É recomendável apoio psicológico em caso de senhora com alzheimer?

Feita por >Soraia N. · 12 fev 2015 Psicologia social

A melhor resposta 21 FEV 2015

Oi Soraia , existem profissionais na psicologia habilitados para acompanhar pessoas com doenças degenerativas, esse profissional chama-se Neuropsicólogo, junto com o neurologista várias ferramentas podem ser utilizadas para que a doença não avance tao rápido. O acompanhamento desse profissional irá oferecer ao paciente uma melhor uma melhor qualidade de vida.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

18 FEV 2015

Olá, Soraia!
Você sabe qual o estágio da doença? D.Alzheimer inicial ou intermediário? Há um médico geriatra/ psiquiatra /neurologista acompanhando a senhora e responsável pela prescrição do tratamento medicamentoso adequado?
Há psicólogos especializados em geriatria e que realizam trabalhos específicos com portadores de DA de acordo com o estágio da doença.
Te indico duas organizações de referência que promovem serviços de apoio aos familiares, caso você tenha interesse em obter outras informações (não psicoterapia): PROTER do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e ABRAZ - associação brasileira de Alzheimer.
Abraço, Andréa

Andrea Dias Psicoterapia e Coaching Psicólogo em São Paulo

6 respostas

13 FEV 2015

Oi Soraia! Ainda somos carentes no tratamento e cura de pessoas portadores de Alzheimer, para fornecer as condições de tratamento, a principal ajuda é da família, que assume o papel de cuidador, dando todo o cuidado paliativo de ajuda e atenção. Nesse percurso, de acolhimento e atenção ao idoso, onde exige uma boa saúde ao cuidador, é fundamental que a família busca ajuda psicoterapêutica, fortalecendo suas condições físicas e mentais, para que possa desempenhar melhor esse trabalho.

Psicóloga Adelia de Jesus Psicólogo em Mogi das Cruzes

17 respostas

13 FEV 2015

Soraia deixar de ser reconhecido por alguém muito amado, ou ver uma pessoa que sempre foi muito ativa perder aquela vivacidade é muito sofrido para toda a família, principalmente para quem cuida. Acredito que a família e quem assume o cuidado do paciente com Alzheimer pode se beneficiar de um tratamento psicoterapêutico que os ajude a elaborar seus sentimentos e a transformar os vínculos familiares quando necessário para lidar com essa situação estressante.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo