Como proceder com minha filha de 1 ano e 7 meses

Feita por >Susi · 25 nov 2022 Psicologia infantil

Minha filha de 1 ano e 7 meses, não interage com outras pessoas que não é familiares e crianças. Fica sentada ou no bebê conforto.Sente muito medo nos ambientes novos.Tem um paninho que não solta por nada. Frequenta a escola já a quase um ano, chora muito com os professores e monitores.

A melhor resposta 28 NOV 2022

Oi Susi
Sua filha está traumatizada... está sentindo as outras pessoas e a escolinha muito ameaçadoras...
Precisa dar muito afeto e segurança pra ela. Por que ela está indo na escolinha nesta idade? Sei que é bom para a socialização dela, mas ela não se adaptou, foi muito repentino e não conseguiu se ligar a uma substituda da mãe.
Explique para ela porque voce está deixando ela na escolinha, combine com ela a hora que voce vai buscar ela. E não pode se atrasar... ela precisa confiar em voce. Com as outras pessoas ela reage assim, para se defender. Respeite ela e não diga nada... ela é muito sensível e sente a energia das pessoas. Deixe ela se defender como ela se sentir melhor.
Quando voce puder, faça umas sessões de Psicoterapia para compreender a ti mesmae a sua filha e como lidar com ela.
O paninho é a proteção dela... não tire dela; se tirar ela vai se sentir ameaçada ainda mais.
Abraços

5817 respostas

27 NOV 2022

Olá, Susi, normal tua aflição mas veja a pessoa da sua filhinha ...tudo isso tem a ver com a insegurança mesmo, assim como nós temos medos, receios com situações novas muitas vezes, a criança tem mais ainda. Respeite isso, vai passando segurança para ela, amor, converse com as pessoas , veja os procedimentos que elas estão tomando nessa escola também, pode ser que não sejam tão preparados, leia sobre o que é esperado e normal para essa idade, porque vejo que você está muita aflita, e sua insegurança e medos passam pra sua filha. Deixe esse paninho ou qualquer objeto que passe segurança, ela é muito pequena ainda e necessita disso. Cuide da sua saúde mental porque você precisa bastante pra lidar com as muitas situações que virão, mantenha a calma, tire tempo pra cuidar de si em todos os sentidos e a não inculcar tanto com as coisas. Eu sou psicóloga infantil, oriento pais. Caso sinta necessidade , estou à disposição, você vai aprender bastante sobre o universo infantil, sobre você também. Espero ter ajudado de alguma forma. Te cuida!

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

26 NOV 2022

Oi Susi! Obrigado por escrever. Provavelmente mais do que as questões da tua filha, precisemos trabalhar a tua aflição. É frequente crianças dessa idade apresentarem comportamentos assemelhados. Sempre precisaremos ter o cuidado de analisar cada caso, cada situação. Professores e escolas apresentam parâmetros para verificarmos posições que ocorrem com frequência, depois adquirem desdobramento de equilíbrio ou não. A princípio, dado o paninho, ela está insegura e uso o paninho como extensão do vínculo dela com o maior vínculo parental que sente.
Sugiro que converse, de maneira mais aprofundada e pormenorizada, com base em alicerces científicos a serem ofertados por um de nós, psicólogos. Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.