Conceito de trauma na ACP

Feita por >Mayara · 16 set 2017 Traumas

Gostaria de entender o conceito de trauma para a ACP pois não encontrei em bibliografias.

A melhor resposta 17 SET 2017

Olá Mayara!!
No meu entendimento, creio que a ACP não define um significado próprio para trauma. De forma bastante rasa, trauma é um evento, que poderá ter alterar a forma como o sujeito se relaciona consigo mesmo e com o mundo, habitualmente relacionado a situações de medo, nojo, dor. O que a ACP faz, é ter formas de intervir para auxiliar o sujeito a compreender, conviver e superar sua história traumática, de forma que não promova mais prejuízos em sua vida.
Espero ter ajudado.

Wládia Morais
Psicóloga

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

21 SET 2017

Boa tarde Mayara,
este não seria o espaço adequado para sua dúvida em minha visão!
Você pode recorrer a grupos de abordagem, de estudos ou mesmo de temáticas de psicologia que existem nas redes.
Em todo o caso traumas são eventos considerados marcantes por conta do que são capazes de provocar em uma estrutura de personalidade já estabelecida e de alguma forma organizada. Na ACP, a tendencia atualizante, a congruência e a consideração positiva incondicional acabam por dissolver a importância da questão na medida em que acreditam e buscam oferecer meios para que o cliente supere e atualize para novas formas de enxergar a si mesmo!
Se há uma tendência atualizante ele ode se atualizar e superar, se há consideração positiva incondicional, significa que será no tempo dele e havendo congruência, os tempos, do terapeuta e do cliente aconteceram juntos, em acordo com o desenvolvimento do atendimento!

Thalita Coutinho Ribeiro Psicólogo em Belém