Como saber se uma criança sofreu abuso sexual?

Feita por >Tatiana · 19 mai 2019 Ludoterapia

Acho q isso aconteceu cm meu filho,preciso de ajuda.

A melhor resposta 21 MAI 2019

Oi Tatiana, uma criança que sofreu abuso sexual apresentará mudança de comportamento, que podem incluir (não precisa apresentar todos):

- Ansiedade e medo: Se sentirá desconfortável perto do agressor ou em situações em que precise frequentar o local em que sofreu o abuso, muitas vezes se negando a ir ao local.

- Tristeza e angústia: A violência sofrida causa mudança de humor. Uma criança antes alegre pode ficar triste ou calada. Também é comum que o agressor ameace a criança para que não conte, geralmente dizendo que irá causar mal a quem cuida dela, especialmente a mãe.

- Insônia, enurese (xixi na cama), falta de vontade de ir para escola, perda ou ganho de apetite, não querer brincar com os colegas, enfim, outros sinais de mudança de comportamento podem surgir repentinamente.

Uma coisa importante a saber é que em geral o agressor é uma pessoa próxima da criança, muitas vezes pai, avôs, tios, porém pessoas de fora também podem fazer vitimas, mas é menos frequente.

É importante você procurar orientação psicológica para a criança, pois o profissional poderá te orientar melhor.-

Marcus Rossi Psicólogo em Aracaju

14 respostas

21 MAI 2019

Olá Tatiana! Obrigado pela participação. Primeiro ,sem certeza, não tenha essa questão como foco central do contato com seu filho. Será importante entender porque você pensou essa possibilidade. Quais modificações ele está vivenciando? É delicado o assunto. Será muito importante você refletir, antes de qualquer coisa, de forma reservado e sigilosa, com um psicólogo. Você mesma coloca a dúvida. Espero ter ajudado. Coloco-me à disposição, para, em condições de sigilo e respeito, aprofundar a reflexão. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

20 MAI 2019

Ola Tatiana,
Primeiramente devemos questionar, "Porque devemos saber se meu filho foi abusado ou não? Isso acrescentaria alguma coisa nossa vida ou só causaria angustias e medo", responda para você mesmo: "Porque eu quero descobrir isso?", "Se a reposta for sim, qual seria a sua reação mediante o acontecido?". Enfim, são muitas perguntas a serem desenvolvidas, cabe a você agora, procurar uma Psicoterapia para colocar em debate todas as situações que vem amargurando você.

Wenderson Psicólogo em São Paulo