É correto o psicólogo passar seu contato para o paciente?

Feita por >Alessandro · 12 nov 2021 Psicologia clínica

Boa tarde.
Gostaria de tirar uma duvida.
É correto um psicólogo passar o seu contato para um paciente e deixar livre o acesso a ele sempre que precisar?
E no caso do paciente ser menor de idade?

A melhor resposta 13 NOV 2021

Olá Alexandro.
Grata por sua participação. Sim é normal pois em casos de emergência ou dúvidas, recados O paciente poderá se comunicar.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

13 NOV 2021

Olá Alessandro, normalmente o paciente tem o telefone do terapeuta para marcas os atendimentos, ou se precisar em uma emergência conversar e se atendimento for on-line também. Muitas vezes os psicólogos deixam seu telefone como uma forma também de criar um vínculo com esse paciente para saber que o profissional é acessível a se precisar ele estará disponível.

Diana Vilela Psicóloga Psicólogo em São Paulo

4 respostas

13 NOV 2021

Olá Alessandro! Grato por perguntar. A princípio é correto, para uso ético. Parece que você é pai e não vivencia boa relação com esse psicólogo. Será importante refletir os fundamentos de sua pergunta.
Estaremos à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

13 NOV 2021

Olá!
Sim, inclusive é recomendado
No caso do menor de idade, será necessário o termo de consentimento de pelo menos um dos responsáveis legais
É ainda mais importante se for atendimento online, o contato serve para emergências, remarcações, envio de link da sessão, etc
Se ainda assim você se sentir incomodado, pode conversar melhor com o profissional

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

13 NOV 2021

A decisão de fornecer o contato para o paciente é muito pessoal. Mas não tem nada regulamentado que proíba essa prática.

Paula Taise Barbosa Caldas Psicóloga Psicólogo em Juazeiro

6 respostas

13 NOV 2021

Olá Alessandro! Acredito que você tenha dito de um contato telefônico. Geralmente, os psicólogos e psicanalistas não possuem secretária pois o profissional precisa lidar diretamente com o paciente já que, geralmente, os atendimentos são atendidos semanalmente e quando o caso requer um cuidado/atenção maior ou mesmo várias remarcações é devido ao profissional avaliar e se indagar os motivos pelos quais o paciente age de tal forma. Espero ter te ajudado.
Att,
Paula Bettencourt.

Paula Bettencourt S. Alves Ferreira Psicólogo em Belo Horizonte