Dificuldade de continuar a relação sexual.

Feita por >Joi · 25 ago 2023 Terapia sexual

Estou saindo com uma pessoa há um mês, nos damos muito bem em todos os quesitos. Acontece que quando começamos algo mais quente, ele chega a se excitar e logo em seguida começa a suar o corpo todo... Não conseguimos continuar...
Ele se relacionou por sete anos antes e disse que, no começo, teve o mesmo problema, até superar essa "insegurança" e as coisas foram fluindo normalmente.
Não sei o que fazer para ajudá-lo. Gostaria de entender a origem desse bloqueio ou tentar descobrir uma forma de superarmos isso.

A melhor resposta 28 AGO 2023

Olá Joi, é importante se lembrar que certas coisas nós não temos controle, no caso o que seu companheiro está passando ou pensa em relação a estes momentos, portanto não se cobre para tentar muda-lo, o que acontece com ele pode ser um sintoma de ansiedade decorrente de suas antigas relações ou situações que passou, o que você pode fazer por ele é ser o mais compreensível possível em relação a situação em que ele se encontra e sugerir que ele comece um processo de psicoterapia, em que irá ajuda-lo a formular e resignificar esses momentos que geraram e mantém essa ansiedade, espero te ajudado, grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

27 AGO 2023

Olá Joi.
Só ele pode superar essa insegurança.
Sugiro acompanhamento psicológico para ele, importante frisar que não tem nada a ver contigo.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

27 AGO 2023

Oi Joice
Basicamente, Controle Emocional - ele intelectualiza o sexo, vive e sente o sexo de forma racional, mecânica.
Isto frustra a experiência, a vivência que estás tendo e a ele também.
Pode ser tratado através de Terapia Sexual.
Abraços

5817 respostas

26 AGO 2023

Olá, Joi. Tudo bem?

De acordo com seu relato, é bem provável que seu parceiro esteja sentindo uma ansiedade muito grande, resultando em uma impotência sexual. Como esse sintoma já se arrasta por vários anos, é muito importante que ele busque um atendimento psicológico para que isso seja trabalhado, é durante o processo de psicoterapia que ele conseguirá entender com clareza o que está desencadeando a ansiedade dele.

Entendo que você também se sinta impotente no sentido de não saber como ajudar. Fornecer apoio e ser compreensiva nessas situações é o que está em seu alcance, portanto, sugiro que você apoie a ideia dele buscar um atendimento.

Desejo melhoras, abraços!!

Donizette Lage Teixeira Psicólogo em Ipatinga

3 respostas

26 AGO 2023

Bom dia, Joi,
Parece que esta pessoa tem alguns bloqueios a lidar. Primeiramente, vai precisar da sua ajuda para lidar com isto, pois se já superou uma vez, é perfeitamente capaz de superar de novo. Mas o medo e a incerteza fazem com que se apegue à insegurança, e traz tudo à tona, pelo pior lado.
Da mesma forma como evoca o medo e o passar mal, pode resgatar o que pode ser bom, o "após a crise". Tenho certeza que vai enriquecer demais a relação, conversar e lidar com estas questões.
A relação sexual depende de confiar e saber entregar esta confiança. Talvez esta pessoa se cobre demais, gaste toda energia nas preliminares, e quando partem para a relação, está cansada para continuar.
Talvez seja explorar melhor a própria libido, aprender a controlar melhor esta energia. Há dinâmicas que ajudam muito nisso, mas depende, antes de tudo, em confiar um no outro.
Tenho muita experiência com terapia de casais e questões de sexualidade. Caso queira conversar melhor, fico à dsposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 AGO 2023

Olá Joi! Obrigado por se colocar. O relato que você descreveu do acontecer das coisas, assim como a explicação dele, indicam algo que realmente acontece com certa frequência, até a pessoa desenvolver melhor segurança, confiança. Nesse momento, provavelmente a ansiedade dele fica muito alta. Ele precisa do apoio científico de um de nós, psicólogos, desde que venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e continuidade. Muito provavelmente o fator preponderante é a ansiedade.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.