Como tratar ciúme excessivo?

Feita por >adair antonia fernandes · 1 set 2016 Ciúmes

Qual o profissional indicado para ajudar alguém que sofre de ciúmes excessivos e ansiedade?Psicólogo ou psiquiatra? Tem cura?

A melhor resposta 9 SET 2016

Para demandas como esta é indicado que você procure por um psicólogo. Com a psicoterapia você pode ter melhoras muito significativas em relação a ciúmes e a ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida.
Sobre a necessidade de um psiquiatra você poderá avaliar junto com o profissional de psicologia que estiver lhe atendendo.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

9 SET 2016

Olá, Adair, tanto o psicólogo como psiquiatra são especialistas ótimos. Porém, sugiro que vá ao psicólogo visto que sua queixa está mais focada em comportamentos e preocupações em vez de problemas físicos que requeiram medicação. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

6 SET 2016

Adair, procure um psicólogo para que juntos trabalhem o seu autoconhecimento e a melhoria da sua autoestima. Ciumes é insegurança de si e transferimos ao outro.

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

4 SET 2016

Nesse caso a abordagem deve ser feita pelos dois profissionais. Cabendo a avaliação para possibilidade e necessidade de prescrição de medicação e da manutenção do suporte psicológico.

Marco Evers Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

2 SET 2016

com um bom psicologo. a pessoa em pauta pode ter traumas e questões mal resolvidas q ajudem neste processo. procure um que entenda de casais. uma boa conversa pode tb fazer avanços incriveis. abs

Marcos Alves da Silva Psicólogo em Salvador

15 respostas

2 SET 2016

Bom dia Adair.
Difícil sua pergunta, pois ela quer ajudar alguém que talvez não ache que precisa de ajuda. O ciúme é uma crença muito, muito forte, quase inabalável, de que há mais gente no relacionamento do que deveria haver. E se a pessoa que sofre de ciúmes - pois quem sente sofre também - não se percebe em sofrimento, e sim dono de uma razão e percepção do universo muito maior do que de qualquer outra pessoa.
Resta saber se, quem acompanha esta pessoa também se percebe em sofrimento. E assim procure ajuda efetiva.
Milagres não existem. E não inventaram ainda pílulas para ninguém mudar de ideia a este respeito.
é trabalho psíquico. Continuo. Mas vale à pena.
Boa sorte!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

2 SET 2016

Boa Noite, Adair

Eu entendo que inicialmente deveria procurar um psicólogo para avaliar. O ciúmes pode ser direcionado e tratado tranquilamente na psicoterapia e quando a ansiedade deve se analisar e avaliar o grau de ansiedade. Que pode ser trabalhado por várias técnicas psicoterapeuta, vai depender da respostas a terapia . e dependendo resultado da avaliação , direcionamento para o psiquiatra medicar. Agora pode ser que o psiquiatra também seja um psicanalista ou terapeuta. Ele poderá medicar e fazer o acompanhamento terapêutico.
Boa sorte

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

1 SET 2016

Olá Adair!
Depende do caso de cada pessoa, pois as vezes é necessário a união das duas terapias (Psicoterapia pelo psicologo e Medicamentosa pelo psiquiatra). E quanto a cura também depende do caso.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

1 SET 2016

Olá Adair!
O ciúmes deve ser tratado com o psicólogo - a psicoterapia promoverá o entendimento da natureza deste ciúmes possibilitando novas formas de funcionamento e controle da pessoa.
A ansiedade normalmente precisa de tratamento medicamentoso para que os sintomas sejam controlados.
Neste caso é importante que inicialmente seja agendada uma consulta com o médico psiquiatra para que seja possível uma avaliação médica e ele poderá orientar sobre o tratamento - encaminhar para psicoterapia, realizar tratamento medicamentoso ou estabelecer um trabalho com ambos os profissionais onde seja possível tratar do corpo e da mente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo