Nossa mente pode nos convencer de que somos algo que não somos?

Feita por >Jonathan Chinelli de Luna · 23 set 2016 Terapia sexual

Estou passando por alguns problemas de personalidade. Sou viciado em pornografia desde os 12 anos e agora estou tentando parar. Meu problema maior começou quando emcotrei o material BDSM (Bondag e Diciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo), a partir dai minha vida virou de cabeça pra baixo. Após ler sobre o assunto, me identifiquei com muitas coisas, mas isso só me atrapalhou. Minha visão de mundo parece distorcida, agora tudo me lembra dominação e submissão (até coisas que não fazem o menor sentido). Fico imaginando que as pessoas vão me agredir na rua e comecei a achar que era masoquista. O que não é verdade, já que não sinto prazer em sentir dor, nem quero ser humilhado, mas quando vejo algo que me lembra isso me dá vontade de voltar paraa pornografia.

Nunca namorei nem me relacionei sexualmente com ninguém, não tenho a menor ideia de como é um relacionamento e tenho medo de que a pornografia e esses pensamentos me atrapalhem em tudo. Também sinto que esto me tornando extremamente tolerante à agressão, tanto física quanto moral, de uma maneira que até eu estou me surpreendendo.

Sinto que minha mente está me inpondo comportamentos como regra, tipo: você viu esse tipo de pornografia, então você é submisso, então você tem que gostar de obedecer, quem é submisso também é masoquista, então você tem que gostar de apanhar e etc. E toda vez que tento negar algum desses comportamentos sinto com se estivesse quebrando uma regra, é estranho. O que fazer?

A melhor resposta 26 SET 2016

Boa tarde Jonathan,
Todo vício envolve também um prazer imenso. Você deve saber disso melhor do que muita gente.
Por sua descrição, pelos pensamentos imperativos, e por toda sexualidade recalcada, só posso indicar a você que busque um psicanalista.
Você mesmo já se questiona. e vive em seu mundo, sozinho, apesar de recheado de pornografia.
Só que vc teme se perder nesse caminho que escolheu. Então não adianta muito escrever cartas online. Isso só aumenta seu isolamento.
Você tem um caminho a percorrer. e ele não precisa ser tão ameaçador assim.
Psicanálise para você!
Abraço!

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

29 SET 2016

Jonathan, procure um psicanalista em tua região. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

27 SET 2016

Boa noite Jonathan. Concordo com os colegas quando sugeriram terapia. Percebe-se confusão em relação busca de prazer e satisfação sexual. É necessário trabalhar a identidade sexual para que sinta prazer sem culpa. Saudações. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

26 SET 2016

Olá, Jonathan, você está no caminho certo em buscar ajuda em vez de tomar essas visões como algo imutável. Na terapia, o profissional pode lhe auxiliar em
encontrar pensamentos e comportamentos mais satisfatórios e que podem substituir esses que te fazem se sentir mal. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

26 SET 2016

Boa noite Jonathan

Percebo o quanto suas características pessoais tem lhe limitado de viver algumas experiências que desejaria. Busque ajuda.

Psicóloga Paola Quadrado Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

26 SET 2016

a melhor forma de resolver é a terapia.

Naihara Gurjão Psicólogo em Campina Grande

2 respostas

25 SET 2016

Jonathan, boa tarde. Pelo seu relato percebo que existem alguns pensamentos que podem fazer parte de um quadro obsessivo compulsivo. Recomendo que você procure um psicólogo para uma avaliação. Você pode superar estas questões se tiver ajuda profissional.
Atenciosamente,
Carolina

Carolina Freire Psicóloga Clínica Psicólogo em São José dos Campos

18 respostas

24 SET 2016

Olá, Jonathan. Sobre a pergunta do título, SIM. Nossos pensamentos influenciam nossos comportamentos, nossa autoimagem e a forma como nos sentimos diante do que acontece na vida. Procure um psicoterapeuta que, de maneira acolhedora, te ajude a enfrentar esses problemas e se conhecer melhor, possibilitando uma expressão de sua sexualidade de forma saudável e respeitosa com suas próprias vontades e limites. Mais importante do que a bordagem do psicoterapeuta é você sentir-se acolhido e livre para expressar o que pensa e sente. Boa sorte!

Rodrigo Carvalho Psicólogo em Uberlândia

8 respostas

24 SET 2016

Boa noite Jonathan
Compreendo o que você está sentindo, pelo seu relato percebo o seu sofrimento, e acredito que para se trabalhar esses sintomas referido por você e as causas que estão por trás destes pensamentos disfuncionais automáticos que estão te causando desconforto emocional será necessário um acompanhamento psicológico e de preferência na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Vamos lá você já deu o primeiro passo, agora é só seguir em frente, porque tem muitos fatores que precisam ser investigado e trabalhado em conjunto terapeuta/paciente da sua experiencia de vida e visão de mundo que precisam de reestruturação.
Espero ter contribuído.
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife