Como se aceitar e melhorar ao mesmo tempo?

Feita por >Lu · 5 ago 2023 Abordagem psicológica

Fui uma criança que amava se apresentar em eventos escolares e tirar fotos, mas conforme fui crescendo me tornei extremamente tímida e a ter problemas com autoestima. Esses problemas se intensificaram a ponto de eu me tornar extremamente dependente das pessoas e insegura com minha personalidade. Tinha medo de ficar sozinha porque não me achava interessante o suficiente para cativar alguém, então tentava compensar agradando. Foi assim por anos, até que percebi que eu já não sabia mais quem eu era. Percebi que eu me escondi tanto que já nem me conhecia mais, não sabia o que era genuinamente eu e o que era resultado de viver para os outros. Isso me assustou e tem me incomodado desde então. Me sinto vazia, sem personalidade, apagada, sem voz. Mas disse a mim mesma que ia mudar isso, que ia parar de me esconder e ser eu mesma. Só que ao mesmo tempo que não sei quem sou, tenho partes (que sei que são minhas) que não quero mais ser. Não consigo explicar direito, mas tenho partes em mim que não quero mais ser, e tem coisas que não sou mas gostaria de ser, mas como alguém que ainda está aprendendo a se ser, não sei como conciliar isso, parece que estou atuando e ainda fugindo de mim mesma. Ao tentar parar de ser partes que sou e desenvolver as que não sou, fazer isso parece que não estou sendo verdadeira. Me sinto uma farsa. Então como posso me aceitar e melhorar ao mesmo tempo?

A melhor resposta 7 AGO 2023

Oi Lu, obrigado por trazer sua pergunta. Não existe uma resposta para sua pergunta. O que você precisa é embarcar no processo de autoconhecimento, de compreender melhor o que pense, o que sente e de como se comporta no mundo. Fazer terapia é uma excelente maneira de fazer essa trajetória, pois não existe uma receita de bolo para isso. Você tem várias dúvidas sobre si, inseguranças, medos, fantasias, relatou comportamentos de esquiva de menos valia. Todos são temos que podemos aprofundar e trabalhar em terapia. Então a indicação é essa, buscar um psicólogo. Espero que de tudo certo para você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 AGO 2023

Ei Lu,
Achei muito interessante seu relato. Apesar desse momento está sendo um momento muito angustiante é também um momento extremamente importante. Questionar sobre si mesmo é saudável e, parte do processo que você está passando agora, muitas pessoas passam quando já estão no processo terapêutico. Ou seja, desconhecer-se faz parte do processo de transição.
Você está construindo algo novo, que talvez tenha se perdido lá na infância. Você disse que era uma criança livre e autentica, mas que foi perdendo isso aos poucos. O que aconteceu no seu amadurecimento que fez você perder isso?
Você já está num caminho interessante de mudança e talvez sozinha seja um pouco difícil mesmo, por isso te convido à iniciar na terapia. Pode ser um espaço para você falar das angústias da mudança e receber suporte para passar por isso da melhor maneira possível.

Abraço!

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493
Atendimentos Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

8 AGO 2023

Olá Lu! Obrigado por escrever. Que tema interessante! Somos eu e nós, ao mesmo tempo. Precisamos da essência individual, ao mesmo tempo precisamos da troca social. A convivência social envolve regras que, as vezes sufoca um, as vezes, violenta e essência de outro.
A parte do seu texto: " ... mas disse a mim mesma que ia mudar isso,... " é muito promissora.
Certamente você melhorará e descobrirá, com seu esforço, persistência, que pode ir muito além do que está hoje.
A timidez apresenta aspectos sofridos, é verdade, mas também apresenta possibilidades muito boas.
Um de nós, psicólogos, poderemos te ajudar muito a organizar a resposta da construção dos caminhos em direção a melhoras.
Creio muito que você se surpreenderá com tuas próprias superações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8719 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá, Lu.
Não, você não é uma farsa, você está buscando ser sua melhor versão, e a princípio pode parecer estranho porque não está acostumada com esta nova mulher. Se você está fazendo de coração, é verdadeiro, mas se está fazendo para enganar alguém, seja você mesmo aí sim é falso. Mas não parece ser isso, você parece estar se empenhando para ser melhor, e isto é muito bom.
Se não faz acompanhamento psicológico, seria bom começar, assim poderá entender melhor cada palavra que escreveu em seu texto.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 AGO 2023

Em primeiro lugar vamos trabalhar sua auto estima em terapia, saber se elogiar, saber seus pontos fracos e suas qualidades, depois, vamos vem de onde ver o "vazio" que você tanto sente e porque eles está presente em sua vida...

Eu atendo online video chamada das 7 às 23 horas
caso queira agendar um horário estou disponível.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

6 AGO 2023

Oi Lu,
Voce se sente uma farsa, se sente vazia, sem personalidade, apagada porque se desenvolveu segundo critérios dos outros; foi obrigada a se adaptar aos costumes, valores, pontos de vista dos outros... esta não é você e por isso se sente assim.
Precisa resgatar aquela menina que você deixou lá na infância, você abandonou a si mesma e construiu uma outra pessoa, uma falsa Lu, validada por outros e não por você mesma..
Consegue resgatar através da Psicoterapia, conhecer quem é você, como a vida te quer e como você se adaptou ao meio.
Abraços

5892 respostas

6 AGO 2023

Querida Lu, não existe solução mágica.
Faça psicoterapia.
Forte abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

6 AGO 2023

Olá Lu, iniciar a terapia para autoconhecimento é o primeiro passo para aceitação. Com a terapia você irá descobrir o que faz sentido para sua vida atualmente e se apropriar melhor de suas escolhas.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia