Como fazer?

Feita por >Eve · 24 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, sou a Evellyn.
Tenho 26 anos e sinto que não realizei nada, meus pais me privam de várias coisas, me ligam de 2 em 2 minutos quando saio de casa e o problema maior é que eu trabalho na empresa deles também, porém ainda é um tormento quando saio de casa.
Estou passando por um período difícil, pois estou interessada em um rapaz e estamos encaminhando para um namoro, porém a superproteção que eles já tiveram nos outros relacionamentos me fazem ter medo de assumir esse relacionamento atual.
Meus pais são difíceis de escutar e não aceitam muito minha opinião.
Parece que sou adolescente!
Não discordo de conselhos, muito pelo contrário, acho que já sou adulta o suficiente para entender que o conselho deles é totalmente válido, porém em algumas coisas tenho opiniões um pouco diferente deles e estou com dificuldade de me impor, de tomar decisões sozinhas, sinto medo de desagradar eles e isso tem me causado ansiedade e desespero
Como devo me impor e como não agir de forma que deixe de honrar eles como pais ?

A melhor resposta 30 MAI 2023

Oi Evellyn, obrigado por compartilhar um pouco da sua experiência. Pode ser bem complicado lidar com pais superprotetores e você mencionou que eles tem dificuldade de ouvir sua opinião, então me parece que eles realmente te veem como uma adolescente. Infelizmente não temos o poder para mudar ninguém, inclusive nossos pais, mas podemos mudar a nós e como nós lidamos com os outros. Talvez a primeira coisa seja algo que você comentou no final, medo de desagradar. Quanto mais você busca agradar os outros, seja quem for, menos você agrada a si ou olha para suas próprias necessidades, pois acaba focada demais nas necessidades do outro. Então talvez você deva focar mais em si, e em ter independência. Quanto menos você investe em você, menos voo você alça. Quando assumimos a independência dos nossos pais, conseguimos romper essa dependência e mostrar aos pais que somos capazes, mesmo que eles não aprovem. Você precisa trilhar seu caminho. No fim, fazer terapia pode ajudar você a enxergar melhor as coisas e criar estratégias mais sólidas para lidar com esses conflitos. Boa sorte e tudo de bom.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 MAI 2023

Olá Evellyn, espero que esteja tudo bem com você!

Olá, Evellyn. Agradeço por compartilhar sua situação conosco. É compreensível que você esteja passando por um período difícil, lidando com a superproteção dos seus pais e a dificuldade em se impor e tomar decisões por conta própria. Primeiramente, é importante reconhecer que você tem o direito e a capacidade de tomar suas próprias decisões e buscar a sua felicidade. Embora seja natural ter consideração pelos seus pais e honrar o papel deles em sua vida, também é fundamental que você desenvolva sua independência e autonomia. Em um processo de terapia, pode-se desenvolver a autenticidade, e a autenticidade envolve expressar quem você realmente é e o que deseja. É essencial que você se conecte com suas próprias necessidades, desejos e valores, mesmo que isso possa desagradar seus pais em certos momentos. Lembre-se de que você é uma adulta capaz de tomar suas próprias decisões e aprender com suas próprias experiências. Uma estratégia útil pode ser a comunicação assertiva. Ao expressar suas opiniões e desejos de forma clara e respeitosa, você pode estabelecer limites saudáveis e reforçar sua identidade como indivíduo. Lembre-se de que é normal que haja divergências de opinião, e isso não significa que você está desrespeitando ou desonrando seus pais. O diálogo aberto e honesto pode ajudar a construir um relacionamento mais saudável e equilibrado. Além disso, é importante trabalhar sua própria confiança e autoestima. Às vezes, o medo de desagradar os outros está ligado à insegurança sobre o próprio valor. Reconheça suas conquistas, habilidades e qualidades, e confie em si mesma para tomar decisões que sejam melhores para você, e se sentir necessidade peça conselhos a eles nos momentos certos. Lembrando que cada situação é única, pode ser benéfico buscar o apoio de um profissional de Psicologia, que poderá ajudá-la a explorar seus sentimentos, e desenvolver estratégias específicas para lidar com a superproteção dos seus pais e fortalecer sua identidade.
Saiba que você não está sozinha nessa jornada e que é possível encontrar um equilíbrio entre honrar seus pais e ser fiel a si mesma. Um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia pode fornecer o suporte necessário ao longo desse processo, e talvez isso seja um importante diferencial para você agora.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

25 MAI 2023

Evellyng
Precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua famulia para promover o nascimento de voce mesma.
Precisa ser pai e mãe de si mesma, precisa se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões.
E não espere que eles facilitem as coisas; esta será um conquista sua.
Assuma o controle da sua vida, voce é dona da tua vida.
Voce será o que escolher.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada neste início, mas depois, voce mesma andará por si mesma.
Abraços

5817 respostas

25 MAI 2023

Bom dia Evellyn
Imagino que situação complicada
Não queremos machucar os nossos pais
Mas quando você acata, você de fato reforça o comportamento deles
Eles são adultos e você também, eles saberão lidar com a própria dor
E você como adulta precisa pegar as rédeas da sua própria vida
E isso só vai acontecer a partir do momento que enfrentar os seus medos, e começar a agir em direção as suas necessidades
Não sei qual é a sua condição, mas talvez sair de casa seria uma boa forma para investir na sua autonomia e independência
Sou psicóloga, mas vou fazer uma autorevelaçao pra você, também tive uma criação extremamente protetora, e sei do seu medo, também senti, mas a partir do momento que comecei a enfrentar de forma assertiva, com atitudes, ações, eu comecei a me ver como adulta e criar a minha autonomia
Se não conseguir fazer isso sozinha, sugiro um acompanhento psicológico
Qualquer coisa estou a disposição ☺️

Maria Theresa Nogueira Araújo Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

25 MAI 2023

Olá Evellyn! Obrigado por escrever. Seu raciocínio está no caminho certo. Você está e é adolescente. Em sociedade complexa como a nossa, a passagem para a vida adulta demanda mais tempo. Certamente seus pais querem seu bem, mas como humanos e amorosos, perdem-se quanto a razão. Telefonemas a cada período do dia, já tira a autonomia e a construção pessoal, imagine a cada dois minutos. Será prudente, enriquecer e válido, você contar, por um tempo, com a assessoria científica de um psicólogo. Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Lembre-se de que não se pode namorar outra pessoa, sem ter namoro consigo mesma, sem ter firmeza de teus limites, teus limitadores, tuas essências. Para namorar consigo mesma, é preciso cuidar de estudos sérios e consistentes, de turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é importante esportes coletivos de contato, grupo de teatro, cultura, artes, viagens, serviços e outras trocas sociais.
Seus pais não estão com intenções ruins. Querem o seu bem ao jeito, visão e tempo deles. Você precisa organizar autonomia de jeito, tempo e visão sua.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.