Como lidar com pessoa com transtorno de personalidade histriônica?

Feita por >Fátima Arruda · 2 out 2017 Transtornos personalidade

Meu filho tem 32 anos e apresenta transtorno de personalidade histriônica. Quem detectou foi minha psicóloga, quando conto as dificuldades que tenho com ele. Ele não aceita críticas, exagera nas emoções, faz drama por qualquer coisa e tem ataques de fúria quando se irrita. É uma coisa nova pra mim esse conceito, apesar de conviver com isso durante todo esse tempo. Gostaria de saber como começar a lidar com isso. Agradeço a atenção.

A melhor resposta 4 OUT 2017

fatima propomha á seu filhinho de 32 anos , um tratamento com um psicologo, de preferencia do sexo masculino,ok? ele vai fazer se quiser.....caso contrario continue sua terapia para vc nao entrar nos jogos psicologicos negativos dele, ok? viva sua vida....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

4 OUT 2017

Boa noite Fátima, um diagnóstico dado através de informações sem um atendimento com seu filho é precoce. Mas diante do seu descrito, é muito importante a partir de seu conhecimento das reações produzidas por ele, quanto as críticas não aceitas, em seu extremismo emocional e irritabilidade com fúria, procurar ter relacionamento tranquilo ajudando-o a manter a calma e diminuir o comportamento automático dele e o seu.

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

3 OUT 2017

Fátima, não se impressione com os rótulos diagnósticos, de 15 em 15 anos eles mudam. Detenha-se nos fatos. Os breves dados que você apresenta permitem pensar em coisas bem diferentes. A abordagem psicoterápica neste caso parece absolutamente necessária por 2 motivos: a relação mãe - filho e a idade do seu filho. Quanto à emotividade extremada pode ser um indício a nos alertar, mas pode também, bem trabalhada terapêuticamente, constituir-se em valioso instrumento para o trabalho clínico.

Roberto A. Bello Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

3 OUT 2017

Olá Fátima! Seria muito importante que seu filho busque ajuda psicológica, somente com uma analise psicológica dele pode se dizer se tem ou não algum transtorno. Por fim se os indícios forem confirmados a psicoterapia torna-se necessária em auxiliar lo a modificar o seu estilo de pensamento e as estratégias de comportamento interpessoal, promovendo a melhora nos seus relacionamentos e a diminuição dos seus sintomas.

Juliana Rodrigues Ramos Psicólogo em Goiânia

2 respostas

3 OUT 2017

Fátima, primeira providência seria confirmar esse diagnóstico. Pois apenas a descrição de alguns comportamentos não são suficientes. São muitos os transtornos de personalidade; o histriônico pode ser facilmente confundido com a personalidade narcisista, borderline, etc. Recomendo uma avaliação minuciosa, envolvendo todo histórico do desenvolvimento, testes específicos e acompanhamento com psicoterapia cognitivo comportamental.

Psicóloga Jacqueline Darin Psicólogo em Curitiba

1 resposta

3 OUT 2017

Um Diagnóstico dessa complexidade levaria anos, não tem como avaliar um caso clínico com tão poucas descrições, sem conhecer o paciente e sem aplicar os instrumentos necessários para investigação.

Psicóloga Camila Marcon Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

3 OUT 2017

Olá Fátima, boa noite! Primeiramente nós Psicólogos não devemos diagnosticar uma pessoa apenas pelo relato de outras. Existe todo um trabalho de investigação que deve ser feito em cima do caso, como aplicação de testes de personalidades, a terapia propriamente dita, entre outras ferramentas que nós possuímos. Seria interessante Você conversar com ele e sugerir a ida à um Psicólogo, se for o caso como já foi sugerido anteriormente, fazer terapia familiar.

No mais, estou à disposição.

Alécia Vieira Psicólogo em João Pessoa

1 resposta

3 OUT 2017

Sua psicóloga diagnosticar uma pessoa que ela não conhece é um erro, precisa tomar cuidado com isso. Primeiro passo é: será que ele tem algum transtorno? Ou tem algum desajuste em sua vida que está possibilitando essas dificuldades?

Ele tem que reconhecer que precisa de ajuda e procurar um psicólogo.

Estou à disposição

Eduardo Henrique Serra Epifânia Psicólogo em Salvador

13 respostas

2 OUT 2017

Boa tarde Fátima,

Sua psicóloga fez o diagnóstico mesmo sem conhece-lo? Para mim isso é estranho. De qualquer forma, se há dificuldade no relacionamento entre vocês sugiro que façam uma terapia de família, para que, com ajuda de um profissional para mediar o diálogo, possam conversar de forma aberta, clara e construtiva sobre questões que estão dificultando o relacionamento.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis