Como controlar o ciúmes?

Feita por >Ane Aparecida · 28 mai 2020 Ciúmes

Estou namorando a 1 ano, ele demonstra de todas as formas que me ama, ele é músico( ou seja maioria das pessoas que o seguem são mulheres) carismático adora fazer amizades e maioria mulher, dês do início eu sempre fui muito ciumenta, insegura ficava enchendo o saco quando alguma mulher mandava msg, as amigas que tinham interesse nele ligava, era briga em cima de briga, ele por um momento me traiu por msg por que estava de saco cheio das brigas, se sentia sufocado, conversamos e continuamos, hoje ainda estou agindo da mesma forma, bloqueio nas redes social dele quem eu acho que é uma ameaça, ele descobre e brigamos, ele já falou várias vezes em terminar.
Na verdade eu tenho medo de perdê-lo, dele encontrar outra e não me querer mais, fico o tempo todo com insegurança, quando ele sai sozinho fico querendo saber aonde ele está e com quem, penso o tempo todo que ele pode estar me enganando , e sinto muito medo de perder ele...mas essas minhas atitudes irão fazer eu perder ele na verdade, não sei o que fazer, não sei como agir sinto que estou doente emocional.

A melhor resposta 29 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Você já pensou na hipótese de ganhar a si mesma? Uma pessoa somente pode estar inteira com a outra, caso, tenha o centro da sua interação em si mesma. Em profundidade, a outra pessoa, mesmo namorado ou marido, representam uma pequena parte da totalidade de cada mulher. Como então é composta a totalidade de cada pessoa? É composta dos seus sentidos, memórias, raciocínios, história, rotina de vida, metas, rede de relações sociais, sonhos e fantasias, dentre outros fatores. Esses fatores dão a coloração da convivência, de forma a gerar atrativos na dinâmica da convivência. Você precisa se fortalecer, confiar mais em si mesma e no seu valor. Pessoas, quando inseguras, prestam muita atenção exatamente naquilo que as faz inseguras. Perceba-se inteira, com um componente chamada namoro, mas não se percebe com uma desconfiada que contagie a tua totalidade. É preciso desenvolvimento pessoal nesse aspecto. Será muito enriquecedor você poder passar por processo técnico-científico com um psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

7 JUL 2022

Olá Ane
A insegurança pode prejudicar qualquer coisa que queira fazer, seja no trabalho, seja nas relações afetivas.
As brigas e o controle não vão impedi-lo de ser fiel, se ele tiver de ser fiel será, se tiver que traí-la, suas atitudes não vão mudar o que ele quer fazer. Porém se ele está com você aproveite a relação, quanto mais aceitar o que ele tem a oferecer, mais saudável será seu relacionamento. O que digo, provavelmente você já sabe, portanto para ter atitudes diferentes das atuais, é necessário mudar a forma de pensar, a terapia cognitiva comportamental poderá te ajudar neste processo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2020

Boa noite Ane Aparecida, em um relacionamento sempre há os momentos de conflitos, no seu caso pensar o tempo todo "que ele pode encontrar outra e não te querer mais", só causa insegurança te levando ao ciúmes, sugiro que você comece a pensar sobre suas atitudes, reflita: ele demonstra amor por você, então acreditar nele seria o caminho ideal para que seu relacionamento fique em harmonia e acabe o conflito, mas o ciúme que sente está te deixando sem controle procure uma terapia nesse momento, conversar vai ajudá-la com essas questões.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2020

Bom dia, Ane. Espero que esteja bem.
Todo mundo sente ciúme em menor ou maior grau, o que vai tornar-se um problema é como respondemos emocionalmente.
Tratam-se de respostas competitivas, você acredita que existem rivais e precisa eliminá-los e tenta ganhar essa competição. Mas uma relação amorosa não é uma competição, as pessoas não se relacionam com as outras por ganhar ou perder, elas se relacionam pelas interações positivas e enriquecedoras que juntos constroem.
Vamos voltar ao início, pelo o que vocês se atraíram um no outro? quais as formas de amor vocês passam um pro outro? isso é o que sustenta o relacionamento?
Em relação ao ciúme, sempre que você tentar controlar, impedir o acesso a outras pessoas, por medo de perder, cuida do celular, pra onde vai, com quem vai, quem fala com ele, enfim, é como se vc "ganhasse", a curto prazo, essa competição, mas ao longo prazo isso vira uma bola de neve e acaba que você se esquece de si mesma e do seu relacionamento.
Isto é, param de haver o cuidado consigo mesma e interações enriquecedoras, logo, fica somente a competição com os outros.
Antes de tudo procure por terapia, em seguida, tente conversar com ele sobre suas inseguranças e sobre o que ele ama em você e vice-versa, reconstruam o laço de amor entre vocês. Depois, sempre que sentir algo que reconheça como ciume, não faça nada, não cuide o celular, não invada a privacidade dele, assim como ele não deve invadir a sua. Tente entender esses sentimentos e leve para a terapia.
Sua insegurança, e medo de perder, provavelmente, não estão relacionadas a ele, já são presentes na sua vida de outras formas e seria importante você trabalhar isso com um bom profissional.
Espero ter ajudado.
Abraços
Paulo Canezin

Psicólogo Paulo Canezin Psicólogo em Campo Grande

4 respostas

28 MAI 2020

Olá Ane!
O ciúmes costuma estar vinculado a insegurança e baixa autoestima.
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, possibilitando que você controle impulsos e se sinta melhor com a rede social de seu namorado diante de sua profissão.
É essencial que você melhore para preservar as condições de um relacionamento saudável minimizando o sofrimento e possessividade.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo