Como vencer a desmotivação e tomar a frente da minha vida

Feita por >Thais · 24 ago 2020 Motivação

Olá, tenho 19 anos e me sinto sem rumo e desmotivada, meu pai desde de criança sempre me humilhou e me rebaixou, minha mãe nunca me incentivou a ter um autocuidado comigo mesma, fiz curso de inglês, informática, Administração e Enfermagem, mas não terminei a Enfermagem. E percebi que esses cursos que fiz foi pra procurar uma aprovação do meu pai, sempre quis ser professora mas fui muito desmotivada pelo meu pai, tranquei o curso de Enfermagem com a pandemia que chegou porque percebi que não era o que eu queria realmente, penso em fazer Geografia para ser professora mas fico muito desmotivada com dúvidas se isso é o caminho certo, tenho vontade de estudar, de organizar uma rotina produtiva, de organizar meus gastos, mas quero ser muito produtiva e acabo não fazendo nada, e gastando onde não devia, e meu namorado é meu primo o que fez que eu fosse reprovada pela minha família e quase expulsa da casa, não consigo conversar com meu pai, enfim um desabafo, sinto que não me conheço de verdade e que estou deixando a vida me levar, mas quero tomar a frente de tudo

A melhor resposta 25 AGO 2020

Oi Thais, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Tem que parar de agradar os outros e agradar a você mesma. Não veio aqui para agradar ninguém. Veio aqui para se realizar e ser feliz do teu jeito.
Você veio através dos pais mas não é deles. Foi você que escolheu estes pais. Está na hora de se desvincular deles, afetiva e financeiramente, conquistar a tua liberdade, a vida te fez livre e você acabou sendo adestrada pela cultura e agora está fazendo o que os outros querem e não o que você quer. Pode ser professora sim, de administração, ou... mas precisa se dedicar ao que você gosta. Seja mãe de ti mesma, seja pai de ti mesma, comande você a sua vida.
O vida te quer feliz e realizada, sem te impor nada, tens a liberdade de fazer o que quiser com a responsabilidade das consequências do que escolher e decidir. Este é o livre arbítrio.
O sistema cultural sim te coloca condições, te julga, te limita com proibições, medos, julgamentos, crenças, dogmas, valores... tudo isto para te adestrar ao que eles querem.
Ouse a tua independência, ao que você quer e como quer.
Se precisar de ajuda, solicite.

5817 respostas

26 AGO 2020

Olá Thaís.
Grata por sua pergunta.
Os 3 cursos que fez inglês, informática e administração, são na verdade base para qualquer profissão que venha seguir no futuro. Com certeza vão ajudá-la muito na organização que almeja na sua vida.
Como professora você poderá ensinar em qualquer área que escolher. Mas para gerar renda comece com o que você já sabe e dê um passo de cada vez. Use esses degraus que já construiu para pisar neles e subir, alcançar outros patamares, eles servirão como base para construir os outros e assim sucessivamente.
Comece então a gerar renda e organizar os seus ganhos. Gaste menos do que ganha. Com independência financeira você poderá também investir em sua auto estima e se fortalecer profissionalmente. Foque no aqui e agora. Acredite você já tem o que precisa. Comece agora.
Perdoe seus pais pelo que fizeram, nem sempre os pais acertam tudo. Mas eles fazem o melhor que conseguem fazer naquele momento. O importante é que hoje você está bem e consegue andar com as suas próprias pernas.
Talvez a preocupação do seu pai com o namoro esteja relacionado no caso de vir a casar e ter filhos com o seu primo. Então seria prudente consultarem um médico para auxiliá-los nessa questão e esse profissional vai indicar quais as providências devem ser tomadas antes de uma possível gravidez.
Se possível procure também um profissional da área da psicologia para falar dos seus sentimentos e emoções, promovendo na sua busca interior, o perdão e o desenvolvimento pessoal.
Fico á disposição.
Psicóloga, Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

25 AGO 2020

Oi Thaís. Você precisa olhar quais são as suas motivações, o que você faria por você independente da aprovação da família. Talvez não seja um processo fácil, tampouco rápido.

Ana Carolina Paulini Marturano Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

25 AGO 2020

Olá Thaís! Obrigado por participar. Se descascar a laranja, mas não chupar, a laranja será desagradável. Isso é muito frequente na busca de profissões. As pessoas, na maior parte das vezes, não se aprofundam o suficiente para conhecer e desfrutar da gratidão do saber e do retorno de realização pessoal e financeira. Com a tua idade, você já fez tanta coisa, que podemos afirmar que não ocorreu tempo de elaborar, compreender e degustar.
Será muito importante você aprofundar mais algo, antes disso é preciso decidir com razoável convicção.
Sugiro que faça orientação ocupacional com psicólogo clínico. Assim verá o encontro entre fatores como: personalidade, questões emocionais envolvidas na busca da profissão, motivação interesse, habilidade, realidade de mercado, concepção de curso de qualidade, formas de usufruir de benefícios de universidades de qualidade e públicas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, aprofundamento, Ciência!)