Ciúme: como identificar se o ciúme é projetivo ou um ciúme normal?

Feita por >Jonas · 23 mai 2020 Ciúmes

Olá, na minha relação a minha namorada constantemente checa momentos meus que possa ser pra ela indícios de infidelidade. Por exemplo: Adicionei uma amiga da faculdade no Instagram, caminhei na calçada e conversei com a vizinha, abro as redes sociais ela para o que está fazendo para avaliar o meu comportamento, vive "grudada" em mim o tempo inteiro, se converso com outras pessoas em uma roda de conversa, me diz que não dei atenção a ela, e esse tipo de coisa.

Ela nunca me disse se sofreu de infidelidade em outros relacionamentos dela, mas me parece que ela possa estar projetando em mim duas situações:
1) Ela projeta em mim uma possível infidelidade por certos comportamentos por ter sofrido no passado
2) Ela exerce a infidelidade e projeta em mim um ciúme para redimir a culpa de sí pela atitude incorreta (Deus queira que isso não seja verdade)

Pergunto: Como eu posso ajudá-la a diminuir esse ciúme e controle sobre minhas atitudes e identificar a real causa do problema?

A melhor resposta 25 MAI 2020

Olá Jonas
Este comportamento dela, não parece sadio para a relação de vocês. Se vocês tem intenção de manter uma relação duradoura, vocês podem pensar em fazer uma terapia de casal, assim os dois podem melhorar a comunicação, entender os comportamentos de cada um e aprender a respeitas o espaço e as diferenças que apresentam.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 MAI 2020

Olá! grato por participar. Ciúmes tem relação com posse. Ter posse é "ser dono". Ser dono é inadequado. Mas se as pessoas querem ser donas, com certa frequência, sabendo que as desejosas de serem donas, sabem que é inadequado, serem tratadas como propriedade das outras, logo, que se sentem com baixa auto confiança. Em outra frente, podemos fazer uma analogia: algumas pessoas ficam exibindo seus bens materiais para compensar a sensação de pouco valor essencial. A questão não é você tentar decodificar projeções. A questão é ela poder adquirir confiança própria. Em outras palavras: tem sido muito útil repetir que o grande namorado de cada pessoa é ela mesma, posto que os outros (inteiros) somente se sentirão atraídos por pessoas inteiras, espontâneas, autônomas. Na verdade, ela não confia em si mesma, como alguém capaz de ter qualidades que a façam alguém a ser preservada. Quando a pessoa vê, com propriedade, as próprias qualidades, ela tem o registro da autoconfiança, sabe que quem a perde, perde algo raro, valioso. Esse conceito é que precisa ser melhorado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.