Como se relacionar com alguém depressivo?

Feita por >Liz · 12 mai 2022 Depressão

Estou namorando a 3 meses , meu namorado me disse que enfrenta depressao , ele faz tratamento medicamentoso com psiquiatra e também faz psicoterapia, no início estava tudo bem conversávamos dia todo por mensagens ( moramos em cidades diferentes)a um mês ele tem enfrentado uma crise depressiva o que tem roubado dele uma boa qualidade de sono mesmo ele tomando remédio , então ele tem acordado muito tarde, nós falamos mais pela noite , apesar de já ter falado a ele que senti que nosso namoro deu uma declinada ele fala que sente muito por estar comunicando assim , mas que ele me ama , que nada mudou e que não é comigo e tal.. antes falávamos por chamada de vídeo sempre , agora ele sempre arranja uma desculpa para não ligar. Falamos só por mensagens mesmo ultimamente,eu não gosto de ficar na posição de ficar cobrando, não sei se quando alguém está em crise age dessa forma porque perde a vontade de tudo .Mas ele sempre afirma que eu faço bem a ele , e que ele se esforça para ser mais sociável … de fato é verdade , mas parece não ser suficiente , já q ele não fala mais nenhuma palavra que demonstre amor .. parece que voltamos a ser grandes amigos , eu tenho me sentido triste , rejeitada , como se ele tivesse perdido o interesse. nesse caso queria saber se é válido que eu fale pra ele como me sinto, sem que ele ache que ele seja um fardo ou que está me fazendo mal.. será que consigo achar um meio termo sem que ele se sinta pressionado? De repente um acordo de nós vermos sei lá no mínimo 2 vezes na semana ? Não sei como proceder …preciso de ajuda !

A melhor resposta 13 MAI 2022

Olá Liz.
A depressão pode sim causar esse tipo de distanciamento. Mas acredito que o namoro serve para que você reflita se é isso que você deseja para o seu futuro. Depositar a sua energia em relacionamento virtual pode não ser benéfico pois está gerando sentimentos negativos de rejeição, tristeza e perda de interesse. Além do namoro virtual procure fazer atividades que lhe causam prazer, sair com amigos, caminhar no sol, fazer cursos, leituras, viagens, passeios, visitas, hobbys , artesanato ou trabalhos extras que lhe gerem renda para traçar mais objetivos e metas.
Em qual atividades você usa a maioria do seu tempo? Procure desligar os aparelhos eletrônicos e se dedicar a atividades e amizades que possibilitem contato ao vivo com pessoas de bem. Procure um psicólogo caso esteja se sentindo insegura na tomada de decisões. Na terapia poderá desenvolver a sua auto estima e sentir mais fortalecida para a resolução de problemas. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 MAI 2022

Liz. A terapia pode te ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 MAI 2022

Liz,
Depende com quem ele faz Psicoterapia e se está gerando resultados.... Os resultados devem ser visíveis e se ele estiver a fim de mudar, muda com poucas sessões.
Porém, não é a medicação que vai curar. Remédio apenas remedia, maquia. Quem cura é a consciência do problema, a consciência da causa e da determinação dele em realmente se curar. Enquando ele se mantiver como vítima, ficando na queixa, não mudará.
Mas, pergunte-se porque voce tem necessidade de estar com uma pessoa que não quer ser saudável, que te quer como muleta, como apoio.
Isto te satisfaz? É isso que voce quer?

5817 respostas

13 MAI 2022

Olá Liz,
Pelo que contou seu namorado está fazendo acompanhamento psiquiátrico e com psicoterapia, o que é indicado para casos de depressão. Então, ele tem pessoas que o apoiam. Sobre como as coisas estão entre vocês, seria interessante que você pudesse falar com ele como se sente, explique o que está sentindo, deixe claro que compreende o lado dele, mas que você também tem seu lado e sua visão. Tente expor seus sentimentos de forma calma e ouça o que ele tem a dizer. Muitas vezes, conversar sobre as pretensões nos ajudam a entender melhor a situação; E caso se sinta confortável, diga que gostaria de vê-lo com maior frequência.
Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

13 MAI 2022

Olá Liz! Obrigado por escrever. O tempo é igual para todos (cento e sessenta e oito horas por semana). As pessoas que se falam todos os dias, criam um hábito, extremamente difícil de sustentar e lidar com qualidade. Namoro é experimentação para se conhecer melhor. Na maior parte das vezes não dá certo. Sempre precisa partir do princípio de que cada pessoa, antes de namorar com a outra pessoa, namora consigo mesma. Certamente você precisa melhorar a autoestima.
Cada pessoa, com saúde ou com doença é única, então a hipotética doença, também é única, embora receba um nome comum (depressão). Cada caso precisa ser conhecido, traduzido.
Somente quem se relaciona bem consigo mesmo, com consistência e flexibilidade, pode começar a construir resposta para a forma de lidar com o depressivo. Mesmo que seja sólido o diagnóstico de depressão, seu namorado apresenta muitos aspectos provavelmente interessante: reflexão, sensibilidade, profundidade.
Será conveniente, com a ajuda científica de um psicólogo, você poder olhar melhor para dentro de si mesma.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria das ditas lideranças religiosas, são falsas - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, aproxime afetivamente, mas evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional