Como superar uma traição que gerou uma criança?

Feita por >Paloma · 24 mai 2023 Abordagem psicológica

Eu e tenho 22 anos e meu esposo 35. Estamos juntos a 1 ano e 6 meses. Sempre conversamos sobre a possibilidade de fazer menage,só que algum tempo atrás eu trouxe uma prima minha para dormir em casa,e sem eu e meu esposo ter conversado eles começaram o ato,no começo enquanto estavam no sexo oral eu até tentei participar,mas como eu não queria e não estava confortável não falei nada,apenas me virei pro lado da cama e fingi que estava dormindo. Escutei tudo,cada palavra dito a ela,isso me matou por dentro,foi uma das piores dores que já senti. Não falei nada,quando ela foi embora, chamei ele pra conversamos eu estava aos prantos, ele se desculpou, se culpou, e eu tentei perdoar ele. Mas agora depois de alguns meses ela ganhou bebê, e a Filho dela tem 99% de chance de ser dele. Ela fala que não, mas fiz as contas de quando eles ficaram e de quando a bebê nasceu e deu certinho. Ele não fala nada, e não tem contado nenhum com ela. Mas todos da minha família sabem e comentam pelas minhas costas que a Bebê é dele. Não estou sabendo lidar com isso, não sei se eu termino, ou sigo em frente com meu relacionamento. Pois eu sempre falei pra ele que eu gostaria de ter um filho com ele, já que eu engravidei aos 14 anos e não curti e nem tive amor pela minha gestação, seria meu sonho passar por essa experiência novamente. Mas ele sempre deu risada e falou que eu estava ficando louca, até porque ele já tem 4 filhos e não queria mais. E agora eu vejo o meu sonho, sendo realizado por outra mulher. Estou com um misto de sentimentos e se sentindo perdida, já que todos ao meu redor evitam falar do assunto comigo. Até parece que aos olhos das pessoas eu não tenho sentimentos. Alguém me ajudaa!

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá Paloma, sinto muito pelo que você está passando. A situação que você descreveu é bem complexa e não tem uma solução simples/ definitiva. O primeiro ponto é sua relação com ele. Você quer continuar com ele? Você é capaz de perdoar seu marido verdadeiramente? Não tem que ficar pensando nos outros, tem que olhar para sua relação com ele. Se você sentir que não consegue perdoar então reflita: como viver e ser feliz numa relação assim cheia de mágoa? Eu entendo que seu sonho da maternidade foi afetado com os fatos que aconteceram, e esse é outro ponto. Você ficaria com ele sabendo que ele não vai participar para que seu sonho se realize? É muito complicado quando casais entram em discordância sobre ter filhos, quando um quer o filho e outro não, isso é um fator para gerar muita discórdia e sofrimento na relação. Você tem a liberdade para escolher ficar com uma pessoa ou não, você tem autonomia e você ainda é jovem e tem muito a viver. Talvez seja importante buscar apoio profissional nesse momento, então recomendo buscar um psicólogo. Reflita com calma, não tome decisões baseadas na emoção, procure pensar de forma mais concreta nas coisas, no que você quer, no que você crê que seja o melhor pra você. Nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 MAI 2023

Olá Paloma espero que esteja tudo bem com você!

Sinto muito por você está passando por essa situação, que está te causando sofrimento, desconforto e dor. É preciso que você entenda que, mesmo vivenciado essa dor, e essa frustração, você não deve se sentir culpada nem carregar essa responsabilidade pelo que aconteceu. Haviam também mais outras duas pessoas adultas envolvidas na situação, que tiveram livre arbítrio e escolha nas ações dela. O que resultou desse acontecimento, tem que ser compreendido como uma responsabilidade dessas duas pessoas, principalmente dai para frente, tendo em vista que há uma criança em gestação. Você pode e deve refletir sobre suas escolhas futuras, considerando esse fato. Não há necessidade de você se machucar ainda mais, em virtude de assumir uma culpa que não foi completamente sua, como mencionei. Se priorizar, e escolher a si própria, levando em conta sua saúde mental e emocional, é importante agora, e se você não tiver clareza o suficiente para realizar escolhas agora, um profissional de Psicologia pode te ajudar neste processo, e pode ser muito benéfico neste momento. Independente seu seu marido, você também é um ser humano, que possui sentimentos e trilha um caminho individual. Não abra mão de sua vida, e de seus objetivos de crescimento pessoal, só para corresponder as expectativas de outras pessoas. Se as coisas não saíram como planejado, então você pode aprender com a situação, e seguir em frente mais forte e preparada para futuros relacionamentos, que você possa vir a ter, e tornar realidade suas expectativas com uma pessoa que saiba valorizá-la, e também seus sonhos. Se houver possibilidade, busque ajuda de um profissional de Psicologia. Acredito que isso te fará muito bem no momento, e vai te ajudar a elaborar adequadamente tudo que você está passando. Não deixe seus sonhos morrerem dentro de você, você é valiosa, e há ainda um lindo caminho pela frente esperando por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

25 MAI 2023

Olá Paloma! Obrigado por escrever. Certamente você relata a situação das pessoas que, estando profundamente imaturas para viver alguma experiência diversa da cultura comum, se coloca para vivê-la, sem ponderar os desdobramentos. De outro lado, agora, há uma criança que precisa ser amada e acolhida pela humanidade, especialmente pelos mais próximos, e de forma plena pelo pai dela, pela mãe dela.
Você, diretamente envolvida com a questão precisa de ajuda para organizar discernimento, sabedoria, harmonia interna, de forma a viver a vida com doçura. O que você chama de traição, pelo relatado, não envolve exatamente isso.
Conte com um de nós, psicólogos, para elaborar as coisas de forma mais amadurecida e construtiva.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.