Um pensamento que considero ruim, pode parecer real?

Feita por >Rosana Coelho · 10 mai 2018 Psicologia clínica

A muito tempo, venho convivendo com pensamentos intrusivos, antes eram pensamentos como “estou doente de coisas muito sérias” ou sentindo culpa por erros cometidos no passado. Já consegui me libertar um pouco desses pensamentos, mas agora, o pensamento que persiste em minha mente, é que sou coisas que não quero ser, que isso me afastará do meu namorado, a quem eu amo muito, fico pondo na cabeça o tempo todo essas coisas e isso tem prejudicado da minha parte, o nosso relacionamento, pois estou bem com ele e de repente quando esses pensamentos voltam, começo a me sentir mal e sentir um peso de culpa terrível, uma sensação de que vou perdê-lo. É como se tudo isso fosse real, pois meu corpo age como se fosse, é como se meu cérebro enviasse mensagens pra ele que fazem aquilo parecer real , quando na verdade, jamais seria feliz agindo daquela maneira. Quem tiver piedade, me ajude por favor.

A melhor resposta 11 MAI 2018

Boa noite Rosana. Esses pensamentos intrusivos estão relacionados com crenças irracionais que criamos desde nossa infância e na maioria das vezes não conseguimos perceber e desencadeiam emoções como medo, raiva, tristeza, etc. Acredito que com ajuda de psicoterapia voce poderá remodelar e consequentemente modificar esses pensamentos. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

29 JAN 2021

Rosana, bom dia!
Tudo bem?
Temos que entender que existe uma diferença grotesca, entre aquilo que pensamos e o que realmente somos. Você não é necessariamente o que pensa, vai muito além disse. Temos que distinguir o que vem da nossa mente do que é realidade. Pensamentos sempre irão existir, ocupar a nossa mente com algo que gostamos e sentimos prazer é uma forma de diminuir esses pensamentos. Caso esteja com dificuldade, procure uma ajuda profissional.
Espero ter ajudado1
Estou a disposição!!!

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros