Anedonia e Depressão

Feita por >Murilo · 27 abr 2021 Depressão

É bom durante a anedonia e depressão forçar a si mesmo a continuar fazendo as coisas que lhe davam prazer antes, ou isso só piora a situação?

A melhor resposta 14 MAI 2021

Olá, Murilo. Se vc está em estado de depressão é importante que vc "se puxe" um pouco mais, apesar de saber que a depressão trava algumas coisas que desejamos mas não conseguimos. Tente colocar algumas metas diárias, aos poucos, sem pressão. É melhor q vc faça com frequência do que vc colocar grandes metas e acabar não executando nada, isso o deixará mais chateado. O importante é: Faça! Mas lembre, o tratamento psicológico é imprescindível!! Fico à disposição. Abraço.
Psicóloga Mara Dias

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

30 ABR 2021

Boa noite Danilo.
Sim, é importante buscar prazeres quando o humor está baixo. Ideal criar hábitos saudáveis que evitem os quadros depressivos, procure fazer atividade física, mesmo que seja uma caminhada de 20 minutos. Evite excessos de alcool, fumo, refrigerantes e doces, opte por alimentos saudáveis.
Espero ter ajudado, estou à disposição.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

28 ABR 2021

Murilo, gratidão por ter enviado sua pergunta.
Quando sofremos de depressão é muito importante que seja feito um acompanhamento com um psicólogo e ou um médico psiquiatra. No atendimento médico vc poderá tomar algumas medicações, se necessário. No tratamento psicoterapêutico, com psicólogo@ você poderá entender de onde vem seu sintoma, ou seja, as causas e depois estabelecer algumas pequenas mudanças. Mas lembre-se que as mudanças são feitas a longo prazo porque o psiquismo embora tenha uma neuroplasticidade requer delicadeza.
Permita-se cuidar de si com gentileza, vá devagar mas vá sempre. Tem uma frase que eu gosto muito que diz: você não precisa fazer tudo hoje, mas você precisa todos os dias fazer alguma coisa. Um forte abraço.

Lucia Serrão do Nascimento Psicólogo em São Paulo

8 respostas

28 ABR 2021

Olá Murilo.
Sim, é importante tentar fazer coisas que antes te davam prazer. Mesmo que no início pareça difícil e artificial. Vc pode acabar se envolvendo na atividade e voltar a sentir prazer e bem estar.
Se quiser falar mais sobre isso me procure.

Priscila Regina Moura Santos Psicóloga Psicólogo em São José dos Campos

7 respostas

28 ABR 2021

Bom dia Murilo!
É recomendado sim! Tente se manter ativo!

Luanna Coêlho Psicóloga Psicólogo em Uberaba

2 respostas

28 ABR 2021

Ola, Murilo. A falta de disposição para atividades prazerosas e ate mesmo cotidianas é um sintoma comum em episódios depressivos. A alteração no humor provoca desinteresse por essas atividades que antes eram vistas de outra forma. Um quetionamento que pode ser feito é sobre a forma como lida com momentos tristes, se vc se permite vivenciar essa tristeza e como passa por isso, pois é um momento cujos sentimentos sao importantes serem vividos, entrando desta forma em contato consigo mesmo e com uma parte de si que talvez possa ser desconhecida ou desagradável, mas mesmo assim é uma parte da sua vivencia. Outro questionamento que pode ser válido é sobre possíveis auto cobranças por nao conseguir estar sentindo prazer em determinadas atividades, quais sao os motivos de sentir necessidade em ser produtivo, como é tambem se sentir vulnerável e com dificuldades, talvez necessitando de ajuda nesse processo de encontro consigo mesmo para enfrentamento dessas dificuldades. Se questionar e refletir pode te ajudar a passar por esse momento fazendo uso desse episódio para se conhecer e se entender melhor, se aproximar de si.

Myrella Raisner Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

28 ABR 2021

Olá Murilo! Grato por perguntar. Respostas mais consistentes dependem de contexto mais enriquecido. Palavras puxam para seus sentidos personalizados, conforme eles vão se formando no entendimento de cada pessoa. Certamente precisamos nos forçar a agir para realizar coisas éticas, saudáveis e integradas socialmente.
Será importante você visitar nossos perfis, escolher um psicólogo, e passar para ele o contexto mais detalhado da tua realidade, para que possamos te ajudar com maior riqueza e especificidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais! em tempos de pandemia evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que tenhamos os mesmos benefícios de Araraquara, mascara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

28 ABR 2021

Olá Murilo, obrigar é uma palavra forte, mas sim, para quem sofre de depressão, claramente não há vontade, ânimo para fazer nada, buscar voltar a fazer as coisas que eram prazeirosas pode ajudar SIM, mas lembre-se de ir aos poucos, um passo de cada vez.
Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo