Ciúme patológico

Feita por >Luna · 27 abr 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado sofre com ciúme excessivo, apoiei o tratamento ele aceitou fazer, ele se sente angustiado, sofre com pensamentos negativos, de que possa me perder pra outra pessoa, e diante isso terminou comigo, para não me causar sofrimento e sofrimento a ele mêsmo, está se tratando e disse que primeiro quer melhorar.
Por outro lado, não consegue me deixar de lado, sente-se inseguro, com medo de que possa se arrepender, e quando isso acontecer eu já ter conhecido outra pessoa.
Ele deixa vários sinais que não está suportando o término, e aparentemente vai acabar voltando. Nao sei como agir, se aceito ele de volta, ou se parto pra outra definitivamente.

A melhor resposta 28 ABR 2023

Viver em um relacionamento com um namorado ciumento pode ser algo extremamente difícil, cansativo e nada saudável. Um parceiro inseguro pode ser destrutivo, irritante, invasivo e extremamente chato.
O ciúme pode ser um sinal de profunda insegurança, e uma auto-estima extremamente baixa.
Mas você não falou a quanto tempo vocês estão juntos, mesmo assim sugiro que você faça uma reflexão dos pros e contra vocês voltarem.
Após isso tome uma decisão, sempre voltada ao seu bem estar.
É possível encontrar ajuda na terapia individual ou de casal com abordagem na Cognitivo Comportamental. O psicologo pode ajudar de algumas formas, por exemplo analisando a racionalidade desse ciúme, o quanto isso está limitando a tranqüilidade mental da pessoa.
Você também pode buscar ajuda na terapia para se fortalecer e encontrar a saída.
Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2023

Olá, Luna.
Você diz não saber como agir. O que gostaria de fazer: ficar com ele ou terminar? Depois de decidir esta situação, vem o como fazer isso. Tendo clareza do que quer fica mais fácil tomar ação.
Com relação ao seu namorado é necessário que ele se permita enfrentar a situação, preferencialmente ao seu lado, pois assim ele vai ganhando confiança nos pensamentos dele, em alterar a crença que ele tem sobre traição. Também precisa entender em que momento ela surgiu e porquê, assim fica mais fácil ele enfrentar o que está vivendo.
O ciumento patológico costuma não se fixar com ninguém por medo de ser traído, assim vai de relação em relação sem continuidade, o medo é tão grande que não se permite assumir uma relação.

Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 ABR 2023

Olá Luna! Obrigado por escrever. Ciúmes, tem implicação direta com busca de posse. Busca-se posse por entender que não tem (sente-se como não tendo essência, autovalorização). Na verdade o ciumento patológico quer ter outra pessoa de maneira desmedida, por sentir que não tem a si mesmo, como valorizado. Antes de namorar é preciso desenvolver autoestima temperada. Isso, antes de namorar com outra pessoa, demanda significativo tempo de psicoterapia, amadurecimento e consolidação do amor próprio.
Será preciso sabedoria, controle da ansiedade e tempo necessário para amadurecimento da auto concepção.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.