A busca incessante por um existir, o que fazer?

Feita por >Lima · 4 mai 2023 Abordagem psicológica

Ultimamente eu tenho tido muitos pensamentos negativos sobre mim. Comecei a me sentir sozinho, comecei a ter vontade de me isolar mais dos outros. Tudo isso começou quando eu tive um confronto nos meus ideias e desde então tenho me sentido perdido no mundo, tenho busca um sentido pra vida, uma forma de existir. Depois disso começou a surgir uma vontade de ter alguém do meu lado, pra segurar meu ombro. Por causa desses fatos, comecei a me relacionar com minha ex novamente, e ela tem pedido que a gente volte a namorar, mas não sei se quero isso. Na realidade comecei a gostar de estar com ela, ela parece alguém diferente agora, mas eu me pergunto se eu realmente amo ela ou se é apenas uma coisa de momento. Mas enfim, tudo isso tem me deixado meio frustrado, queria uma ajuda psicológica. Os psicólogos dos postos de saúde podem atender meu caso?

A melhor resposta 8 MAI 2023

Lima,
Com certeza não vai encontrar o que voce precisa nos postos de saúde...
O que voce tem é Crise Existencial e que bom que tem esta crise, embora sendo doída, te conduzirá a entender este mundo.
Voce está constatando que o que aprendeu, tanto na família, na escola, na sociedade, com as religiões, NÃO AJUDAM EM NADA a se compreender como ser humano.
Todos estes canais (Familia, escola, sociedade, faculdades, religiões, industrias farmacêuticas ... ) são instrumentos do sistema, instrumentos da Matrix que apenas querem te condicionar, te adestrar a eles através do medo e do sentimento de culpa.
Voce estudou e sente que só tem vazio, uma vida sem sentido, angústia, ansiedade, frustração e tantas outras coisas...
Precisa buscar referências dentro de ti mesmo, na tua inteligência vital, recuperar a tua inteligência vital, voce foi forçado a abandonar para se adaptar ao meio.
Busque a Psicoterapia de Autenticação para se colocar de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.
Enquanto a vida te dá a liberdade e o poder da escolha, o sistema te dá o limite, a proibição, a culpa, o medo.
Precisa compreender que é vida e está num sistema. Precisa viver a vida e saber lidar com o sistema.
Pode sim se relacioar com a sua namorada, mas precisa ser sincero com ela, falar o que está sentindo e um se apoiar no outro.
Abraços

5817 respostas

5 MAI 2023

Olá, Lima!
Os seus relatos evidenciam que você passou por um período de muita instabilidade emocional, com pensamentos negativos sobre si mesmo, sentimento de solidão e busca por um sentido na vida. Além disso, você menciona ter tido um confronto em relação aos seus ideais, o que pode ter gerado uma crise de identidade.
A busca por relacionamentos pode ser uma forma de tentar preencher esse vazio e encontrar um apoio emocional, mas é importante avaliar se isso está sendo feito de forma saudável e consciente. É compreensível que você esteja confuso em relação aos seus sentimentos em relação à sua ex-namorada, mas é fundamental que você avalie se esse relacionamento realmente é o que você quer e se é saudável para você.
Quanto à sua questão sobre atendimento psicológico nos postos de saúde, é importante lembrar que a disponibilidade e qualidade dos serviços podem variar bastante de acordo com a região e a demanda da população. No entanto, buscar ajuda psicológica é uma decisão muito importante para lidar com as questões emocionais que você tem enfrentado.
A terapia psicológica pode ajudar você a compreender melhor seus pensamentos e emoções, identificando padrões de comportamento que podem estar por trás de seu sofrimento. Além de te ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses problemas. Por isso, recomendo que você busque por um profissional de psicologia de sua confiança, que possa te auxiliar no processo de autoconhecimento e bem-estar emocional.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

5 MAI 2023

Olá Lima.
Sim o sistema de saúde tem atendimento psicológico, porém dependendo da região pode ser difícil conseguir atendimento rápido, existem outras formas de buscar atendimento psicológico por valores sociais ou gratuitos, são instituições como associações, igrejas ou faculdades com curso de psicologia.
Quanto a sua ex / atual namorada, entenda que o amor é construído, quanto mais se conhece alguém mais é possível amar, diferente da paixão que pode ser um desejo incontrolável quando ainda não se conhece a pessoa suficientemente para dizer que a ama.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2023

Olá Lima! Obrigado por escrever. Certamente você poderá ser atendido pelo sistema público, mas não pode nunca se esquecer a grande pessoa que abre as portas para si, será você mesmo. Certamente, na história da cultura e do desenvolvimento da Psicologia, pondera-se a busca por profissionais quando as coisas estão difíceis para serem organizadas com autonomia integrada com a cultura. Pelo descrito, dá a impressão de que você precisa cuidar da turma de colegas e conhecidos, de estudos sérios e consistentes, de trabalho comprometido, de prática de esportes coletivos, de sentir-se pertencente a alguns subgrupos, tendo neles colegas, conhecidos, talvez amigos, com os quais vivencie vínculo de qualidade. Namorar é, geralmente, antes dos vinte e cinco anos, processo de conhecimento e amadurecimento. Namorar sem os vínculos acima, faz destemperar a interação, sufocando a ambos, sem o tempero da desenvoltura social.
Reflita!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

5 MAI 2023

olá Lima , relacionar-se é sempre uma boa, desde que seja de forma saudável, reflita sobre e tome decisões coerentes. O sistema público de saúde pode te atender e tem excelentes profissionais, vale a pena solicitar um atendimento sim. Às ordens.

Allan Froes Psicólogo em Salvador

8 respostas

5 MAI 2023

Olá, Lima! Em primeiro lugar você faz bem em buscar ajuda, ainda mais com as senações que vem tendo, é importante priorizar a saúde mental. Lembre-se de que precisamos cuidar de nós mesmos e não esperar isso de outras pessoas. O autocuidado é individual e intransferível.
Sobre os atendimentos, você pode procurar um CAPS em seu bairro e ver se atendem casos não emergenciais. Assim como, postos de saúde e se informar sobre o atendimento. Talvez sim, talvez você consiga um atendimento contínuo em âmbito público. Outra coisa que pode buscar é profissionais que atendem com valores sociais.

Cuida direitinho de você. Sucesso!

Cristiana Ferreira Psicólogo em Recife