Eu poderia me hipnotizar para convencer meu cérebro a burlar a afantasia?

Feita por >Aralvus Corvínio. · 16 set 2023 Hipnose

há um ano descobri que tenho afantasia, que é uma condição mental que "cega" a imaginação, escurecendo-a, é um apagão da mente.
e isso me deixou aturdido, melancólico até hoje, toda vez que pego um livro pra ler, sinto que tem uma parede entre mim e as páginas, uma parede invisível, mas opaca, cuja opacidade turva minha visão, isso não se reflete apenas na leitura.
infelizmente essa condição não tem cura e tratamento até o presente momento, pois os estudos só foram retomados em 2015, então é mais ou menos recente (mais detalhes na Wikipédia e em vídeos do YouTube, como o vídeo da replai).
eu estava pensando em me hipnotizar para enganar meu cérebro e burlar a afantasia ou trabalhar em tecnologia (principalmente neurotecnologia) para criar um implante cerebral, parecido com o chip neuralink do Elon Musk, para elucidar minha cegueira imaginativa.

A melhor resposta 18 SET 2023

Boa noite, a hipnose usada de forma clínica deve ser usada por profissionais que tenham uma formação na técnica. O uso de auto hipnose nesse caso não é muito recomendável.
Seria interessante investigar melhor com um bom profissional se esses sintomas que você descreve não sintomas de despersonalização ou desrealização que são consequência de experiências traumáticas. Nesse caso seria interessante buscar ajuda de um profissional que seja especialista em traumas, já que terapias convencionais são pouco efetivas nesses casos.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer melhor um pouco sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

18 SET 2023

Aralvus
Mais um implante? Vcê já tem implantes demais por isso está como está.
Voce precisa se conhecer, precisa fazer Psicoterapia para elicidar o que está acontecendo.
Voce já está dominado pela tua mente racional.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver tua vida e a tua profissão permanecendo baseado onde foi alienado só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Cura tem, desde que voce decida.
Abraços

5817 respostas

18 SET 2023

Olá Aralvus! Obrigado por escrever. De fato, você está organizando bases para a vida prática, humana, simples, baseado em elementos muito distantes. Há métodos, ferramentas, caminhos, para você se melhorar, mais eficazes, seguros, do que a hipnose.
Suponho, salvo outros dados, que a resposta e a solução para teus problemas está no entendimento aprofundado da tua rotina de vida (mental e física), o que implicará na superação dessa condição direcionadora equivocada.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.