Como posso controlar meu ciúmes?

Feita por >Ana · 17 ago 2023 Ciúmes

Minha tão esperada sobrinha finalmente nasceu, estamos todos felizes e animados com a sua chegada. Porém algumas pessoas que não são da família, estão se auto declarando tios e tias dela, o que tá tudo bem, super normal!
Não sei o que acontece comigo mas fico com um ciúmes extremo quando vejo 1 certa pessoa falando isso.
Essa pessoa está me incomodando bastante, postando fotos da minha sobrinha e falando que está amando ela e coisas desse tipo.
Gostaria muito de tentar entender o porquê disso.

A melhor resposta 20 AGO 2023

Ana,
Geralmente o ciúme surge quando nos sentimos ameaçados. Receamos perder o afeto da outra pessoa e como defesa, o MEDO DE PERDER aciona o ciúme. Uma pessoa que sofreu a ferida emocional do abandono e da rejeição tende a se sentir insegura. Essa insegurança inflama o sentimento de inferioridade causado por essas experiências negativas que abalaram a sua autoestima no passado. Sua insegura sente ameaça ao menor risco aparente e por isso acaba sabotando seus relacionamentos com inseguranças e ciúmes. Assim, acha que está se precavendo, mas na verdade está se machucando ainda mais e destruindo vínculos.
A pessoa insegura se desequilibra com suas próprias ideias, fazendo com que as paranoias da cabeça pareçam reais a ponto de não conseguir distinguir o que é real do que é imaginário. Isso acaba gerando conflitos que afastam pessoas. O ciúme é um sentimento natural. Contudo, há o ciúme aceitável, o ciúme exagerado e o ciúme patológico.
Refletir sobre a origem dessa emoção é um passo para encontrar os reais motivos que te levam a se sentir insegura.
Converse com o seu ciúme:
Tem medo de perder pois acredita que há pessoas mais interessantes do que você?
Fica triste/com raiva quando o outro se diverte sem você?
O futuro sempre é temeroso para você?
Como está sua autoestima? Como está a sua relação consigo mesmo?
É importante entender e acolher suas emoções antes de projetar sua necessidade de controle no outro para se sentir segura.
Nunca é sobre o outro, só que por estar machucada, você acredita que é. E achar isso dificulta a cura da sua ferida.
Sua saúde emocional é muito importante. Se estiver muito difícil lidar com suas questões sozinha, não hesite em procurar ajuda de um profissional. Você só vai se libertar dos padrões emocionais nocivos quando começar a cuidar de você de verdade.
Abraços

5817 respostas

18 AGO 2023

Olá Ana, parabéns pelo nascimento de sua sobrinha, algo assim é motivo de alegria para toda a família. Até certo ponto sentir ciúmes é normal, o que tem que ser investigado é um ciúme excessivo a ponto de mexer demais com a pessoa a ponto desse sentimento alterar sua vida, trazendo sentimentos de muita inquietação. Muita coisa pode estar por trás do ciúmes e cada pessoa com sua história de vida pode dizer o que é, através de uma investigação mais aprofundada, mas pense se já não havia antes do nascimento da sua sobrinha algum tipo de sentimento no contato com familiares ou até mesmo fora do círculo familiar que você sempre carregou consigo e que nunca foi trabalhado? Inúmeros sentimentos podem estar em jogo quando há ciúmes excessivo como sentimento de menos valia, ou pouca autoestima, controle sobre o outro ou que vai acontecer, acredita que não merece o afeto e atenção do outro até de forma inconsciente, enfim várias questões podem estar envolvidas e cada pessoa pode ter o que dizer sobre isso, e só você poderá dizer sobre você e com ajuda da terapia a tendência é que você se enxergue melhor nas relações e fora delas também, no contato consigo mesma, pense se o nascimento de sua sobrinha não desencadeou em você processos internos que são só seus, que já estavam aí.
Qualquer coisa estou à disposição.
Natalia Fioravante Catellani- Psicóloga Clínica

Natalia Fioravante Catellani Psicólogo em São Paulo

15 respostas

18 AGO 2023

Olá Ana! Obrigado por escrever. Obrigado por perguntar. Não há outro jeito; você precisa organizar autoconfiança, autoestima, organizar entendimento de tua verdade essencial no sentido de que cada vínculo é único, apresenta sua particularidade de construção histórica. É muito gratificante uma criança nascer e contar com o afeto de pessoas diversas a ponto de colegas e conhecidos se colocarem com tios da criança. Isso é ótimo, reflete história de construção vincular com afeto significativo. Seja grata por isso.
A história não muda, o que muda é a interpretação que se faz dela. Quanto mais amores de tios biológicos ou não, eu tiver, melhor para mim. Alimente tuas energias, afetos e posturas éticas em direção a sua sobrinha, mas também tenha orgulho e facilite para que pessoas de convivência comum incrementem suas boas energias de troca com essa criança.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.