Como proceder após eventos traumáticos?

Feita por >Jmessy Mind · 22 out 2017 Luto

Eu cuidei dos meus avós desde os 13 anos. Dava banho, trocava frauda, levava para as necessidades, cuidava de curativos, as vezes dormia com eles. Eu era mais próxima da minha vó, desde que ela era mais incapacitada, mas, infelizmente, há cinco meses ela faleceu. Todas as vezes que precisei ficar no hospital eu fiquei, o tempo todo, e, quando ela se foi, demorei muito para realmente "ficar bem". Então tentei me concentrar no meu avô que acabou ficando, ajudava em tudo que podia. Até ele ficar doente e debilitado e lá se foram mais dois meses inteiros no hospital, até que ele faleceu. Agora faz um mês que ele se foi e desde então não consigo dormir sozinha, começo a ofegar e ficar nervosa e quando tentei ficar no quarto onde eles dormiam eu hiper ventilei, eu choro bastante pelos dois até hoje. Esse ano também comecei a me afastar de todos, não tenho vontade de sair, de fazer nada é muito menos estudar para entrar na faculdade. Eu queria muito. Ver meus amigos estudando me faz sentir triste, mas eu não consigo fazer isso... Me sinto vazia, como se não tivesse propósito e não sinto vontade de fazer nada é muito menos ver ninguém.

A melhor resposta 24 OUT 2017

Ola Jmessy!

Sinto muito por suas perdas. Imagino seu esforço e dedicação para proporcionar o melhor aos seus avós.

Você parece ter consciência de que não esta conseguindo enfrentar o luto de uma forma saudável. Você citou diversos sintomas depressivos que são comuns dentro desse processo. Porém, a forma como tudo aconteceu, como te afetou e esta afetando é muito intenso!

Procure em sua cidade um serviço de psicologia ou um profissional que possa te acompanhar neste sentido. Será fundamental para que você passe as fases do luto de forma saudável.

Espero ter ajudado

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque