A linguagem corporal é pseudo ciência?

Feita por >fabio · 20 nov 2017 Psicologia social

A melhor resposta 21 NOV 2017

Olá Fábio, não é pseudo ciência porque é amplamente estudada, todavia não é algo 100% predizível, porque os humanos possuem um repertório comportamental muito vasto, além de muitos símbolos que variam de cultura para cultura.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 NOV 2017

Olá Fabio!
As pessoas se comunicam o tempo todo, seja através da linguagem verbal, seja através de outras linguagens, como por exemplo a linguagem de sinais.
Se você observar uma conversa na qual um sujeito nascido surdo se comunica com outro sujeito surdo tardio (aquele que não nasceu surdo, mas perdeu a audição no decorrer da vida), dá para dizer com um pouco de observação qual dos dois usa a linguagem de sinais como idioma materno (o primeiro idioma aprendido) e qual usa a linguagem de sinais como idioma aprendido, pois a expressão de todo o corpo se comunica junto com ele, tornando toda a comunicação mais fluida. O aprendizado tardio torna a comunicação mais mecânica.
Quando observamos um político fazendo seu discurso, não é difícil constatar a comunicação falsa ou meio estranha. Seja pelo brilho no olhar, que não diz exatamente aquilo que ele fala, seja pela forma como expressa seu sorriso, enfim, seja como for, há indícios de que a fala não bate muito bem com a expressão fisionômica. A expressão gestual pode até parecer que convence, mas algo mais, que muitas vezes nem sabemos dizer o que é, diz o contrário. Deixa as pessoas desconfiadas. Existe até uma doença, na qual as pessoas perdem a capacidade de identificar sinais, são as agnosias.
Existem ainda os psicopatas, que conseguem verbalizar sem expressar as sutilezas das emoções.
A linguagem é inerente à evolução humana, sem ela não teríamos chegado onde chegamos. Aprendemos a ouvir as vozes, a ler as palavras, a interpretar olhares, identificar sinais muito sutis.
Uma pseudo linguagem, respondendo a sua pergunta, considerando que pseudo significa "falso" ou não real, seria necessário identificar o seu interlocutor, pois pode ser que esteja expressando uma pseudo-linguagem ou não.
Será que ficou claro?
Um grande abraço!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo

45 respostas

21 NOV 2017

Não, é puramente antropológico.
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

21 NOV 2017

Olá, Fábio.
Não entendi direito a sua pergunta, mas a linguagem corporal foi muito estudada e comprovada, claro que precisa entender a cultura da pessoa para ler uma linguagem corporal.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo