É possível uma pessoa com pensamentos homicidas terpersonalidade ou psicopatia?

Feita por >Luh · 19 jun 2024 Abordagem psicológica

Oi, me chamo Luisa e tenho 21 anos...
Faz um tempo acredito que desde criança tenho problemas com sonhar acordada como se estivesse em um outro tipo de realidade, crio cenas e situações das quais eu mesma fico com raiva ou enceno " estar triste" , também costumo falar sozinha como se realmente tivesse alguém ali, algumas vezes agressividade e também pensamentos homicidas... não consigo resolver situações e não consigo controlar minha raiva. Esses pensamentos acontecem do nada e eu me magoou muito por achar que sou uma pessoa ruim , por causa desses " impulsos homicidas" tenho medo porque não sei se devo contar a um psicólogo/ psiquiatra....mas sei que preciso de ajuda, eu só queria melhorar....como se não bastasse tudo isso eu tenho fala e pensamentos totalmente desorganizados que fazem a minha cabeça não funcionar para tarefas simples do cotidiano além de muitos traumas.

A melhor resposta 24 JUN 2024

Essa raiva é de não conseguir ser você mesma, aí você cria cenas, situações. Você guarda muita coisa e aí tem que colocar pra fora de algum modo. O pensamento homicida é pensamento de acabar não com a vida de outros mas devido a você ser submissa e aceitar tudo, você guarda muita raiva e tem hora que ela precisa ser colocada pra fora. A raiva é raiva de si mesma. Quem não consegue resolver situações é porque não tem controle mesmo das coisas da sua própria vida. Isso tudo é falta de conhecer melhor sobre seus traços de personalidade e saber sobre suas dores e recursos. Se quiser sair disso, entra em contato, pois ninguém aguenta viver assim. é sufocante. Obs: A doença vem para te livrar da morte e da loucura. É preciso saber decifrar a linguagem.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

21 JUN 2024

Oi Luisa
Não só melhorar, mas curar, resolver, sanear.
Todos esses sintomas que você descreveu são absolutamente normais e são indicativos de que precisa resolver. Não é de nehum modo psicopatia.
Precisa conhecer a si mesma; precisa entender como a sua mente funciona; diante dos desafios, das experièncias que teve, desde o primeiro dia de gestação, sua mente se organizou de uma forma, para poder sobreviver, para ser aceita, amada, validada.
Você está com 21 anos, hora de iniciar fazer a tua caminhada, ser a Luisa que voce quer ser e que não pôde porque o meio não te deixou. Aí vem os sintomas que te perturbam indicando que precisa resolver, precisa corrigir o que está na sua mente do ego ... tudo o que está lá servem de referência para suas esolhas e decisões; tem muitas correções que precisa fazer para a sua realidade de agora.
Através da Psicoterapia pode corrigir e harmonizar tua mente, teus pensamentos e sentimentos.
Abraços

6374 respostas

20 JUN 2024

Bom dia Luisa! Obrigado por escrever. Certamente você deve e precisa contar profundamente e demoradamente para um de nós, psicólogos, o que está sentindo, vivendo. Não é questão de psicopatia, é questão de adequação a história e sentido dado para as experiências, percepções e sensações.
Certamente conhecendo detalhadamente tua história, tua personalidade, identidade, rotina de vida, formas de lidar com a natureza humana, com a cultura, de forma profunda, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, você amadurecerá entendimento, melhorará a si mesma.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

20 JUN 2024

A psicopatia é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de empatia, manipulação, impulsividade e comportamento antissocial. Pensamentos agressivos e suicidas podem ser sintomas de outros transtornos como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno de personalidade borderline, entre outros.

É importante procurar ajuda profissional para avaliação e diagnóstico adequado. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a identificar pensamentos disfuncionais e desenvolver estratégias para lidar com eles, além de trabalhar na prevenção de comportamentos suicidas. Não tem como afirmar com certeza se você tem psicopatia sem uma avaliação completa e detalhada realizada.

Ana Paula Avelar Costa Psicólogo em Oliveira