Pensamentos obsessivos e os efeitos no cérebro

Feita por >FernandaLiv · 23 ago 2021 Desenvolvimento pessoal

Pensamentos intrusivos/obsessivos se persistem por um longo período de tempo, podem alterar algum mecanismo que deveria ajudar uma pessoa a ficar naturalmente bem?
Se durante 1 ano, por exemplo, exista desconforto, tensão, confusão, e saturação mental diária, ao ponto em que seja absurdamente difícil literalmente se sentir confortável na própria mente. Há algo que possa está deixando de funcionar corretamente para que isso aconteça?

A melhor resposta 24 AGO 2021

Oi Fernanda,
Pensamentos são alimentados por emoções e sentimentos. O pensamento recebe estas informações e se mobiliza para fabricar hormônios relativos ao que a emoção mandou ele fazer... Quanto mais tempo ficar nesta situação o agravamento da situação fica cada vez pior. É como uma carne sob o fogo... quanto mais tempo exposta ao calor, mais mais se passando e ... queimando, comprometendo tanto o físico, como o vital, o emocional e o mental.
Resolva seus pensamentos obsessivos... faça Psicoterapia.

5892 respostas

25 AGO 2021

Fernanda. Você poderia ser mais específica citando situações? Emoções ....
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3170 respostas

24 AGO 2021

Olá FernandaLiv! Grato por escrever. Cada situação, cada pessoa, cada caso, é único, rico de detalhes, de potencialidades particulares. A princípio, conforme você descreveu, um ano com intensos e contínuos desconfortos, certamente haverá implicações no todo da pessoa: cérebro, corpo, interações, interpretações, sensações, sentidos, etc..
Vamos conversar mais completamente?
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de alguns falsos cientistas, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, sigamos recomendações de instituições como: Fiocruz, Instituto Butatan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8719 respostas

24 AGO 2021

Oi, Fernanda.

Naturalmente, nosso funcionamento físico e psíquico caminha em busca do bem estar e da sobrevivência, ou seja, não é esperado que passemos longos períodos desconfortáveis, confusos, tesos e saturados, evidentemente algo não está em seu funcionamento adequado.

É possível que esses sintomas sempre estiveram aí contigo, mas se manifestavam de outras formas, ou que houveram gatilhos que desencadearam essas sensações, em todo caso, seria imprescindível que você buscasse por acompanhamento psicológico não apenas para entender a origem desses sentimentos, mas também para dissipa-los.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia