paz.
Ressalto que pensamentos vem, mas controlar a mente é necessário, dúvidas bem, mas você é inteligente e saberá o que é melhor para você.
A vida é um conjunto de situações e de aprendizados, um caminho rico... desejo felicidades em seu caminho.

Ana Rique Psicólogo em Recife